Compras

Compras

Compras

Compras sustentáveis: o que são, importância e como realizar

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

24 de agosto de 2023

24 de agosto de 2023

24 de agosto de 2023

Compras sustentáveis são aquisições feitas com foco na eficiência do uso dos recursos adquiridos e na diminuição do desperdício, a fim de reduzir o impacto ambiental gerado por esse processo.

As compras verdes, como também podem ser chamadas, tornaram-se fundamentais nas empresas porque a sustentabilidade deixou de ser um tema nichado, ganhando a atenção do público em geral, cuja preocupação com questões sociais e ambientais cresce a cada dia.

Para você ter uma ideia desse cenário, uma pesquisa encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), divulgada durante o evento Apas Show, revelou que 95% dos consumidores brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade.

Esse percentual leva ao entendimento de que, quanto mais sustentável forem os processos de um negócio, maiores as chances de atender às necessidades e expectativas do público-alvo, elevando o volume de vendas e de faturamento.

Por processos sustentáveis, no caso, entenda todas as práticas e atividades da companhia, internas e externas, o que abrange também a gestão de compras.

Uma forma de alcançar este cenário é enxergar e tratar a cadeia de abastecimento e as relações com os fornecedores como meios de incluir mais sustentabilidade nas compras e, por consequência, atender às novas exigências dos stakeholders.

De forma prática, como tal prática pode ser feita? Siga a leitura deste artigo para conferir a resposta e também o que é uma compra sustentável, vantagens desse processo, o que são fornecedores verdes e muito mais sobre o tema!

O que são compras sustentáveis?

Compras sustentáveis são aquisições de insumos, matérias-primas e/ou serviços, feitas de forma que gere o mínimo possível de danos e impactos ao meio ambiente. É fundamental que o time de compras e procurement avalie os pedidos de compra recebidos, atestando a necessidade da aquisição e buscando fornecedores idôneos 

Ao adotar a prática, os profissionais evitam desperdícios, a exemplo do que acontece quando há excesso de estoque de matérias-primas perecíveis ou com data de validade, que tornam-se impróprias para uso e precisam ser descartadas.

Substituir insumos e serviços por outros mais "verdes" e alinhados com boas práticas ESG, também é uma ótima maneira de aderir a esse conceito.

Como você deve estar imaginando, as compras verdes não apenas ajudam a proteger e a cuidar do meio ambiente, como também contribuem para reduzir os custos com a cadeia de abastecimento.

Dica! Aproveite e leia este artigo: "Sustentabilidade na cadeia de suprimentos: 5 dicas de implementação"

O que significa sustentabilidade em compras?

Para ampliar seu conhecimento sobre compras verdes, vale explicarmos como a sustentabilidade se aplica na dinâmica de aquisições de um negócio.

Para isso, olharemos para a ISO (International Organization for Standardization), que conta com uma norma específica para o conceito de compras sustentáveis.

De acordo com a ISO, uma compra sustentável é composta por uma série de decisões que “atendam às necessidades de uma organização para bens e serviços, de uma forma que beneficie não só a ela, mas a sociedade como um todo, minimizando seu impacto no meio ambiente.

Todavia, é essencial termos em mente que uma compra verde não é apenas uma garantia de que a aquisição terá impacto reduzido no meio ambiente. 

Aliás, é fundamental não esquecer que a sustentabilidade vai além desse ponto de vista. A prática inclui, também, a preocupação com as condições de trabalho dos produtores dos insumos e produtos, dos prestadores de serviço, assim como com questões socioeconômicas, tais como desigualdade e pobreza.

O que se entende por produtos sustentáveis e quais as vantagens?

De modo geral, os produtos sustentáveis têm características como: 

  • uso reduzido de recursos naturais;

  • contração de materiais tóxicos;

  • menor consumo de energia elétrica ou de água na produção;

  • menor geração de resíduos.

A prática também tem conquistado fornecedores por ter uma demanda crescente, garantir uma melhor reputação e oferecer vantagem dentro de um mercado cada vez mais competitivo. 

A ideia por trás da sustentabilidade em compras, portanto, é gerar benefícios a todas as partes envolvidas no processo de aquisição, desde a empresa que está por trás da fabricação do insumo até a comunidade na qual ela está inserida.

Sugestão de leitura: "ESG em bens de consumo: quais os impactos dos produtos sustentáveis?"

Norma ISO 20400 e a relação com compras sustentáveis

A compra sustentável se tornou foco tão grande das empresas que “ganhou” até uma norma própria, a ISO 20400

Com indicações das melhores práticas, a ISO atesta que as empresas que a adotam realizam compras com responsabilidade social e ambiental, além de terem transparência e ética.

Criadas com base na ISO 26000, que aborda responsabilidade social, as diretrizes da norma 20400 ajudam as equipes de procurement a integrar os princípios da ISO anterior ao processo de compras da companhia. 

Destinada a organizações públicas e privadas de todos os tamanhos, a ISO 20400 influencia decisões que vão desde a aquisição de materiais de escritório até o fornecimento de energia.

Além disso, ela é dirigida aos diretores e gestores de procurement, como fomento para adotarem uma visão estratégica do processo de compras e, assim, criarem uma empresa pautada na cultura de sustentabilidade em todos os processos implementados.



Quais as vantagens de fazer compras sustentáveis?

Como comentamos logo no início deste artigo, as compras verdes ajudam a proteger e a cuidar do meio ambiente, além de diminuir os custos com a cadeia de abastecimento ao evitar desperdícios.

Somado a essas, outras vantagens geradas pelas compras sustentáveis são:

  • reforço da boa reputação da empresa;

  • otimização e melhor gastos de recursos e insumos;

  • redução do uso de água e energia elétrica;

  • estímulo à inovação;

  • aumento da confiança, por parte da comunidade na qual a companhia está inserida;

  • contribuição para reduzir o impacto das atividades corporativas na natureza e na vida das pessoas;

  • redução da emissão de gases de efeito estufa.

O que são fornecedores verdes?

Fornecedores verdes, ou fornecedores sustentáveis, são aqueles que adotam boas práticas socioambientais em seus processos. 

É possível dizer, também, que são empresas fornecedoras que embasam as atividades nos pilares ESG. Por conta disso, atuam diminuindo o máximo possível os danos ao meio ambiente e às pessoas.

É certo que cada segmento tem uma dinâmica de atuação. Todavia, em linhas gerais, os fornecedores sustentáveis são aqueles que, no dia a dia:

  • usam fontes de energia renováveis;

  • usam materiais recicláveis nas produções, ou que podem ser reciclados após o uso, a exemplo de embalagens;

  • adotam logística sustentável;

  • modernizam a frota e fluxo de entrega para reduzir a emissão de gases poluentes.

Como identificar fornecedores sustentáveis?

Uma das maneiras de identificar fornecedores sustentáveis é analisando bem de perto a atuação e a documentação desses potenciais parceiros de negócio.

Por exemplo, pode-se verificar se a empresa fornecedora em questão conta com certificações e licenças ambientais, se está em compliance com as leis vigentes, entre outros pontos relacionados.

É certo que fazer o processo manualmente demanda tempo e eleva as chances de deixar passar algum dado, informação ou documento importante.

Portanto, a melhor maneira de identificar fornecedores sustentáveis é contando com a ajuda da tecnologia, a exemplo do Linkana ESG Rating, ferramenta que análise de riscos ESG de fornecedores.

Assista agora mesmo a este vídeo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, e confira detalhes de como a ferramenta funciona!

https://youtu.be/T1DmQi-JmKQ

Como fazer compras sustentáveis?

Com todos os pontos esclarecidos, resta apenas saber como fazer compras sustentáveis, concorda? 

Para isso, as etapas sugeridas são:

  • reavalie a cadeia de suprimentos da empresa;

  • expanda a mentalidade sustentável à toda companhia;

  • realize a matriz de materialidade.

Reavalie a cadeia de suprimentos da empresa

Você realmente sabe de quem está comprando insumos e matérias-primas? Muitas empresas têm uma mentalidade que “não se mexe em time que está ganhando”. Porém, se desejam ter mais sustentabilidade nas compras, possivelmente precisarão fazer mudanças que não agradarão muito no início. 

Algumas das perguntas que sugerimos fazer aos responsáveis pela gestão de compras, a fim de incluir sustentabilidade na cadeia de suprimentos, são:

  • Qual o impacto social e ambiental gerado por cada um dos fornecedores atuais?

  • Quantos dos insumos e matérias-primas comprados são de fornecedores sustentáveis?

  • Quantos dos fornecedores oferecem alternativas ambientalmente positivas para os insumos e matérias-primas adquiridas?

  • Quantos dos fornecedores seguem a ISO 26000 ou ISO 20400?

  • Que risco estamos assumindo por não trabalhar com fornecedores sustentáveis?

Podem parecer muitas perguntas, mas serão elas que guiarão a equipe de procurement na hora de estruturar parcerias mais sustentáveis. Aqui, vale reforçar que existem tecnologias que ajudam nesse processo, como comentamos.

Por meio do software da Linkana, por exemplo, você realiza diversas consultas a informações públicas, desde listas de infrações ambientais do IBAMA a dados de autorizações para operação e funcionamento.

Também é possível gerenciar documentos e informações relacionados à sustentabilidade de maneira bem mais intuitiva e simplificada, com alertas de risco em casos de irregularidades, documentos vencidos e outros similares.



Expanda a mentalidade sustentável à toda a companhia

De nada adianta o esforço feito pela equipe de procurement em incorporar mais sustentabilidade ao negócio se a gerência, a diretoria ou os acionistas não estiverem engajados nessa busca.

Portanto, assegure-se de que toda a companhia esteja consciente da importância de assumir essa responsabilidade, bem como das oportunidades que ela traz à organização. 

Também é válido avaliar a necessidade de capacitar a equipe por meio de treinamentos e palestras para levar o mesmo nível de conhecimento a todos os colaboradores.

Realize a matriz de materialidade

Esse pode ser um ponto altamente relevante ao negócio, portanto, atenção! A matriz de materialidade é uma representação gráfica da importância dos temas de sustentabilidade de uma empresa.

A ferramenta possibilita identificar em quais áreas a companhia causa mais impacto e, assim, ajudar os gestores na tomada de decisões. 

Suponha que seu negócio determine que, neste momento, a aquisição de insumos sustentáveis é mais importante que a economia de água e energia. A matriz de materialidade deve evidenciar o quadro, servindo como guia à equipe de compras para futuras aquisições.

Quer saber mais sobre a matriz de materialidade? O vídeo abaixo, do canal Gestão Sustentável, ajudará você:

Compras sustentáveis são o futuro da sua empresa!

Capacitar a equipe de procurement, reavaliar as relações com fornecedores e instaurar um relacionamento transparente com terceiros, por meio de matrizes de materialidade e outros aspectos sustentáveis, só darão benefícios a sua empresa.

Como listamos, seu negócio ganhará em competitividade, melhoria de imagem perante stakeholders, e muito mais.

Entretanto, para chegar aos resultados desejados, é fundamental contar com as ferramentas certas, como o sistema da Linkana que já apresentamos a você!

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores analisem e homologuem seus parceiros comerciais em alguns cliques. 

Assim, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos nossos dados e ratings ESG e financeiros criados e utilizados de acordo com as exigências das maiores corporações do país.

Nossos diferenciais são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Tome decisões de fornecimento como as maiores corporações do Brasil, com nossos Perfis Universais de Fornecedores e o Linkana Supplier Rating, com informações padronizadas de cadastro, risco, ESG e D&I.

Quer saber como? Então preencha o formulário abaixo agora mesmo!


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement