ESG

ESG

ESG

Critérios ESG: quais são e por que são tão importantes?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

24 de março de 2023

24 de março de 2023

24 de março de 2023

Os critérios ESG estão descritos em sua própria sigla, que representa os termos em inglês environmental, social and governance, que na tradução para o português quer dizer ambiental, social e governança.

O principal objetivo desse conceito é estimular as empresas a reduzirem — ou, quando possível, eliminar — os impactos que suas atividades causam nesses três cenários, bem como potencializar os pontos que se destacam positivamente.

Na prática, é possível dizer que os critérios ESG são uma forma de tornar as companhias mais responsáveis sobre suas ações. Para isso, eles fomentam a criação de ecossistema econômico pautado em um crescimento sustentável.

A questão é que, quando se fala de ESG, tanto a população em geral quanto muitos gestores e empreendedores, costumam pensar apenas em ações voltadas para proteger a natureza. Ou seja, limitando esse contexto ao meio ambiente.

Entretanto, ele vai muito além disso, requerendo das organizações boas práticas que abranjam a melhoria dos outros termos que compõem essa abreviatura. Por isso, é tão importante que você conheça quais são os critérios ESG e o que eles contemplam.

Ao descobrir isso, você abre as portas para a adoção de medidas que contribuirão para gerar uma série de benefícios para a sua empresa, a exemplo da melhoria da imagem perante os stakeholders e de diferentes oportunidades de negócio.

Siga a leitura deste artigo e confira, agora, tudo sobre esse tema.

Quais são os critérios ESG?

Os critérios ESG são três: meio ambiente, sociedade e governança corporativa. Trata-se de fundamentos que atribuem responsabilidade às companhias nesses cenários. Esse conceito chama a atenção das organizações em relação ao impacto que  suas atividades produtivas, distributivas e/ou comerciais geram na natureza, nas pessoas de modo geral, e em seus próprios processos e crescimento.

Por isso, logo na abertura deste artigo, dissemos que esses critérios vão muito além de apenas adotar medidas ecologicamente corretas. 

Veja agora, em detalhes, o que contempla e o que é esperado das empresas frente a cada um dos critérios ESG.

Meio ambiente

Esse pilar ESG, como também pode ser chamado, se refere à implementação de práticas que objetivam reduzir os impactos que as operações de um negócio causam à natureza.

A ideia aqui é verificar quanto os processos realizados pela organização estão afetando negativamente o ecossistema e transformá-los em ações mais sustentáveis.

É certo que esses ajustes variam de setor para setor, bem como de acordo com o modelo de negócio e forma de atuação. Porém, alguns exemplos que podem tornar o entendimento desse critério mais claro são:

  • reduzir o uso de papel e de plástico na rotina empresarial, nas embalagens de envio dos produtos aos clientes, entre outros momentos que usam desse recurso

  • evitar o desmatamento não controlado e/ou promover o plantio compensatório;

  • diminuir o consumo energético e de água nas linhas de produção;

  • minimizar a emissão de gases poluentes;

  • garantir o descarte correto de resíduos;

  • não poluir rios, mares e nascentes;

  • proteger a biodiversidade de maneira geral.

Sociedade

O critério ESG voltado para o âmbito social espera que as empresas adotem medidas de cuidado e de responsabilidade junto à comunidade que a cerca. 

Aqui, estamos falando do relacionamento, respeito e redução de impacto de suas ações perante clientes, parceiros de negócio, colaboradores, investidores, fornecedores e outros agentes relacionados.

Para esse fim, alguns exemplos de práticas que podem ser adotadas são:

  • garantia de direitos trabalhistas e de boas condições de trabalho para os funcionários;

  • pagamento de salários e benefícios justos aos profissionais da empresa;

  • cumprimento das cláusulas contratuais firmadas com parceiros, como os fornecedores;

  • promoção do bem-estar social, com atenção especial para a comunidade que está fisicamente em torno da empresa;

  • respeito aos direitos humanos de uma forma geral;

  • proteção correta dos dados pessoais que são tramitados (cumprimento da LGPD);

  • incentivo à diversidade e respeito às diferenças

Dica! Não deixe de ler este artigo: "Como fomentar a diversidade na base de fornecedores de grandes empresas?"

Governança corporativa 

A governança corporativa é o critério ESG relacionado à ética da empresa. Isso porque ele remete à adoção de condutas lícitas no gerenciamento do negócio.

Esse pilar está diretamente relacionado a questões como transparência, cumprimento de leis e normas, uso adequado de recursos financeiros, entre outros.

Alguns exemplos de atitudes que fazem parte desse contexto são:

  • implementação de boas práticas voltadas para o combate a crimes como desvio e lavagem de dinheiro, corrupção, suborno e outros similares;

  • garantia de responsabilidade fiscal;

  • manter o negócio em total compliance.

Leia também este artigo: "Quais são os princípios da governança corporativa? Saiba tudo sobre essa tendência"

Qual a importância dos critérios ESG?

Os critérios que acabamos de citar são importantes porque ajudam as empresas a se posicionarem de uma forma mais positiva perante seus stakeholders

Explicando de outra forma, é um caminho para melhorar a imagem da marca e para aprimorar o relacionamento com clientes, investidores, fornecedores, funcionários, entre outros agentes.

Além de minimizar o impacto que a cadeia produtiva causa no meio ambiente e na vida das pessoas, adotar os pilares ESG permite às companhias melhorarem seus processos internos, condição que também ajuda a elevar sua confiabilidade e credibilidade no mercado.

Com uma postura declaradamente idônea e o compromisso claro de mitigar os reflexos negativos de suas ações, os negócios têm a chance de estreitar laços com os consumidores, levando a mais vendas e aumento da receita.

Por consequência, a companhia se torna mais interessante para investidores e para outras empresas que têm interesse em firmar parcerias.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

O que sua empresa pode fazer para se adequar a esses critérios? 

Existem diferentes formas de adequar sua empresa aos critérios de meio ambiente, sociedade e governança corporativa. Um deles é garantir que todos os seus relacionamentos comerciais sigam o mesmo princípio de responsabilidade ESG.

Por exemplo, contratar fornecedores alinhados a essa prática é uma ótima maneira de mitigar os riscos característicos desse tipo de contratação. Com isso, você evita que o nome da sua empresa seja vinculado a atitudes ilegais, como uso de trabalho escravo, desmatamento, escândalos financeiros, entre outros similares.

Mas como saber se um fornecedor segue os princípios ESG? Só existe uma maneira de fazer isso, que é avaliar a documentação e as informações enviadas para mensurar o nível de ameaça.

Um modo de fazer isso rapidamente é utilizando ferramentas como o Linkana ESG Rating. Trata-se de uma solução de análise de riscos dos indicadores ambientais ESG que, por meio de pontuação, mostra se há algum risco reputacional ou operacional que possa comprometer negativamente a relação comercial com os fornecedores.

O que mais a Linkana oferece para sua empresa?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Um dos nossos grandes diferenciais é que somos o único software do mercado que resolve uma das maiores falhas de procurement, que é a ausência da oferta de uma base de dados compartilhadas de fornecedores.

Por meio do Perfil Universal do Fornecedor da Linkana, que padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, você tem acesso a uma rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

No nosso sistema você também encontra estas funcionalidades:

Quer saber como levar tudo isso para a sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement