Compartilhe essa história

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Sobre a CBA
logo cba
A CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) – pertencente ao grupo Votorantim – é uma das maiores empresas de alumínio do Brasil e da América Latina. Inaugurada em 1955, foi a primeira indústria integrada de alumínio com produção de alta qualidade e sustentável. Ela é reconhecida por ser autossuficiente na extração da bauxita, produzindo toda a energia que usam e líderes na reciclagem industrial do setor.
Indústria: Mineração e metais
Portal de homologação e gestão de fornecedores oficial da CBA

Coleta de documentos, preenchimento de dados em portais próprios, busca manual por informações trocadas por e-mail… tudo isso faz parte do trabalho burocrático do comprador que é totalmente desconhecido por outros setores da empresa.

Antes de iniciar uma relação de fornecimento, o comprador precisa realizar um onboarding criterioso de seus fornecedores para que possa prevenir eventuais riscos reputacionais ou operacionais para a empresa.

E é nessa fase que os serviços demoram a entrar em operação em outras áreas, as estratégias previstas não são executadas e o setor de compras é cobrado.

Era essa a realidade que a Monique, Sênior Strategic Supplier Management da CBA, enfrentava antes de conhecer a Linkana. Todo processo de Onboarding de fornecedores era realizado de forma manual. O tempo de homologação era mais de 30 dias e eles tinham uma péssima experiência na coleta de documentos dos fornecedores.

Veja abaixo o que a Monique Marcone falou da parceria da CBA com a Linkana e como a plataforma supriu todas as necessidades da área de Supply Chain:

Os principais desafios

  • Compradores perdiam muito tempo útil:

    Para realizar o Onboarding de novos fornecedores. Com uma rotina exaustiva de trocas de e-mail e ligações para sanar as dúvidas dos fornecedores sobre a antiga plataforma de gestão, a média do tempo de cadastro era superior a 30 dias.

  • Péssima experiência dos fornecedores:

    Com uma plataforma pouco intuitiva para enviar seus documentos necessários para o cadastro, fazendo com que o prazo de entrega fosse postergado ocasionando atrasos.

  • Risco operacional ao aprovar documentos vencidos:

    Com um processo totalmente manual, realizado por planilhas e sem possibilidade de automação, a CBA fazia a gestão de documentos de fornecedores críticos de uma forma que aumentava muito o risco da empresa.

  • Impossibilidade de extrair dados estratégicos:

    Com uma plataforma de onboarding de fornecedores que não disponibilizava os dados de seus fornecedores, a CBA se via impossibilitada de definir estratégias de gestão de risco ou ter uma visibilidade melhor da sua base de 3.500 fornecedores.

Monique Marcone
Senior Strategic Supplier Management na CBA
“O nosso objetivo era implementar uma ferramenta user friendly que otimizasse e simplificasse o nosso processo de homologação, provendo confiança nos dados e insumos para análises inteligentes e estratégicas na área de Gestão de Fornecedores.”

A solução

Quando a Monique selecionou a Linkana para ser o portal oficial de Onboarding de Fornecedores de todos os atuais e novos fornecedores da CBA, nós passamos a ser a única fonte confiável para avaliação de todas as informações relacionadas ao fornecedor, gerando maior eficiência na gestão e homologação de fornecedores da empresa.
Portal de Onboarding de Fornecedores

O software Linkana atua como a única entrada para cada fornecedor. Ele oferece à CBA um processo automatizado de geração de certidões e avaliação de consultas públicas, bem como realiza a coleta e revisão de documentos privados da CBA. Todos os vencimentos agora são monitorados automaticamente, garantindo que os dados do fornecedor permaneçam atualizados e geridos de forma confiável mesmo que ocorram alterações e atualizações ao longo do ciclo de vida do fornecedor.

Todo esse processo é realizado com apenas 1 clique. Basta ter o CNPJ e email de contato do fornecedor para que a Linkana comece a gerar mais de 30 informações públicas e iniciar o contato automatizado com o fornecedor, que recebe um acesso à plataforma para armazenar suas informações e se necessário, suporte técnico da Linkana. Mesmo após o envio das documentações privadas, a Linkana faz toda a cobrança, avaliação e revisão de todas as informações, garantindo a análise do fornecedor na etapa final do processo já com todos os documentos necessários para a tomada de decisão da aprovação ou reprovação do fornecedor de acordo com a política de risco da empresa.

Cada informação gerada é auditável e possui um nível de risco atrelada a sua categoria de fornecimento. A combinação gera um score de confiança e a recomendação de homologar ou não um fornecedor. Com todos os fornecedores em um único sistema, esta base de dados oferece análises estratégicas sobre risco e qualidades dos fornecedores por meio de dashboards e relatórios.

Benefícios gerados
Eficiência operacional e usabilidade

Com a Linkana, o tempo de onboarding de um novo fornecedor reduziu em cerca de 80% (de 30 para 6 dias úteis). Além disso, as automações providas pela plataforma geraram uma economia de 3 até 4 horas diárias para que os compradores pudessem direcionar seu foco em tarefas que agreguem valor e impulsionem de forma estratégica o departamento de Performance e Gestão de Fornecedores.

A experiência do fornecedor foi melhorada por meio da simplificação e remoção da complexidade. Agora, não há mais a necessidade dos compradores ou Gestão de Fornecedores auxiliarem fornecedores e stakeholders internos com problemas da antiga plataforma. O NPS da base de fornecedores homologados hoje está acima de 96% (nota máxima de 100%).

Gestão estratégica de dados e desenvolvimento das políticas ESG

Todas as informações necessárias pela política de risco estão armazenadas em um único sistema, com a garantia da atualização constante dessas informações de forma sistêmica e de maneira auditável.

A ferramenta facilitou consultas de compliance e de listas restritivas como de trabalho escravo, de autuações e embargos do IBAMA, dentre outras que assegurem aspectos de ESG na cadeia de fornecimento.

A confiança nas informações empoderou a área para se estruturar de uma maneira mais estratégica, gerindo os fornecedores e seus riscos de forma mais fácil e inteligente.

Graças aos benefícios gerados, Linkana foi citada no Relatório Anual de 2020 da Companhia Brasileira de Alumínio, como solução destaque em governança, compliance e sustentabilidade na gestão de fornecedores e terceiros da companhia.

“A Linkana foi uma grande parceira para evoluirmos a gestão de fornecedores da CBA para uma área mais estratégica, além de todo o tempo que economizamos por causa da ferramenta, agora temos confiança e melhor gerenciamento dos dados.”
Monique Marcone
Senior Strategic Supplier Management na CBA

Quer alcançar ganhos de eficiência incríveis com a automação de processos de procurement?

Continue aprendendo

Revolucione a sua gestão de dados de fornecedores

O seu time perde muito tempo com planilhas manuais, trocas de e-mails intermináveis, e/ou gasta muito dinheiro com sistemas caros e que não resolvem em nada sua dores?

Essa é a sua oportunidade de diminuir a burocracia no seu processo de compras, eliminar riscos e reduzir custos na gestão e busca de novos fornecedores.

Na Linkana você terá uma plataforma simples e intuitiva com todos os dados necessários para uma melhor tomada de decisão estratégica.

Preencha seus dados ao lado para falar com um dos nossos especialistas e venha ser um Comprador do Futuro!

Prêmios
Investidores