Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

5 benefícios da terceirização de serviços para a sua empresa

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

28 de fevereiro de 2022

28 de fevereiro de 2022

28 de fevereiro de 2022

A terceirização de serviços tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Diante da exigência do mercado, os serviços terceirizados podem ser uma estratégia para empresas que buscam uma alternativa mais barata e eficiente. 

Isso porque empresas terceirizadas conseguem ofertar serviços de qualidade e trazer muitos outros benefícios, que abordaremos em detalhes ao longo desse conteúdo! Continue a leitura para conhecer alguns dos maiores ganhos que a terceirização de serviços pode te proporcionar.

A terceirização de serviços em números

Com as mudanças na legislação da terceirização de serviços em 2017, o mercado trabalhista começou a enxergar uma inovação. 

Em 2018, um ano após as mudanças, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que 22% dos trabalhadores formais atuavam por meio de terceirização. O número foi 3,04% maior que em 2015, quando 18,96% dos empregados eram terceirizados.

Já o valor movimentado com a terceirização chama ainda mais atenção: US$ 47,8 bilhões, de acordo com o Information Services Group (ISG). Essa quantia é 18% maior que no ano anterior.

Mas se você quer números ainda mais recentes, basta olhar para a pandemia causada pela Covid-19, quando a terceirização de serviços se consolidou no mercado. Na “Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19”, da FIA (Fundação Instituto de Administração), 94% das empresas entrevistadas disseram que esse regime de trabalho superou as expectativas, os levando a contratar mais trabalhadores terceirizados.

Leia também: O que é a lei da terceirização: importância e consequências para a relação com fornecedores

Quais são os benefícios da terceirização de serviços?

Números como os listados acima apenas comprovam a importância desse modelo de contratação para as corporações. Entenda quais são os benefícios da terceirização no dia a dia das empresas.

1. Colaboradores especializados e disponíveis em tempo integral

Os fornecedores de serviços contam em seu quadro de funcionários especialistas em diversas áreas, com plantonistas para suprir eventuais faltas e folguistas. 

Com esses profissionais à disposição sempre que necessário, a contratação de pessoas deixa de ser uma preocupação corporativa e o foco pode ser no core business - ponto que abordaremos em mais detalhes abaixo.

2. Foco no core business

A gestão corporativa não é uma tarefa simples ou de baixa complexidade. Ou seja, administrar todas essas responsabilidades e priorizar o core business (a principal atividade da empresa) pode ser difícil ou até mesmo impossível.

É por isso que a delegação de tarefas através da terceirização é um tremendo benefício corporativo. Com profissionais focados nos processos burocráticos ou de pouco impacto, as preocupações secundárias são encaminhadas aos profissionais especializados nessas funções e os gestores ganham mais tempo livre para se dedicar aos objetivos corporativos.

3. Redução de gastos

Um dos maiores benefícios da terceirização é um foco de quase todas as empresas: a redução de custos. 

Isso acontece porque os gastos relacionados com a folha de pagamento - 13º, férias, gastos com uniformes e horas extras - são reduzidos drasticamente após a contratação de serviços terceirizados. 

Vale ressaltar que a folha de pagamento não só será reduzida, como também terá maior previsibilidade. 

Afinal, os valores não vão se alterar com base em eventuais rescisões de contrato, férias, faltas e outras situações que compõem gastos variáveis. Tudo porque questões como essas se tornam responsabilidade da fornecedora.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

4. Redução de riscos trabalhistas

Outra redução significativa na terceirização de serviços são as reclamações trabalhistas, um problema em grandes corporações. Isso porque, mais uma vez, a transferência da responsabilidade da contratação, capacitação e gerência de pessoal é da empresa especializada. 

Entretanto, é importante frisar que os riscos não são extintos porque certos erros cometidos pela prestadora de serviços podem afetar direta ou indiretamente sua corporação.

5. Possibilidade de upgrades

Um ganho que muitos deixam de cogitar ao avaliar os benefícios dos serviços de terceirização são as atualizações necessárias para fornecer suporte interno de qualidade, que deixam de ser sua responsabilidade.

Por exemplo, se um novo sistema de folha de pagamento for lançado, o que torna as funções de pagamento mais eficientes, o subcontratado da folha de pagamento deve atualizar seus sistemas para o novo software para fornecer um serviço de qualidade.

Como garantir que minha empresa terá todos os benefícios da terceirização?

Depois de explicar todos os benefícios da terceirização para a sua empresa, apostamos que você ficou ainda mais interessado nessa modalidade de trabalho. Entretanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados durante o período de busca e contratação para garantir uma parceria de sucesso.

Dentre os pontos de atenção, vale citar:

  • exigir o conhecimento e cumprimento de todas as leis trabalhistas;

  • prestar atenção na rotatividade do quadro de funcionários, que pode gerar dificuldades de manter um padrão de qualidade e aumentar as chances de processos trabalhistas;

  • monitoram constantemente a qualidade dos serviços prestados.

Além desses pontos de atenção, uma dica extra que agregará mais segurança nos relacionamentos são possíveis investimentos feitos na homologação e qualificação de fornecedores.

Ele não só precisa ser rápido, para atender as necessidades da cadeia de suprimentos, como também deve garantir que o fornecedor esteja em Compliance com as regras do segmento onde atuam.

E é por isso que não poderíamos deixar de falar sobre a Linkana

Especializada em e-procurement e eficiente na mitigação de riscos, a Linkana oferece uma plataforma para análise de Compliance, com processos que auxiliam na qualificação, homologação e manutenção de fornecedores com menos burocracia e mais agilidade.

Aqui você tem à disposição:

  • Automatização de emissão e análise de consultas públicas e Compliance;

  • Portal de acesso à documentação e informações de fornecedores;

  • Integração de matriz de risco para atualização da governança de fornecedores.

Tudo isso e mais você conquista em um passo simples, basta entrar em contato que nossos representantes vão ajudar a sua empresa a encontrar as melhores soluções para seu negócio. Esperamos por você!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement