Resources

ESG

ESG

ESG

ESG no setor de turismo: por que se tornou tão importante?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 16, 2022

October 16, 2022

October 16, 2022

O ESG no setor de turismo tem como objetivo trazer para esse segmento boas práticas ambientais, sociais e de governança. No entanto, ainda que necessário e esperado por clientes e investidores, esse conceito não tem sido adotado como esperado.

Um levantamento internacional feito pelo Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, FecomercioSP, revelou que existe a deficiência e, até mesmo, a ausência de políticas sustentáveis para esse segmento em diversos países.

Das 101 nações analisadas pela entidade, 45% fizeram referências superficiais sobre o tema ESG, inclusive com citações mínimas de dados reais sobre o uso sustentável, ou não, dos recursos naturais disponíveis. E somente 2% apresentaram dados e objetivos tangíveis.

Outro ponto preocupante identificado pelo Comitê ESG da FecomercioSP é o greenwashing, que consiste em omitir e/ou modificar os impactos reais que as ações de uma empresa provocaram no meio ambiente.

De acordo com o comitê, 25% de tudo o que é apresentado pelas grandes empresas do ramo de turismo de todo o mundo são comunicados irreais, a exemplo de selos e certificados "verdes".

A questão é que o ESG no setor de turismo não deve ser visto apenas como uma prática para gerar uma imagem positiva sobre a companhia

Os gestores precisam ter em mente que essa é uma forma de preservar o meio ambiente, a população que vive em torno dos lugares explorados (inclusive gerando oportunidade de crescimento para a comunidade) e, em uma visão mais ampla, cuidar do futuro da humanidade.

Siga a leitura deste artigo e confira, em detalhes, a importância de ESG para o setor de turismo no Brasil e no mundo.

Qual a importância do ESG no setor de turismo?

É possível dizer que o ESG no setor de turismo é importante por quatro fatores principais, que são:

  • preservar o meio ambiente;

  • gerar oportunidades de crescimento para a comunidade local;

  • atender ao novo comportamento dos turistas;

  • melhorar o relacionamento com investidores e parceiros de negócio.


Preservar o meio ambiente

A letra E dessa sigla representa o termo "environmental", que traduzido para o português diz respeito ao meio ambiente. Trazendo esse conceito para o ramo de turismo, a ideia é que os passeios sugeridos para os turistas gerem o mínimo de impacto possível na natureza.

Uma forma de conquistar esse objetivo é pelo chamado "turismo sustentável", que tem como premissa atender as necessidades dos viajantes e das comunidades receptoras simultaneamente.

O gerenciamento dessa abordagem deve ter como base os três pilares esse conceito:

  • ambiental: cuidado e preservação da natureza;

  • econômico: apoio e incentivo aos comércios locais;

  • social: valorização da cultura e hábitos da região.

Gerar oportunidades de crescimento para a comunidade local

Ainda considerando esse princípio de turismo sustentável, a aplicação de ESG nesse setor ajuda a  promover o crescimento econômico da comunidade receptora.

O objetivo, nesse caso, é quase que uma abordagem compensatória, na qual se troca a exploração do local (sem afetar o meio ambiente) por oportunidades de expansão financeira para a população local.

Pequenos restaurantes com comidas típicas, venda de artesanato, apresentações culturais, são alguns exemplos de negócios que podem ser incluídos nesse conceito de maneira positiva e benéfica para todos os envolvidos.

Atender ao novo comportamento dos turistas

O Relatório Booking.com de Viagens Sustentáveis revelou importantes dados sobre a importância do ESG no setor de turismo e as percepções atuais dos turistas quanto a essa prática.

Segundo esse levantamento, 59% dos viajantes querem deixar os lugares que visitam melhor do que quando encontraram.

Outros pontos de vista que refletem o novo comportamento dos turistas são:

  • 81% dos viajantes de todo o mundo afirmam que viajar de forma sustentável é importante para eles;

  • a busca por hotéis sustentáveis chegou a 70% em 2022. Em anos anteriores era de 34% em 2016, e 65% em 2017;

  • 78% dos turistas globais pretendem se hospedar em hotéis sustentáveis no próximo ano, ao menos uma vez;

  • 23% optaram por viajar para lugares próximos de suas residências a fim de reduzir a emissão de carbono na atmosfera.

Em resumo, definir ações que ajudem a atender essas necessidades é uma maneira de atrair mais clientes para o setor, bem como de fidelizar aqueles que mudaram seus comportamentos ao longo dos anos.

Dica de leitura: "Políticas ESG: o que são e quais você deve adotar na sua empresa"

Melhorar o relacionamento com investidores e parceiros de negócio

Conforme o levantamento EY Global Institutional Investor Survey, mencionado em uma matéria do site Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, o ESG impacta as tomadas de decisão de investidores.

De acordo com o resultado da pesquisa feita pela consultoria, 90% dos participantes afirmam que os resultados ESG apresentados pelas empresas ajudam a decidir se investirão, ou não, na companhia. Também por essa razão é tão importante não adulterar e/ou omitir resultados de ESG. 

Mas além de contribuir para o crescimento da companhia ao atrair os olhares de investidores, é preciso considerar que a implementação desse conceito também ajuda a melhorar o relacionamento com fornecedores e com demais parceiros de negócio.

Por exemplo, para trabalhar com turismo sustentável, é fundamental que todos os membros dessa cadeia estejam alinhados no que se refere às boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Do contrário, pode haver ruídos nesse relacionamento, o que tende a comprometer o fluxo de abastecimento e, por consequência, a qualidade do que é entregue para o cliente final.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


5 ações de ESG no setor de turismo e no ramo de hotelaria

Algumas ações de ESG para o setor de turismo e para o ramo de hotelaria que podem ser implementadas para atender todo o cenário que acabamos de citar são:

  • identificação de índices de consumo e de desperdício de água e energia elétrica, buscando métodos mais sustentáveis;

  • procura por meios de realizar um melhor descarte de resíduos, assim como de 

consideração do comportamento social da empresa, a exemplo da valorização dada aos funcionários e à comunidade ao redor;

  • adoção de estratégias para reduzir, ou mesmo eliminar, a emissão de carbono no meio ambiente.


Quer saber outras vantagens do ESG na sua empresa? Então baixe agora mesmo este infográfico:

E para encontrar fornecedores alinhados com esse conceito, conte com a solução da Linkana, o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market