Resources

ESG

ESG

ESG

Sustentabilidade empresarial: conceito e estratégias relacionadas

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

September 22, 2023

September 22, 2023

September 22, 2023

A sustentabilidade empresarial pode ser definida como um conjunto de ações adotadas por um negócio, a fim de que as atividades corporativas sejam executadas de forma responsável e equilibrada perante as pessoas e o meio ambiente.

Em outras palavras, podemos dizer que as estratégias de sustentabilidade são práticas que garantem que o fluxo produtivo de um negócio gere o mínimo possível de impacto à natureza e à vida humana.

Como você deve estar imaginando, as ações de sustentabilidade empresarial estão diretamente relacionadas ao conceito ESG, tão exigido atualmente pelos stakeholders. A prática se tornou um critério fundamental de crescimento para empresas dos mais variados portes e segmentos.

Ao definir e implementar estratégias de sustentabilidade, os gestores conseguem atender às atuais expectativas de clientes, investidores e parceiros de negócios no que diz respeito ao tema. 

Somado a isso, também têm a chance de fortalecer a marca, aumentar seu poder competitivo e, até mesmo, reduzir custos e elevar o faturamento.

E o que é preciso fazer para chegar a resultados como esses? Siga a leitura deste artigo e confira o que é sustentabilidade empresarial, por que a prática se tornou tão importante, as vantagens, como criar uma boa estratégia e muito mais!

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial é uma estratégia corporativa que tem, por objetivo, contribuir para o crescimento sustentável de uma empresa, a partir da realização de atividades que protejam o meio ambiente e a vida humana.

Explicando de outro modo, consiste em adotar processos, práticas de atuação, produção e entrega de produtos e/ou serviços ambiental e socialmente corretos.

De forma resumida, significa que os gestores devem definir ações de sustentabilidade empresarial que garantam o fluxo das atividades da empresa. Essa dinâmica deve agredir o mínimo possível o meio ambiente e as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a marca.

Exemplos de sustentabilidade empresarial 

Para você entender melhor o conceito, usaremos alguns exemplos de sustentabilidade empresarial, tais como:

  • usar racionalmente água e energia elétrica durante a fabricação dos itens que serão comercializados;

  • dar preferência para processos produtivos a partir de fontes de energia renováveis;

  • contar com sistemas de tratamento e/ou reaproveitamento de água;

  • destinar corretamente os resíduos gerados;

  • descartar da maneira certa o esgoto;

  • não permitir que as atividades corporativas poluam rios, mares, solos, ou causem danos à vida humana, marinha, fauna e flora;

  • aproveitar sobras de matéria-prima para evitar desperdício;

  • usar materiais recicláveis, ou que podem ser reciclados, para as embalagens;

  • trabalhar com logística sustentável;

  • educar consumidores, funcionários e parceiros de negócio quanto à importância de boas práticas ambientais;

  • garantir ambientes de trabalho seguros, saudáveis e condizentes com leis e normas trabalhistas e direitos humanos;

  • manter a transparência, perante os stakeholders, quanto aos resultados das estratégias de sustentabilidade adotadas.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Quais são os objetivos da sustentabilidade empresarial?

O principal objetivo da sustentabilidade empresarial é contribuir para que os gestores estruturem processos corporativos sustentáveis, que ajudem no crescimento da empresa sem que isso signifique causar danos ao meio ambiente e à comunidade.

Basicamente, é possível dizer que as ações de sustentabilidade empresarial estão diretamente inseridas e vinculadas às boas práticas ESG. As atividades também têm sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, Organização das Nações Unidas.

Esses objetivos são apelos globais, ambiciosos e interconectados, que visam proteger o planeta e melhorar as condições de vida das pessoas. Mas, para isso, a participação das empresas é fundamental, visto que elas são as que mais geram os impactos nesse sentido.

Considerando uma estratégia de sustentabilidade empresarial, alguns exemplos de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados são:

  • agricultura sustentável;

  • trabalho decente e crescimento econômico;

  • cidades e comunidades sustentáveis;

  • consumo e produção responsáveis;

  • ação contra a mudança global do clima.

Aproveite e leia também: "Sustentabilidade na cadeia de suprimentos: 5 dicas de implementação"

Quais são os pilares da sustentabilidade empresarial?

Para alcançar os objetivos mencionados no tópico anterior, é preciso definir ações de sustentabilidade empresarial pautadas em três pilares:

  • social;

  • econômico;

  • ambiental.

Social

O pilar social de uma estratégia de sustentabilidade tem, como foco, o desenvolvimento da sociedade

No caso, estamos nos referindo à estruturação de uma empresa lucrativa, mas que preza pelo bem-estar das pessoas relacionadas às suas atividades, tais como funcionários, clientes, investidores e fornecedores.

Aqui, estamos falando na adoção de práticas como:

  • garantia de boas condições de trabalho;

  • pagamento de salários de colaboradores e de fornecedores em dia;

  • assistência à comunidade do entorno.

Econômico

O objetivo do pilar econômico é garantir o crescimento do negócio sem ferir os princípios de sustentabilidade.

De forma prática, significa que é necessário alinhar as metas de expansão financeira a atitudes que garantam a proteção das pessoas e da natureza. Por exemplo, não promover desmatamento irregular ou outras práticas ilícitas em busca de lucratividade.

Ambiental

O pilar ambiental tem, como foco, reduzir os impactos das atividades corporativas no meio ambiente

Alguns bons exemplos de atitudes alinhadas a esse objetivo são:

  • reduzir a emissão de gases poluentes;

  • usar com consciência os recursos naturais.

Este artigo também ajudará você: "Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE): guia completo!"

Qual é a importância da sustentabilidade empresarial e quais vantagens gera?

As ações de sustentabilidade empresarial são importantes porque ajudam a alinhar as atividades corporativas às boas práticas ESG.

Por meio da implementação das estratégias certas, é possível contribuir, por exemplo, com a redução do impacto das mudanças climáticas. Ao fazer isso, a empresa não apenas ajuda nesse quesito, como  melhora a sua atuação e a relação com os stakeholders.

Por tais motivos, é possível dizer que as principais vantagens da sustentabilidade empresarial são:

  • redução de custos operacionais: decorrente do uso consciente de recursos naturais, de matéria-prima, do reaproveitamento de insumos, a fim de evitar desperdícios, entre outros;

  • melhora da imagem e da reputação da marca: por adotar ações de sustentabilidade empresarial alinhadas com as atuais expectativas dos consumidores e investidores;

  • aumento do nível de satisfação dos colaboradores: ao prezar por ambientes de trabalho saudáveis, seguros, éticos e que cumprem as leis e normas vigentes;

  • aprimoramento do relacionamento com clientes e parceiros de negócio: como consequência do aumento da satisfação e do engajamento dos funcionários;

  • conquista de um importante diferencial competitivo: pelo fato de as atividades corporativas serem realizadas de forma compatível com boas práticas esperadas pelo mercado;

  • aumento da lucratividade: possível resultado decorrente da soma das vantagens anteriores.

Dica! Não deixe de conferir este artigo: "Oekom Research: o que é e como funciona o rating de sustentabilidade?"

Quais desafios precisam ser enfrentados?

Entretanto, nem tudo "são flores". Por isso, é comum se deparar com alguns desafios na hora de implementar estratégias de sustentabilidade na sua empresa.

Geralmente, os mais comuns estão relacionados a:

  • captar investimento inicial;

  • encontrar especialistas nessa área;

  • ajustar a cultura organizacional;

  • acompanhar e gerenciar os resultados.

Captar investimento inicial

Ainda que ajude a reduzir custos em médio e longo prazo, em um primeiro momento, é necessário investir para definir e adotar as ações de sustentabilidade empresarial. 

Esse processo pode incluir, por exemplo, a contratação de novos profissionais ou de tecnologias próprias para a atividade.

Dependendo do porte e do momento que o negócio está vivendo, levantar os valores necessários pode ser um obstáculo.

Encontrar especialistas nessa área

Por falar em profissionais, mão de obra especializada em conceitos como ESG e sustentabilidade ainda está em falta no mercado. Não à toa, uma reportagem da Forbes revelou que a busca por especialistas em ESG é alta, entretanto, a oferta é baixa.

Desse modo, se a empresa optar pela contratação de um expert no assunto, talvez tenha que lidar com a dificuldade de encontrá-lo.

Ajustar a cultura organizacional

Por vezes, as estratégias de sustentabilidade exigem que as companhias mudem suas dinâmicas, filosofias, processos e, até mesmo, objetivos. 

Por mais que sejam necessárias, as alterações podem gerar conflitos com funcionários ou mesmo membros da diretoria ou do conselho de administração da empresa.

Uma forma de reverter um cenário como esse é destacando a importância da sustentabilidade empresarial para o crescimento direto do negócio, e o quanto essas ações são benéficas para a companhia de maneira geral.

Acompanhar e gerenciar os resultados 

Como toda estratégia, essa também deve ter os resultados mensurados, a fim de identificar quais ações estão dando os retornos esperados e quais precisam de ajustes.

Um desafio pode ser a definição dos indicadores de desempenho que ajudarão a fazer essa análise. De igual maneira, identificar a periodicidade ideal de análise e quem serão os responsáveis pela atividade pode demandar tempo e dedicação da equipe do projeto.

Sugestão de leitura "Quais são os indicadores de sustentabilidade social de uma empresa?"

Como criar uma estratégia sustentável para o seu negócio?

Para criar uma estratégia sustentável para o seu negócio, algumas práticas que você pode seguir são:

  • rever os processos adotados, a fim de identificar pontos de melhoria com foco em sustentabilidade;

  • elaborar um plano de ações para implementar as melhorias identificadas de acordo com o objetivo de crescimento da empresa;

  • avaliar o comportamento e a forma de atuação dos parceiros, a exemplo da verificação e análise de riscos ESG de fornecedores, que podem impactar seriamente sua companhia;

  • envolver os colaboradores e a alta direção no desenvolvimento e na implementação das ações de sustentabilidade empresarial escolhidas.

Como a tecnologia ajuda na implementação de estratégias de sustentabilidade?

A tecnologia é uma importante e forte aliada no processo de implementação de estratégias de sustentabilidade empresarial.

A avaliação dos riscos ambientais, sociais e de governança gerados por fornecedores, por exemplo, pode ser facilmente realizada com soluções como o Linkana ESG Rating.

O Linkana ESG Rating é uma ferramenta de análise de risco ESG de empresas fornecedoras. Baseada nos documentos e informações coletadas e validadas, a funcionalidade calcula automaticamente a exposição a indicadores socioambientais e de governança da empresa contratante.

Com isso, você tem muito mais base para tomar suas decisões entre contratar ou não o fornecedor avaliado.

No vídeo abaixo, com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, você confere mais detalhes sobre o Linkana ESG Rating.

https://youtu.be/T1DmQi-JmKQ

O que mais a Linkana oferece para sua empresa?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores analisem e homologuem potenciais parceiros comerciais em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente os processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Em comparação a outros sistemas disponíveis no mercado, nossos diferenciais são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Quer entender melhor como a Linkana funciona? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market