Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Sistema para gestão de fornecedores: entenda a importância e como escolher o melhor do mercado

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 28, 2022

October 28, 2022

October 28, 2022

A gestão empresarial conquistou muitos avanços na última década. De um lado, surgiram mecanismos para assegurar a relevância do compliance, como a Lei Anticorrupção, a LGPD

Do outro, tivemos efeitos da transformação digital no setor, como os sistemas para gestão de fornecedores, que permitem gerenciamento ágil e eficiente dos parceiros que compõem a cadeia de suprimentos de uma organização.

Beneficiadas pelo avanço da inteligência artificial, essas ferramentas digitais são muito interessantes. Isso porque elas não só promovem a organização de documentos e informações em um espaço virtual, como otimizam a precisão da gestão de riscos da supply chain

Porém, esses recursos podem agregar muito mais ao seu negócio. 

Para mostrar os benefícios e como funciona um sistema para gestão de fornecedores, nada melhor do que contar com um guia completo sobre a plataforma da Linkana, perfeita para análise de compliance e monitoramento da base de parceiros.

Quer saber mais? Então continue sua leitura!

O que é um software de gestão de fornecedores?

Um software de gestão de fornecedores, como é o caso da Linkana, é uma ferramenta digital que permite conduzir o processo de homologação de potenciais parceiros de uma companhia, além de oferecer recursos para monitorar seu desempenho e operação a fim de mitigar riscos.

Na prática, é como uma plataforma de gerenciamento onde se reúne tudo que for relevante sobre uma empresa candidata a participar da cadeia de suprimentos. Desde informações básicas de contato a documentos que comprovam seu compliance e sua capacidade de atender a demanda exigida.

O objetivo desse serviço é diminuir a burocracia enfrentada pelo setor de procurement na qualificação de fornecedores, conseguindo mitigar riscos e manter a assertividade estratégica sem que isso custe o investimento de tempo e dos recursos financeiros da sua equipe.

Para que serve o software de gestão de fornecedores?

Pensando na maneira correta de realizar a gestão de fornecedores, sabemos que é essencial desenvolver um planejamento estratégico completo, com todas as demandas da empresa e a matriz de risco inerente à sua operação.

A partir daí, o departamento de compras deve iniciar sua busca por terceiros que possam suprir essas necessidades e possibilitar a realização lucrativa da sua atividade final. 

Para isso, identifique se a estrutura e a capacidade produtiva pode atender os parâmetros qualitativos e quantitativos estabelecidos para cada item. 

Mas, não para por aí! Também é essencial fazer a análise de compliance dos potenciais candidatos e negociar apenas com aqueles que atuam de acordo com a ética e os princípios da governança corporativa.

Com a amplitude de dados processados nessa operação, assim como a grande variedade de riscos que precisam ser considerados, uma atividade totalmente “mão na massa” exige investimento e sempre pode gerar perdas de dados ou falhas humanas.

A solução passa a ser o sistema para gestão de fornecedores, que idealmente conta com tecnologias diversas para automatizar processos internos, servindo de atalho para que a empresa encontre ofertas mais confiáveis e com o melhor custo-benefício possível.

Ao cobrir a atuação que ficaria fisicamente alocada na própria empresa e exigiria uma equipe bem maior, essa plataforma digital toma menos tempo e espaço, levando o foco para a atividade principal e a garantia do sucesso de uma companhia.

Qual a importância da gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é uma tarefa que, quando bem realizada, se torna um diferencial perante a concorrência. Afinal de contas, gerenciar futuros parceiros necessita de conhecimento técnico, planejamento e organização.  

Logo, a qualidade desse ciclo resulta no poder de oferecer produtos com qualidade e dentro do prazo.

Mas, não é só isso, existem diversos outros motivos para investir na gestão de fornecedores, como, por exemplo:

  • a garantia de serviços e produtos com preços mais competitivos;

  • maior poder de negociação;

  • melhora da confiança entre parceiros;

  • otimização devido à inovação e tecnologia nos processos;

  • facilidade na importação de produtos;

  • agilidade nos fluxos da cadeia de suprimentos;

  • alta produtividade;

  • redução do ciclo de vida dos produtos.


Um gerente de logística que não compreende essa metodologia, talvez não esteja apto para fortalecer a empresa. 


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Benefícios de automatizar a gestão de fornecedores 

De modo geral, um software de gestão de fornecedores garante que cada negociação seja capaz de agregar valor ao produto final e conferir vantagens estratégicas para a organização.

Quando comparada a ferramentas focadas apenas em procurement, que são direcionadas apenas aos processos transacionais, esse tipo de sistema se mostra mais completo e interessante

Isso porque ele é capaz de lidar com todas etapas de uma parceria, desde a análise de compliance e processo de homologação, até a negociação dos pedidos, acompanhamento de performance e monitoramento de aptidão do fornecedor sob a perspectiva da governança corporativa.

Como melhorar a gestão de fornecedores?

1. Recuse parcerias que não entregam o melhor 

Evite aceitar um padrão de trabalho abaixo das suas expectativas, independentemente se você já tenha estabelecido uma relação saudável com seus fornecedores ou simplesmente por acomodação.

Parcerias que não colhem frutos atrasam a produção e o fluxo de trabalho, além de prejudicar a relação com os demais integrantes.

Pense: relações infrutíferas devem ser cortadas. Prefira uma cultura que avalie continuamente as soluções entregues.

2. Identifique a sazonalidade dos produtos

Considerar o período de maior saída de um produto é compreender que nem toda mercadoria deve ser entregue a qualquer momento.

Neste caso, evite opções que impactem o aumento dos preços dos insumos, seja para o mercado alimentício, moda, farmacêutico, etc.

Um bom gestor de fornecedores analisa a hora certa para realizar suas transações.

3. Implemente um software para a gestão de fornecedores

O investimento em um software para gestão de fornecedores pode diminuir a quantidade de erros durante as compras e vendas, e, ao mesmo, aumentar a produtividade.

A ferramenta precisa se encaixar na realidade das suas operações. Confie na automação para zelar pelas informações e agilidade do serviço.

Desse modo, você encontrará um local de trabalho mais fluido e com menos falhas nos processos.

4. Cultive um bom relacionamento com os fornecedores 

No primeiro tópico, abordamos brevemente a importância de ter uma boa comunicação com os fornecedores, mas também saber dispensar aqueles que não agregam ao seu time.

Aqui, queremos reforçar a importância de uma boa relação ser vantajosa para os dois lados.

Tenha em mente que o seu objetivo é conseguir os melhores produtos e serviços e entregá-los com eficiência, respeitando a ética e o trabalho do parceiro.

Sendo assim, busque serviços apropriados e faça um cálculo de saving de compras para, assim, criar uma proposta com seus fornecedores. 

Daqui em diante, vamos entender como um sistema para gestão de fornecedores pode agregar todas essas funcionalidades.

5. Estruture processos de sua empresa 

Caso você esteja perdido em inúmeros documentos, analise se o projeto está fazendo sentido para o seu negócio. Transfira algumas pastas de posição, reorganize-as e certifique se o cadastro de fornecedores utilizado até o momento é o ideal.

Em seguida, realize testes com sua equipe e não tema em fazer os ajustes necessários.

Dica de leitura: Logística empresarial: do conceito ao pós-venda

Como selecionar corretamente seus fornecedores?

O início de um gerenciamento de fornecedores começa pela seleção dos profissionais. De modo geral, o processo inicia pela análise da qualidade, do preço e da entrega do serviço. Unificando esses três pilares, é possível estabelecer um nível competitivo no mercado.

Mas não é somente isso. Na hora de escolher os fornecedores, também é importante analisar:


Como funciona o software de gestão de fornecedores da Linkana?

Chegou a hora de apresentar como a Linkana funciona. Conheça 4 recursos principais que o nosso software de gestão de fornecedores oferece para que a sua empresa conduza o gerenciamento da supply chain com mais eficiência e qualidade!

1. Cadastro simplificado com apenas 1 clique

O primeiro passo é cadastrar os seus fornecedores na plataforma do software, o que não poderia ser mais simples e intuitivo. Com o Linkana Onboarding, embora você tenha o mínimo de informações sobre um potencial parceiro, é possível realizar consultas públicas e de CNPJ, além de avaliar a performance qualitativa do indivíduo;

2. Insights de rede de terceiros

Por meio do Linkana Network, é possível ter acesso a perfis universais pelo uso de ferramentas como base de conhecimento e acesso ao Supplier Open Profile.

3. Suporte ao usuário

O Linkana Services disponibiliza soluções para ajudar o usuário como, por exemplo, Key Account Manager / WhatsApp e Integração Single Sign-On (SSO).

4. Análise de spend de base ativa

O Linkana Insights traz recursos como o saneamento de dados mestre e análise de D&I.

Então, qual o melhor sistema para gestão de fornecedores? 

Existem diversos modelos no mercado, mas a Linkana é a eficiência garantida para suas operações. E vamos explicar o porquê!

A nossa plataforma tem diversas funcionalidades, como:

  • portal de fornecedores: preenchimento de formulários diretamente na plataforma e definição de políticas de risco;

  • verificações automáticas: consulta a bases públicas e cruzamento de informações e dados com fontes internas e externas;

  • análise de fornecedores ativos: identificação de fornecedores diversos e inclusivos, de grupos minoritários e de empresas economicamente desfavorecidas;

  • alertas e monitoramento: acompanhamento em tempo real de alterações de dados e informações que afetam o cadastro dos fornecedores;

  • avaliação de desempenho: análise da performance dos terceiros, o que ajuda a mensurar se o que está sendo entregue está compatível com o acordado anteriormente.


Cases de sucesso

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, e seus números constatam isso. De modo geral, as empresas que utilizam o nosso serviço conseguem reduzir em até 90% o tempo gasto com cadastro e homologação de terceiros.

Algumas das histórias de sucesso dessa solução são a Nivea, marca pertencente ao grupo Alemão Beiersdorf, que conseguiu diminuir em 65% esse mesmo tempo, e a CBA, Companhia Brasileira de Alumínio, pertencente ao grupo Votorantim, que reduziu de 30 para 6 dias o período necessário para fazer a homologação dos seus terceiros.

A Mondelez Brasil, por exemplo, implementou o Programa de Diversidade de Fornecedores. Por meio do Linkana Insights, a nossa empresa foi aprovada pela auditoria global da Mondelez International como plataforma oficial de identificação e certificação de fornecedores diversos e de economia inclusiva no Brasil.

Ou seja, um sistema para gestão de fornecedores pronto para a sua empresa.

Chegou a hora de garantir maior eficiência para sua operação, entre em contato com um dos nossos especialistas e mude sua estratégia agora mesmo!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market