Compliance

Compliance

Compliance

O que é compliance ambiental? 3 motivos para se preocupar

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

26 de fevereiro de 2021

26 de fevereiro de 2021

26 de fevereiro de 2021

Eventos como os rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho, no estado de Minas Gerais, em 2015 e 2019, respectivamente, são apenas alguns dos casos que chamam a atenção para o impacto das atividades empresariais na natureza e na vida da população que habita ao redor das companhias.

A pressão pela adoção de boas práticas pelas empresas é tamanha que ganhou espaço até no Legislativo, por meio do projeto de lei 5442/19, que regulamenta o que é compliance ambiental em empresas públicas e privadas.

O projeto em questão, que ainda está tramitando, estabelece diretrizes para companhias cujas atividades econômicas exploram de forma potencialmente prejudicial o meio ambiente. 

A proposta tem por objetivo obrigar as companhias que se enquadram nesse perfil a adotarem boas práticas de compliance ambiental. Tanto que, uma das determinações, é a proibição de fomentos estatais, como financiamentos, para negócios que não contam com programas de conformidade ambiental ativo e funcional.

Se uma das premissas do seu negócio é operar com segurança e responsabilidade, é fundamental entender o que é compliance ambiental e como implantá-lo na organização.

Por isso, siga a leitura deste artigo e confira, agora mesmo, como isso pode ser feito.

O que é compliance ambiental?

Para explicarmos o que é compliance ambiental é preciso, primeiro, esclarecer o que significa e contempla esse termo.

Compliance, que também pode ser chamado de conformidade, pode ser definido como a adoção de práticas internas que garantem o cumprimento de requisitos e regulamentos pertinentes ao ramo de atuação de uma empresa.

Partindo desse princípio, podemos dizer que compliance ambiental é um conjunto de ações que permitem a um negócio atender às exigências referentes à prevenção do meio ambiente e à mitigação dos impactos que suas atividades econômicas causam à natureza.

Muitas empresas olham para o que é compliance ambiental e enxergam como um programa complexo pela série de requisitos necessários. Mas quais seriam esses critérios?

Isso depende das regulamentações exigidas pelo ramo de atuação e pelas agências ambientais da cidade, estado ou país onde a empresa está localizada.

Enquanto uma empresa rural pode ter alguns regulamentos estaduais a cumprir, uma multinacional localizada em São Paulo terá uma série de regulamentos das esferas municipal, estadual e federal.

Apesar dos requisitos mudarem, existem alguns pontos que grande parte das organizações precisam estar em conformidade, tais como:


  • relatórios do direito de saber da comunidade;


  • autorização para manejo das águas pluviais;


  • documentos que comprovam a situação do gerador de resíduos;


  • certidões de tanques de armazenamento de materiais como combustíveis, químicos e solventes.


E se você quer aprender ainda mais sobre o que é compliance ambiental, a OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, realizou um evento somente para falar sobre essas práticas, o qual pode ser assistido logo a seguir:


https://www.youtube.com/watch?v=1ye7pzwxH_w


Mas por que devo me preocupar com o compliance ambiental?

Ainda que o conceito sobre o que é compliance ambiental seja claro, muitos gestores questionam: “Se é tão trabalhoso, por que vou perder tempo e dinheiro olhando para isso?”. 

Podemos apontar, pelo menos, três boas razões, que são:


  • prejuízo financeiro;


  • reputação empresarial;


  • problemas na cadeia de suprimentos.


Prejuízo financeiro

De acordo com informações publicadas no site Estadão, o Banco Santander já foi multado no valor de R$ 47,5 milhões pelo Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, por financiar cultivos de grãos em áreas embargadas.

Nenhuma empresa quer sofrer prejuízo, por isso, o investimento em compliance ambiental pode sair bem mais barato do que o pagamento de multas

Reputação empresarial

A reputação de uma empresa é um dos atributos mais difíceis de conseguir e o mais fácil de perder. Por isso, ela deve ser tratada com seriedade pelos gestores. 

Como a sustentabilidade é uma tendência global, o público valoriza as empresas que atuam de forma ecologicamente sustentável e critica as que descumprem o compliance ambiental, prejudicando a reputação corporativa em diferentes âmbitos.

Problemas na cadeia de suprimentos

Suponhamos que a sua empresa está seguindo todas as regulamentações do compliance ambiental, mas o seu principal fornecedor está despejando resíduos em um lago. 

Ele é embargado e, por conta disso, não consegue mais honrar com as demandas e contrato firmado entre vocês.

Por situações como essa é que se torna tão importante aplicar o compliance ambiental na própria empresa e trabalhar apenas com parceiros que tenham o mesmo propósito

Para garantir um compliance ambiental permanente, existem softwares como o da Linkana, que renova automaticamente certidões, consultas e documentos relativos ao meio ambiente e órgãos competentes por meio de robôs, tornando o processo bem mais simples, eficiente e escalável para toda a base de fornecedores ativos.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Como usar o PARE para implementar o compliance ambiental na minha empresa?

PARE é a sigla de uma estratégia de implementação de processos que pode ser usada para a estruturação do compliance ambiental ao seu negócio.

Essa metodologia é formada por quatro etapas:


  • P: preparar


  • A: arrumar 


  • R: registrar


  • E: ensinar


Preparar

Para iniciar a implementação, é importante saber os pontos que deverão ser trabalhados na empresa. Isso significa olhar para as legislações ambientais que se aplicam ao ramo ou localização da empresa, e entender quais delas já estão sendo seguidas pela companhia.

Enquanto algumas áreas, como a mineração e manufatura, são mais rigorosas, também existem estados e cidades que são mais rigorosos que os outros, independentemente do segmento empresarial. 

Cabe a sua empresa analisar as particularidades que a compõem e quais leis ambientais precisam ser seguidas à risca.

Arrumar

Após todos os pontos de relevância serem levantados, começa a organização e a criação de um plano de compliance ambiental. 

Isso inclui passos como:


  • formação de uma equipe responsável pela implementação desse processo;


  • produção de uma lista de verificação de requisitos;


  • desenvolvimento de um calendário de conformidade para rastrear todas as renovações de licenças, documentos e relatórios.


Aqui, vale destacar que esse calendário é apenas um passo extra para quem não possui um software como o da Linkana

Afinal de contas, com nossas tecnologias de RPA e Machine Learning, todas as certidões, consultas e documentos poderão ser renovados ou solicitados ao fornecedor com alertas de risco em caso de inconformidades ou inconsistências nas informações.


Registrar

Os registros são de extrema importância em uma organização, pois são eles que comprovam quais requisitos estão sendo atingidos e quais medidas estão sendo tomadas para atender aos regulamentos recentemente descobertos pela equipe de compliance.

Essa documentação também deixa a companhia pronta para auditorias internas e externas, que são realizadas para comprovar que a empresa está atendendo ao que propôs ao implementar o sistema de compliance ambiental.

Ensinar

Apesar de a empresa ter um equipe com o olhar destinado ao compliance ambiental, é imprescindível que toda a organização seja educada sobre as políticas e procedimentos ambientais adotados.

Desde planos de prevenção até boas práticas na rotina de trabalho, seja transparente com os profissionais e mostre como e de qual maneira a companhia está investindo seus esforços para tornar a instituição mais consciente sobre o meio ambiente. 

Isso não só ajuda a reforçar as boas práticas, como também retém talentos e ajuda a fomentar sua reputação empresarial entre seus clientes internos e parceiros de negócio.

5 benefícios do compliance ambiental para sua empresa

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é compliance ambiental, resta apenas conhecer quais vantagens essa conformidade pode trazer para a sua empresa.

Entre os benefícios que mais se destacam estão:


  • realizar práticas alinhadas com as legislações voltadas para o seu negócio, evitando problemas com os órgãos fiscalizadores e pagamento de multas;


  • chamar a atenção, de maneira positiva, de potenciais investidores e novos consumidores;


  • fidelizar os clientes que já estão na sua base e que preferem se relacionar com marcas que respeitam o meio ambiente;


  • prezar boas parcerias com outras empresas e/ou abrir caminho para construção de novas cooperações empresariais;


  • promover a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.


Como a Linkana ajuda sua empresa a estar em compliance ambiental?

Um bom programa de compliance ambiental deve não só promover uma gestão eficiente dos riscos ambientais, como também se adequar às necessidades da instituição a fim de levar melhorias nas operações e na relação com o meio ambiente.

Mas, para esse cenário acontecer, é essencial que os fornecedores do seu negócio sigam a mesma premissa. Como ter certeza que seus fornecedores também estão em compliance ambiental?

A solução de ESG Rating da Linkana é uma das melhores maneiras de descobrir isso! 

O Linkana ESG Rating é uma ferramenta que pontua o risco ambiental, social e de governança das empresas que estão sendo avaliadas para serem fornecedoras do seu negócio.

Com isso, você consegue reduzir os riscos característicos desse tipo de contratação e garantir que estará fechando parcerias com fornecedores realmente comprometidos com o meio ambiente.

Preencha o formulário abaixo agora mesmo e confira como ter o Linkana ESG Rating na sua empresa!


Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement