Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Análise de stakeholders: como realizar e qual a importância?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

25 de maio de 2023

25 de maio de 2023

25 de maio de 2023

A análise de stakeholders é um processo que permite uma empresa entender melhor as expectativas dos agentes relacionados a ela

Com base nessa percepção é possível, por exemplo, desenvolver estratégias mais pontuais para atender as necessidades apresentadas e controlar, com mais precisão, os impactos desses relacionamentos.

Por stakeholders, entenda as partes interessadas em um negócio. Essas partes podem ser pessoas físicas e/ou jurídicas que direta ou indiretamente têm vínculo com a companhia e se beneficiam, ou sofrem as consequências, de suas ações.

Os stakeholders podem ser internos — a exemplo de funcionários e investidores —, e externos — tais como clientes, fornecedores, sindicatos, entidades do poder público, entre outros.

Apenas com essa breve definição, já é possível imaginar quanto esses agentes influenciam  diretamente o sucesso ou o fracasso de um negócio, concorda?

Por esse motivo, a análise de stakeholders deve ser vista como uma importante ferramenta estratégica que contribui para o crescimento da companhia e aprimoramento da sua gestão em diferentes pontos.

Siga a leitura deste artigo e confira, agora, como essa análise e quais resultados ela pode trazer para sua empresa.

Como fazer análise de stakeholders? 5 passos!

Para fazer a análise de stakeholders, é sugerido seguir estes passos:



  1. identifique as partes interessadas;


  1. levante as expectativas desses agentes;


  1. reconheça o poder de impacto de cada parte;


  1. categorize os stakeholders;


  1. monte sua estratégia.


Identifique as partes interessadas

Tudo começa com o processo de mapeamento de stakeholders, que consiste em identificar as partes interessadas na sua empresa e por quais motivos se relacionam com o seu negócio.

Por exemplo, os profissionais contratados têm um papel participativo claro na composição da companhia. E quanto aos investidores, quais são seus interesses em curto, médio e longo prazo?

Outro ponto a considerar é a sociedade que vive ao redor da sua empresa. Essas pessoas podem não ter nenhum benefício com o produto que sua marca comercializa, ou com os serviços que presta. Entretanto, por estarem próximas, podem sofrer impactos decorrentes de suas atividades empresariais. 

Frente a isso, o que elas esperam que sua companhia faça para reduzir potenciais danos?

Levante as expectativas desses agentes

Uma vez que as partes foram devidamente identificadas e listadas, o passo seguinte para fazer uma boa análise de stakeholders consiste em levantar as expectativas desses grupos.

Na mesma linha de raciocínio que acabamos de apresentar, nesta etapa você deve levantar as expectativas das partes interessadas a fim de tomá-las como base para definir suas estratégias.

Ou seja, a ideia não é apenas saber o que stakeholders internos e externos esperam da sua empresa, mas iniciar a estruturação de um plano para atender essas necessidades pontualmente.

Reconheça o poder de impacto de cada parte

Todo parte interessada tem forte peso sobre o sucesso, ou fracasso, de um negócio. Clientes que boicotam marcas, por exemplo, comprometem a imagem da companhia, afetam o volume de vendas e o faturamento e, dependendo do caso, podem até levá-la à falência.

Investidores que deixam de fazer aplicações afetam a expansão, e fornecedores que não cumprem o contrato geram problemas com abastecimento que, consequentemente, atrapalham o fluxo operacional.

Por motivos como esses é que você deve mensurar o nível de impacto de cada grupo para, a partir dessa visão, definir qual priorizar na sua estratégia.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Categorize os stakeholders

Uma forma de fazer essa priorização que acabamos de mencionar é categorizando os stakeholders. Isso pode ser feito, por exemplo, atribuindo notas a cada um deles com base em seus potenciais de influência.

Isto é, você pode montar uma tabela e listar os stakeholders internos e externos. Em seguida, atribuir notas para grau de poder e de grau de interesse de cada um. Isso dará uma visão ampla do impacto gerado por cada parte, qual merece atenção prioritária, e qual pode ser tratado posteriormente sem comprometer o seu negócio.

Monte sua estratégia

Ao concluir todos esses passos, você terá nas mãos uma importante ferramenta estratégica que ajudará a definir seu plano de ação.

Quanto a isso, tenha em mente que o objetivo com o mapeamento de stakeholders é encontrar maneiras de atender as necessidades e expectativas apresentadas pelas partes interessadas, para que isso contribua com o crescimento do seu negócio.

Afinal, o comportamento desses agentes podem ditar o triunfo ou o fracasso da sua companhia.

Qual a influência da análise de stakeholders na sua rede de abastecimento?

Tudo isso que aplicamos pode, perfeitamente, ser aplicado na rede de abastecimento da sua empresa. Por exemplo, você já considerou o papel dos stakeholders na sustentabilidade do seu negócio? E a confiabilidade dos stakeholders, já mensurou?

Para entender melhor esse conceito, imagine estruturar um relacionamento com um fornecedor que atrasa as entregas, não segue boas práticas ESG, comete crimes como a exploração da mão de obra infantil, entre outras posturas ilícitas semelhantes.

Concorda que essas ações como essas comprometem seriamente a dinâmica do seu negócio e potencializam uma série de riscos?

Pois bem, ao analisar essa parte interessada — no nosso exemplo, o fornecedor — você consegue calcular quais impactos ela traz para sua companhia, gerando a oportunidade de adotar medidas e estratégias para minimizar, ou até mesmo eliminar, esse efeito.

Como analisar corretamente os fornecedores?

Fornecedores são stakeholders essenciais para o bom funcionamento de um negócio. Sem eles, processos produtivos são comprometidos e, por reflexo, o relacionamento com outras partes interessadas, a exemplo dos clientes finais.

Por conta disso, a análise das empresas fornecedoras para compor a supply chain do seu negócio deve ser minuciosa e contemplar a verificação de diferentes documentos.

Por se tratar de um processo burocrático e repetitivo, a melhor forma de executá-lo é com ajuda da tecnologia, por meio da utilização de um bom software de gestão de fornecedores.

A Linkana, por exemplo, oferece funcionalidades que abrangem essa tarefa de ponta a ponta, começando pela otimização da etapa de busca de bons fornecedores.

Isso é possível porque somos a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil

Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do Brasil.

O que só a Linkana oferece para sua empresa?

Somente a Linkana resolve a maior falha em procurement, que é a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhada.

Ao utilizar nossa solução, você tem acesso a diferenciais como:


  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.


  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.


  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.


Extra! Confira este vídeo exclusivo de Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, sobre perfis de fornecedores certificados!

https://www.youtube.com/watch?v=JzgyPBzCH6E


Quer ter tudo isso na sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo e agende uma demonstração!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement