Resources

ESG

ESG

ESG

Sustainalytics: o que é e por que rating ESG é tão importante?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

August 1, 2023

August 1, 2023

August 1, 2023

A Sustainalytics é uma agência global de dados e pesquisas ESG. Isto é, ela levanta e fornece informações empresariais voltadas para os conceitos ambiental, social e de governança.

As análises geradas por essa companhia ajudam empresas de variados portes e setores a gerenciarem melhor suas atuações frente a esses pilares. De igual maneira, colabora com investidores para tomadas de decisões mais precisas em relação às aplicações de seus recursos.

Por meio de classificações sobre o desempenho sustentável de negócios de todo o mundo, as pesquisas e os relatórios fornecidos pela Sustainalytics geram uma série de insights que contribuem para a elaboração de políticas corporativas, projetos e práticas ESG, entre diversas outras aplicações.

Essa oferta está diretamente alinhada à importância de as empresas adotarem, cada vez mais, esse conceito. Aqui, é válido destacarmos que, para um negócio ser considerado realmente inserido em boas práticas ESG, é fundamental que todas as suas frentes estejam em harmonia com esse modo de atuação.

Isso significa que não basta sua empresa adotar bons princípios voltados para a redução do impacto das atividades no meio ambiente e na sociedade. É preciso que seus parceiros de negócio também sigam essa linha de raciocínio, e isso inclui os fornecedores que fazem parte da sua rede de abastecimento.

Por conta disso, é tão importante que você conheça a atuação de agências como a Sustainalytics e o impacto dos ratings ESG na gestão de fornecedores do seu negócio.

É justamente sobre isso que falaremos agora, neste artigo. Assim, para ficar por dentro deste tema, basta continuar a leitura!

Quem é a Sustainalytics? 

A Sustainalytics se define como líder global em pesquisas e dados ESG. De atuação independente, essa companhia realiza o levantamento, a classificação e a análise de índices de governança corporativa e de práticas socioambientais de empresas de todo o mundo.

Um dos principais focos dessa agência é o apoio a investidores para o desenvolvimento e a implementação de estratégias voltadas para aplicações financeiras responsáveis e alinhadas a esses pilares.

Atuando nesse mercado há mais de 30 anos, a Sustainalytics trabalha com centenas de gerentes de fundos e ativos, fornecendo-lhes avaliações e informações ESG que embasam suas deliberações.

Essa agência também trabalha com empresas de diferentes portes, segmentos e países, bem como com seus intermediários financeiros, a fim de contribuir para a construção de políticas sustentáveis, projetos de capital e boas práticas ESG.

Ao todo, a Sustainalytics já conta com 17 escritórios espalhados pelo mundo, mais de 1.800 funcionários, incluindo mais de 400 analistas multidisciplinares que trabalham em mais de 40 diferentes grupos setoriais.

Aproveite e leia também: "Entenda os indicadores ESG e porque você deve aplicar boas práticas em sua empresa"


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Como funciona o rating ESG da Sustainalytics?

O rating ESG dessa agência é dividido em duas frentes: 

  • soluções voltadas para investidores;

  • soluções voltadas para empresas.

Soluções voltadas para investidores

As pesquisas ESG direcionadas para investidores e companhias de investimento têm como foco nortear tomadas de decisão.

Para isso, a agência mensura a exposição de determinada empresa a riscos ESG, combinando diferentes conceitos e categorias de gravidade. 

Esse levantamento é feito com a aplicação de 20 questões de âmbito ESG, sustentadas por mais de 300 indicadores que, juntos, verificam:

  • exposição total;

  • risco gerenciável;

  • risco gerenciado;

  • risco não gerenciado;

  • lacuna de gerenciamento;

  • risco incontrolável.

Ao final, obtém-se uma classificação com cinco níveis de risco, que são:

  • de 0 a 10: insignificante;

  • de 10 a 20: baixo;

  • de 20 a 30: médio;

  • de 30 a 40: alto;

  • acima de 40: grave.

Soluções voltadas para empresas

Já as soluções direcionadas para as empresas partem de dados independentes que permitem a avaliação de desempenho das práticas de governança e socioambientais adotadas por elas próprias.

O princípio de análise é o mesmo que acabamos de mencionar. Ou seja, são utilizadas classificações de riscos que apontam o nível de comprometimento e resultados da atuação da companhia.

Entre os pontos positivos dessa mensuração, um dos principais é que os gestores passam a ter uma visão mais clara do que está dando certo e do que precisa ser melhorado em relação às práticas ESG implementadas. 

Além disso, tem nas mãos um importante documento de rating ESG que pode ser usado para apresentar aos stakeholders da companhia, e até mesmo para atrair investidores.

Leia também: "​​Risco social: o que é e quanto afeta o sucesso do seu negócio?"

Qual a importância do rating ESG na gestão de fornecedores?

Como sempre comentamos em nossos artigos, o rating ESG, aplicado à gestão de fornecedores, é um importante recurso para identificar os riscos característicos desse tipo de relação comercial.

Ao conhecer o nível de compromisso que uma empresa fornecedora tem com o impacto de suas atividades na natureza e na sociedade, você saberá mais sobre sua idoneidade, confiabilidade e credibilidade.

Partindo desse princípio, você tem a chance de fazer uma série de análises e considerações. Por exemplo, é possível verificar a responsabilidade desse fornecedor frente a condutas e comportamentos como:

  • desrespeito aos direitos humanos;

  • desmatamento ilegal e danos à fauna e à flora;

  • envolvimento direto ou indireto com crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.

A partir de percepções como essas, fica mais fácil verificar se vale a pena assumir ameaças como essas, ou se é melhor, para a imagem e saúde financeira do seu negócio, buscar por outro fornecedor.



Como consultar ratings ESG de fornecedores rapidamente?

O fato é que nem todas as empresas são avaliadas por agências como a que citamos, assim como, para muitas companhias, não é viável contratar esse tipo de serviço. A pergunta que fica, portanto, é: como consultar ratings de fornecedores de maneira simples, rápida e com informações confiáveis?

A resposta para essa questão é: utilizando softwares de gestão de fornecedores que oferecem essa funcionalidade, como é o caso do sistema da Linkana!

Entre os recursos disponíveis na nossa solução está o Linkana ESG Rating, ferramenta que mensura automaticamente riscos ambientais, sociais e de governança gerados por uma empresa fornecedora.

O sistema se baseia em dados, informações e documentos apresentados pelo próprio fornecedor, e atribui notas para cada um desses pilares. 

Ao final, você tem uma análise precisa de quais ameaças essa parceria pode gerar para o seu negócio e, com base nessa informação, consegue tomar sua decisão de contratação.

Veja detalhes de como funciona o Linkana ESG Rating assistindo a este vídeo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana.

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

Quais outras funcionalidades a Linkana oferece?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem potenciais parceiros comerciais em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo, converse com um dos nossos especialistas e confira como levar todos esses recursos para sua empresa! 


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market