Resources

ESG

ESG

ESG

Oekom Research: o que é e como funciona o rating de sustentabilidade?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

July 25, 2023

July 25, 2023

July 25, 2023

A Oekom Research é uma das mais importantes e principais agências do mundo voltada para rating de sustentabilidade.

Um dos principais objetivos de sua atuação é entregar para investidores informações relevantes sobre boas práticas ESG adotadas pelas empresas avaliadas. 

Com isso, eles podem embasar as tomadas de decisão e trazer para suas redes de investimento negócios sustentáveis e com real potencial de retorno financeiro enquanto se mantêm engajados com princípios sociais, ambientais e de governança.

Além disso, as análises do portfólio ESG das organizações revelam para os gestores pontos positivos das ações adotadas e o que precisa ser melhorado, dando-lhes a chance de adequar a companhia ao cenário sustentável esperado por seus stakeholders. 

Em suma, é possível dizer que o papel dessa agência é mensurar e entregar resultados de rating ESG para empresas dos mais variados portes e segmentos, se posicionando como um importante parceiro de investidores institucionais.

E  por quais motivos é importante consultar ratings de sustentabilidade? Como isso se aplica à gestão de fornecedores? Existe uma maneira simples, prática e rápida de fazer isso com empresas brasileiras?

Continue a leitura deste artigo e confira essas e outras respostas sobre o tema!

Quem é Oekom Research? 

A Oekom Research é uma das principais agências do mundo voltada para o ramo de investimento sustentável.

Para entregar ratings de sustentabilidade aos investidores parceiros e prestadores de serviços financeiros que utilizam seus serviços, a agência analisa empresas e países quanto aos seus desempenhos ambientais e sociais.

Basicamente, o papel da Oekom Research é identificar companhias que se destacam devido a gestões responsáveis com foco na sociedade e no meio ambiente.

A agência também elabora, junto de seus parceiros e clientes, planos de investimento sustentáveis, fomentando o aproveitamento de oportunidades de aplicações, com foco em ESG, geradas por variados mercados.

Aqui, é interessante você saber também que essa entidade foi fundada em 1993, e tem sede em Munique, na Alemanha. Segundo dados citados em seu site oficial, desde dezembro de 2016, suas análises influenciaram cerca de US$ 1,6 trilhão em ativos sob gestão.

Isso acontece decorrente do seu apoio nas tomadas de decisão de investidores socialmente responsáveis e do fornecimento de soluções sob medida para a estruturação de parcerias alicerçadas em boas práticas ESG.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como funciona o rating de sustentabilidade da Oekom Research?

O rating de sustentabilidade da Oekom Research funciona com base em informações públicas encontradas em sites e relatórios anuais emitidos e fornecidos pelas próprias empresas quanto às suas abordagens ESG.

A partir desses dados, a agência considera e avalia a responsabilidade das companhias em relação aos seus índices de sustentabilidade social e ambiental. 

Por ser uma organização voltada para a classificação de ativos sustentáveis, também fazem parte dessa análise critérios como:

  • gestão ambiental;

  • governança corporativa;

  • sustentabilidade de produtos e/ou serviços;

  • tratamento de colaboradores, fornecedores e demais parceiros.

Todo esse processo é feito a partir de indicadores próprios criados para cada setor econômico. Para chegar ao resultado, a agência utiliza essas diretrizes e faz um comparativo entre o índice alcançado pela empresa avaliada e a matriz de sustentabilidade definida para o segmento.

As pesquisas da Oekom Research são tão precisas, confiáveis e de alta qualidade, que se tornaram uma das mais importantes ferramentas de tomada de decisão usadas por investidores institucionais que buscam vantagens competitivas em investimentos sustentáveis.

Leia também: "Riscos ESG de fornecedores: quais os principais e como mitigá-los?"

Qual a importância dos ratings de sustentabilidade na gestão de fornecedores?

Pensando na realização de uma boa gestão de fornecedores, a ideia é identificar quanto a empresa fornecedora que está na sua base, ou que pretende contratar, tem compromisso com boas práticas socioambientais e de governança.

Ao ter essa resposta, você consegue mensurar o grau de risco que essa parceria pode trazer para o seu negócio e, com base nessa informação, analisar se vale a pena ou não continuar com essa relação comercial.

Aqui, estamos nos referindo a, por exemplo, ter na sua rede de abastecimento fornecedores que desrespeitam os direitos humanos, agridem o meio ambiente, entre outras atitudes que vão contra os pilares ESG.

Quando isso acontece, sua empresa está passível de sofrer os reflexos desses comportamentos inadequados, condição que pode impactar negativamente sua parte financeira, jurídica, de compliance, reputacional, entre outras.

Como você deve estar imaginando neste momento, situações como essas refletem diretamente no relacionamento com seus stakeholders, afetando o poder de atração e fidelização da marca, participação de mercado, volume de vendas e, por fim, na lucratividade. 

Não deixe de conferir este artigo: "Conheça os 4 principais riscos ESG para a sua empresa e como evitá-los com 3 dicas"

Como consultar ratings de sustentabilidade? 

E como consultar ratings de sustentabilidade de empresas que não foram avaliadas pela agência que citamos ou outras? Uma das melhores maneiras de fazer isso é utilizando ferramentas próprias para esse tipo de análise, como o Linkana ESG Rating.

O Linkana ESG Rating é uma solução que analisa automaticamente o percentual de riscos socioambientais e de governança que um fornecedor pode trazer para sua empresa.

Considerando dados, informações e documentos apresentados pelas próprias empresas fornecedoras, essa ferramenta da Linkana faz a mensuração automática desses critérios, ajudando na sua tomada de decisão quanto à contratação ou não. 

ESG rating Linkana

Entenda melhor como funciona o Linkana ESG Rating assistindo a este vídeo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana!

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

O que mais a Linkana oferece para melhor sua gestão de fornecedores?

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Além da solução voltada para ratings ESG, existem diversas outras funcionalidades que você só encontra no nosso sistema, bem como nossos diferenciais, que são:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como levar tudo isso para sua empresa!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market