Compras

Compras

Compras

Selo FSC: garantia de sustentabilidade para a cadeia de suprimentos

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 8, 2021

October 8, 2021

October 8, 2021

A sustentabilidade ganha cada vez mais destaque no ramo empresarial. Ações de responsabilidade ambiental são essenciais para agregar valor a uma organização, o que deve ser refletido na busca por fornecedores certificados pelo Selo FSC.

De modo geral, o Selo FSC representa certificados de manejo florestal, cadeia de custódia e madeira controlada. 

Atribuído a produtos madeireiros e não madeireiros que apresentam um manejo responsável e sustentável, selecionar parceiros que contam com essa certificação garante pontos valiosos para o compliance ambiental.

Entenda a importância do Selo FSC para a cadeia de suprimentos através deste artigo, que irá demonstrar como verificar se os seus fornecedores de madeira controlada contam com ela e por quê isso é tão importante. Continue lendo!

O que é o Selo FSC?

selo fsc e campanha floresta para todos

É importante considerar que o Selo FSC é um sistema de certificação internacional, implementado e reconhecido pela logomarca da Forest Stewardship Council, atribuído a produção madeireira e também a não madeireira, que atua com um manejo florestal responsável e/ou focado na sustentabilidade do setor.

De modo geral, o peso do Selo FSC está na garantia de que o produto utiliza madeira controlada e obtida através de um sistema ecologicamente correto, informando o consumidor para que ele possa tomar a decisão de compra reconhecendo o valor de uma produção responsável.

O Conselho de Manejo Florestal, como pode ser traduzida a sigla FSC, luta para combater o desmatamento e práticas danosas ao meio ambiente. Presente em mais de 83 países ao redor do mundo, ela visa garantir o equilíbrio entre exploração de recursos e o cuidado com o meio ambiente.

Além disso, a instituição promove e estimula ações voltadas para desenvolvimento de técnicas mais sustentáveis e benéficas para as florestas e populações diretamente dependentes delas, incluindo a fauna e as tribos indígenas, por exemplo.

Importância do Selo FSC

Como mencionado inicialmente, a responsabilidade ambiental na cadeia produtiva vem ganhando força no mercado, o que é observado pela valorização do ESG Framework, ou seja, ações pautadas pelos critérios de governança corporativa, responsabilidade social e relacionadas ao ideal de sustentabilidade.

O Selo FSC funciona como um meio de reconhecer empresas que atuam em respeito ao meio ambiente e ao princípio da sustentabilidade, contribuindo para uma produção florestal controlada e responsável.

Este reconhecimento então é apresentado ao mercado, onde investidores, stakeholders e os próprios consumidores podem identificar as empresas que contribuem para a proteção dos recursos naturais, caracterizando um investimento mais sustentável e valoroso.

Determinações para obtenção do Selo FSC

De modo geral, o Selo FSC é essencial para tornar o consumo de madeira e recursos florestais em uma atividade mais consciente e responsável. Para obter a certificação, uma empresa precisa atender os seguintes princípios básicos.

Responsabilidade social

É primordial para a obtenção do Selo FSC que a atividade florestal seja conduzida de acordo respeitando a legislação vigente, pagando os tributos corretamente e garantindo os direitos trabalhistas dos envolvidos.

No âmbito da justiça social, a atividade precisa ainda estar de acordo com as normas regulamentadoras que visam garantir a segurança no trabalho.

Responsabilidade ambiental

Também é determinado que a atividade deve ser ecologicamente correta, emulando o ciclo natural e oferecendo o menor impacto possível para as florestas nativas.

Essa determinação tem o objetivo de garantir a ação sustentável, a renovação de recursos naturais e a proteção da biodiversidade.

Viabilidade econômica

Por fim, temos a garantia de viabilidade econômica, que através do manejo florestal responsável busca manter o nível produtivo e a vida útil das atividades. 

Ações ilegais são predatórias e esgotam rapidamente os recursos, ao contrário de uma ação legalizada, que a longo prazo se mostra como uma alternativa mais interessante para investimentos. 


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Por que exigir o Selo FSC dos seus fornecedores?

Considerando a importância inegável e as diretrizes para certificação pelo FSC, temos tudo que é necessário para entender porque devemos exigir que os fornecedores apresentem essa comprovação.

Tome como exemplo a questão da madeira controlada, por exemplo. Em suas normas, o FSC determina que apenas os produtos madeireiros de fontes aceitas possam ser utilizados como controlados e em conformidade com as regulamentações ambientais.

Isso exclui algumas fontes de materiais, consideradas inaceitáveis. São elas:

  • Madeira obtida através de exploração ilegal;

  • Madeira obtida de forma que viola os direitos tradicionais e humanos;

  • Madeira proveniente de florestas com valores de conservação ameaçados pelo manejo;

  • Madeira de florestas convertidas em plantações ou áreas não-florestais;

  • Madeira de florestas com árvores geneticamente modificadas.

Dessa forma, a madeira controlada que recebe o selo FSC de manejo florestal é prioridade para uso da indústria que valoriza o compliance ambiental e a sustentabilidade na cadeia de suprimentos, dando preferência a fontes mais duradouras e responsáveis.

Considerando que o material é utilizado por setores diversos, como a construção civil e indústria moveleira, a produção florestal está cada vez mais próxima do público em geral, que demanda por ações mais alinhadas ao conceito de responsabilidade ecológica e social.

Por si só, o selo FSC que garante a procedência da madeira utilizada nesses mercados serve para promover a credibilidade e desenvolver uma boa reputação para as empresas que recebem o certificado, fator que também se estende às empresas que priorizam os fornecedores com o selo FSC.

Além disso, como as diretrizes do Selo FSC abordam o respeito à população indígena e rural, proteção dos trabalhadores envolvidos no manejo florestal e o recolhimento de tributos revertidos para o cuidado com o meio ambiente, a certificação também contribui para comprovar ações de compliance trabalhista e fiscal.

Também podemos ressaltar que temos variações do selo FSC para atividades de reciclagem e ações similares.

Como verificar se o fornecedor possui o certificado FSC?

Para consultar se um potencial fornecedor conta com o selo FSC para os seus produtos, basta acessar o banco de dados do FSC através do link: https://info.fsc.org/ 

Outro material importante é o Guia FSC nas Compras Públicas Sustentáveis, que explica como funciona a certificação e o seu papel para assegurar a sustentabilidade nas licitações de produtos florestais.

A base de dados é atualizada constantemente e encontra-se disponível em inglês. Para realizar a pesquisa, é necessário contar com o código de licença.

Mais agilidade para consultas públicas

A consulta manual pelo selo FSC oferece desafios e pode levar muito tempo, especialmente se somada a outras verificações de compliance necessárias para o processo de qualificação de fornecedores. 

Faça suas consultas públicas de temas relacionados a ESG, assim como o FSC, com o sistema automatizado da Linkana e aproveite mais agilidade e eficiência para essa operação, permitindo que a gestão de fornecedores possa se concentrar em decisões estratégicas e se livrar da burocracia.

Preencha o formulário abaixo e receba uma demonstração gratuita através do nosso diagnóstico de CNPJ.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market