Resources

Compliance

Compliance

Compliance

Red flag no compliance: 5 ações para proteger sua empresa!

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

May 20, 2023

May 20, 2023

May 20, 2023

Red flag no compliance é um termo usado para chamar a atenção para situações que aumentam os riscos que uma empresa pode enfrentar, decorrente de variados tipos de negociação, parcerias e estratégias.

Por exemplo, na gestão de fornecedores, as bandeiras vermelhas (tradução da expressão para o nosso idioma) podem indicar a necessidade de cautela referente a riscos operacionais, reputacionais e financeiros, decorrentes de fraudes e/ou documentações falsas apresentadas por esses parceiros.

Como você já deve saber, lidar com empresas fornecedoras que cometem atos ilícitos, descumprem leis e normas, ou estão envolvidas em crimes, pode afetar seriamente a imagem da sua marca, seu relacionamento com clientes e investidores e, consequentemente, sua lucratividade.

Por isso, tão importante quanto entender o que é red flag no compliance, é saber como evitar e lidar com essa situação, caso ela seja identificada no seu negócio.

Portanto, continue a leitura deste artigo e confira exatamente o que fazer frente a esse tipo de cenário.

O que é red flag no compliance?

Red flag no compliance pode ser definido como um sinal de alerta relacionado ao aumento do grau de risco de uma negociação, processo, parceria, entre outras atividades empresariais semelhantes.

A cor vermelha é atribuída a esse termo justamente para evidenciar os perigos identificados, os quais precisam ser combatidos o mais rápido possível, a fim de evitar sérios prejuízos para a empresa.

Isso significa que, na prática, o red flag em compliance é um indicativo de problema para a companhia, o qual, dependendo da origem e do grau, pode afetar seriamente sua reputação e saúde financeira.

Dica! Não deixe de ler este artigo: "Análise Financeira de Fornecedores: qual a importância, como fazer e principais indicadores"

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Exemplos de red flag em compliance na gestão de fornecedores

Trazendo esse conceito para a gestão de fornecedores — que é uma atividade passível de inúmeros riscos — alguns exemplos de bandeira vermelha em compliance que podemos citar são:


  • apresentação de documentos falsos;


  • participação em crimes e/ou atos ilícitos;


  • problemas financeiros do fornecedor.


Apresentação de documentos falsos

Infelizmente, pode acontecer de o fornecedor apresentar algum documento falso durante o processo de homologação. Comumente, essa atitude está relacionada a uma tentativa de  fazer parte da supply chain de uma empresa com exigências específicas.

Certificações ambientais são um bom exemplo de documentação falsa que pode ser apresentada. No entanto, a lista não se limita a esse tipo de comprovante. Mesmo um cartão de CNPJ pode ser falsificado, mudando o status da empresa de cancelado ou extinto para ativo e, com isso, fomentando a contratação.

Sobre essa conduta, vale a pena destacar que ela compromete a qualidade dos insumos e/ou serviços contratados, visto que o fornecedor pode declarar ser apto a algo que, na verdade, não é.

Por consequência, isso refletirá diretamente na qualidade das soluções que sua empresa entregará ao consumidor final.

Participação em crimes e/ou atos ilícitos

Outra importante red flag em compliance se refere ao envolvimento de fornecedores em crimes como lavagem de dinheiro, fraudes, corrupção, utilização de trabalho escravo, entre outros relacionados.

Ao trazer, ou manter, uma empresa com esse perfil na rede de abastecimento do seu negócio, a tendência é a imagem da sua marca ser seriamente comprometida.

Isso acontece porque seus stakeholders podem vincular o nome do seu negócio a esses atos. E mesmo se não houver participação direta, sua companhia pode ser acusada de fomentar essas práticas ilegais.  

O resultado é o aumento do risco financeiro para sua empresa, pois, nessas situações, é extremamente comum os consumidores deixarem de adquirir itens e/ou serviços da marca, e os investidores não realizarem mais aportes. 

Problemas financeiros do fornecedor

E por falar em riscos financeiros, quando o fornecedor está passando por esse tipo de situação, seu negócio também pode ser prejudicado.

Por exemplo, se durante a homologação não for identificado que a empresa fornecedora está respondendo processos indenizatórios, ou com pedido de falência em aberto, há uma séria ameaça de desabastecimento, decorrente da possibilidade de o fornecedor encerrar as atividades sem qualquer aviso.

Quando uma situação desse tipo acontece, o fluxo de abastecimento dos contratantes é interrompido e, por consequência, a continuidade de suas produções e entregas para os clientes finais, afetando todos os processos e dinâmica.

Aproveite e leia também: "Gestão de riscos de fornecedores: TUDO sobre como mitigar ameaças!"

Como evitar red flag no compliance na gestão de fornecedores?

Existem algumas boas práticas que você pode adotar para evitar red flag no compliance da gestão de fornecedores da sua empresa.


Algumas das mais relevantes são:


  • analise e valide os documentos apresentados pelas empresas fornecedoras;


  • treine adequadamente seu time de compras e procurement;


  • crie códigos de conduta e políticas internas;


  • acompanhe o desempenho dos fornecedores periodicamente;


  • automatize os processos do seu negócio.


Analise e valide os documentos apresentados pelas empresas fornecedoras

Todos os documentos apresentados pelas empresas fornecedoras devem passar por um rigoroso processo de verificação e validação. Somente dessa forma você terá certeza se as documentações apresentadas são verdadeiras ou não.

Estruturar um checklist para essa análise costuma ajudar bastante para que nenhum documento deixe de ser analisado e, com isso, que detalhes importantes não passem despercebidos.

Treine adequadamente seu time de compras e procurement

Quanto mais treinados estão os profissionais, menor a chance de cometerem erros na realização de suas tarefas.

Por isso, é tão importante treinar os colaboradores da área de compras e procurement, bem como renovar esse conhecimento de tempos em tempos, para que se mantenham alinhados às novas práticas do mercado.

Crie códigos de conduta e políticas internas

Códigos de conduta e políticas internas são diretrizes que têm por objetivo direcionar a postura, o comportamento e a conduta dos profissionais da sua empresa e dos fornecedores contratados.

A ideia com essa abordagem é diminuir os riscos por meio de orientações sobre como devem agir perante variadas situações desse relacionamento. Além disso, esses documentos são importantes para deixar claro para todos as punições que podem ocorrer quando algo ilícito é comprovado.

Acompanhe o desempenho dos fornecedores periodicamente

Ainda que uma empresa fornecedora tenha sido aprovada em todas as etapas da homologação, não quer dizer que ela não traga mais nenhum risco para o seu negócio. Afinal, a situação dela pode mudar a qualquer momento.

Devido a isso, é essencial o acompanhamento pontual e periódico do desempenho dos fornecedores, a fim de verificar se estão gerando novas ameaças para sua companhia, dando a chance de saná-las tão logo forem constatadas.

Automatize os processos do seu negócio

Todavia, realizar manualmente todas as ações preventivas que citamos até agora é algo, praticamente, impossível. Assim, a melhor maneira de fazer tudo isso de forma precisa e eficaz, é contando com um software de gestão de fornecedores com funcionalidades que vão de ponta a ponta.

O sistema da Linkana, por exemplo, oferece para você as seguintes funcionalidades:











Extra! Entenda mais sobre o Linkana ESG Rating!

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Quer todas essas funcionalidades na sua empresa? Então preencha agora o formulário abaixo e confira como!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market