Selo FSC: garantia de sustentabilidade para a cadeia de suprimentos

A sustentabilidade ganha cada vez mais destaque no ramo empresarial. Ações de responsabilidade ambiental são essenciais para agregar valor a uma organização, o que deve ser refletido na busca por fornecedores certificados pelo Selo FSC.

De modo geral, o Selo FSC representa certificados de manejo florestal, cadeia de custódia e madeira controlada. 

Atribuído a produtos madeireiros e não madeireiros que apresentam um manejo responsável e sustentável, selecionar parceiros que contam com essa certificação garante pontos valiosos para o compliance ambiental.

Entenda a importância do Selo FSC para a cadeia de suprimentos através deste artigo, que irá demonstrar como verificar se os seus fornecedores de madeira controlada contam com ela e por quê isso é tão importante. Continue lendo!

O que é o Selo FSC?

selo fsc e campanha floresta para todos

É importante considerar que o Selo FSC é um sistema de certificação internacional, implementado e reconhecido pela logomarca da Forest Stewardship Council, atribuído a produção madeireira e também a não madeireira, que atua com um manejo florestal responsável e/ou focado na sustentabilidade do setor.

De modo geral, o peso do Selo FSC está na garantia de que o produto utiliza madeira controlada e obtida através de um sistema ecologicamente correto, informando o consumidor para que ele possa tomar a decisão de compra reconhecendo o valor de uma produção responsável.

O Conselho de Manejo Florestal, como pode ser traduzida a sigla FSC, luta para combater o desmatamento e práticas danosas ao meio ambiente. Presente em mais de 83 países ao redor do mundo, ela visa garantir o equilíbrio entre exploração de recursos e o cuidado com o meio ambiente.

Além disso, a instituição promove e estimula ações voltadas para desenvolvimento de técnicas mais sustentáveis e benéficas para as florestas e populações diretamente dependentes delas, incluindo a fauna e as tribos indígenas, por exemplo.

Importância do Selo FSC

Como mencionado inicialmente, a responsabilidade ambiental na cadeia produtiva vem ganhando força no mercado, o que é observado pela valorização do ESG Framework, ou seja, ações pautadas pelos critérios de governança corporativa, responsabilidade social e relacionadas ao ideal de sustentabilidade.

O Selo FSC funciona como um meio de reconhecer empresas que atuam em respeito ao meio ambiente e ao princípio da sustentabilidade, contribuindo para uma produção florestal controlada e responsável.

Este reconhecimento então é apresentado ao mercado, onde investidores, stakeholders e os próprios consumidores podem identificar as empresas que contribuem para a proteção dos recursos naturais, caracterizando um investimento mais sustentável e valoroso.

Determinações para obtenção do Selo FSC

De modo geral, o Selo FSC é essencial para tornar o consumo de madeira e recursos florestais em uma atividade mais consciente e responsável. Para obter a certificação, uma empresa precisa atender os seguintes princípios básicos.

Responsabilidade social

É primordial para a obtenção do Selo FSC que a atividade florestal seja conduzida de acordo respeitando a legislação vigente, pagando os tributos corretamente e garantindo os direitos trabalhistas dos envolvidos.

No âmbito da justiça social, a atividade precisa ainda estar de acordo com as normas regulamentadoras que visam garantir a segurança no trabalho.

Responsabilidade ambiental

Também é determinado que a atividade deve ser ecologicamente correta, emulando o ciclo natural e oferecendo o menor impacto possível para as florestas nativas.

Essa determinação tem o objetivo de garantir a ação sustentável, a renovação de recursos naturais e a proteção da biodiversidade.

Viabilidade econômica

Por fim, temos a garantia de viabilidade econômica, que através do manejo florestal responsável busca manter o nível produtivo e a vida útil das atividades. 

Ações ilegais são predatórias e esgotam rapidamente os recursos, ao contrário de uma ação legalizada, que a longo prazo se mostra como uma alternativa mais interessante para investimentos. 

Por que exigir o Selo FSC dos seus fornecedores?

Considerando a importância inegável e as diretrizes para certificação pelo FSC, temos tudo que é necessário para entender porque devemos exigir que os fornecedores apresentem essa comprovação.

Tome como exemplo a questão da madeira controlada, por exemplo. Em suas normas, o FSC determina que apenas os produtos madeireiros de fontes aceitas possam ser utilizados como controlados e em conformidade com as regulamentações ambientais.

Isso exclui algumas fontes de materiais, consideradas inaceitáveis. São elas:

  • Madeira obtida através de exploração ilegal;
  • Madeira obtida de forma que viola os direitos tradicionais e humanos;
  • Madeira proveniente de florestas com valores de conservação ameaçados pelo manejo;
  • Madeira de florestas convertidas em plantações ou áreas não-florestais;
  • Madeira de florestas com árvores geneticamente modificadas.

Dessa forma, a madeira controlada que recebe o selo FSC de manejo florestal é prioridade para uso da indústria que valoriza o compliance ambiental e a sustentabilidade na cadeia de suprimentos, dando preferência a fontes mais duradouras e responsáveis.

Considerando que o material é utilizado por setores diversos, como a construção civil e indústria moveleira, a produção florestal está cada vez mais próxima do público em geral, que demanda por ações mais alinhadas ao conceito de responsabilidade ecológica e social.

Por si só, o selo FSC que garante a procedência da madeira utilizada nesses mercados serve para promover a credibilidade e desenvolver uma boa reputação para as empresas que recebem o certificado, fator que também se estende às empresas que priorizam os fornecedores com o selo FSC.

Além disso, como as diretrizes do Selo FSC abordam o respeito à população indígena e rural, proteção dos trabalhadores envolvidos no manejo florestal e o recolhimento de tributos revertidos para o cuidado com o meio ambiente, a certificação também contribui para comprovar ações de compliance trabalhista e fiscal.

Também podemos ressaltar que temos variações do selo FSC para atividades de reciclagem e ações similares.

Como verificar se o fornecedor possui o certificado FSC?

Para consultar se um potencial fornecedor conta com o selo FSC para os seus produtos, basta acessar o banco de dados do FSC através do link: https://info.fsc.org/ 

Outro material importante é o Guia FSC nas Compras Públicas Sustentáveis, que explica como funciona a certificação e o seu papel para assegurar a sustentabilidade nas licitações de produtos florestais.

A base de dados é atualizada constantemente e encontra-se disponível em inglês. Para realizar a pesquisa, é necessário contar com o código de licença.

Mais agilidade para consultas públicas

A consulta manual pelo selo FSC oferece desafios e pode levar muito tempo, especialmente se somada a outras verificações de compliance necessárias para o processo de qualificação de fornecedores. 

Faça suas consultas públicas de temas relacionados a ESG, assim como o FSC, com o sistema automatizado da Linkana e aproveite mais agilidade e eficiência para essa operação, permitindo que a gestão de fornecedores possa se concentrar em decisões estratégicas e se livrar da burocracia.

Preencha o formulário abaixo e receba uma demonstração gratuita através do nosso diagnóstico de CNPJ.

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.