Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

5 passos para contratar a melhor empresa de limpeza terceirizada para suas necessidades

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 7, 2022

April 7, 2022

April 7, 2022

A pandemia da Covid-19 acendeu uma série de alertas na sociedade, como a importância da higiene pessoal e da limpeza em áreas comuns. Com essa maior evidência do setor de serviços relacionados com a limpeza, as empresas de limpeza terceirizadas ganharam destaque e viram seus números subirem entre 2020 e 2021.

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mais de 47% das franquias de serviços de limpeza conseguiram manter ou expandir seus planos. Segundo a ABF, o setor registrou um aumento de cerca de R$ 1,5 bilhão no faturamento. 

E essa ascensão tende a ser generalizada, o que inclui tanto a prestação de limpeza em residências quanto em empresas e indústrias. Isso significa mais investimentos no setor e um aprimoramento de serviços que refletem na qualidade recebida pelo contratado.

Se você está interessado em contratar uma empresa de limpeza terceirizada, esse conteúdo é para você. Tenha uma boa leitura!

Quais são os benefícios em contratar uma empresa de limpeza terceirizada?

Antes de explicarmos como contratar uma empresa de limpeza terceirizada, achamos válido trazer alguns dos benefícios que esse tipo de serviço pode oferecer à sua corporação. Ao considerar esse tipo de investimento, sua empresa:

  • melhorará a manutenção e limpeza do espaço corporativo, contando com profissionais da área;

  • economizará tempo com a gestão de funcionários, anteriormente gasto na criação de escalas e definição de folgas dos colaboradores da área;

  • deixará de ter problemas relacionados com faltas, já que as empresas possuem um quadro de funcionários extenso com folguistas que podem cobrir os faltantes;

  • reduzirá os gastos com folhas de pagamentos e equipamentos;

  • transferirá a responsabilidade de gestão e riscos trabalhistas para o parceiro contratado;

  • terá profissionais com ferramentas e tecnologias de trabalho mais recentes sem custos adicionais.

Como contratar uma empresa de limpeza terceirizada?

Como você pôde ver acima, são vários os benefícios que esse tipo de parceria pode oferecer à sua corporação. Se você ficou interessado nessa contratação, nós preparamos um guia com alguns passos que facilitarão esse processo. Confira!

1º passo - Entender quais são as suas necessidades

Ao contrário do que muitos pensam, as empresas de limpeza terceirizadas não “fazem de tudo um pouco”. Isso porque elas costumam se especializar em diferentes áreas, como:

  • limpeza corporativa;

  • limpeza hospitalar;

  • limpeza industrial;

  • limpeza residencial.

Isso significa que indicações de colegas nem sempre podem ser válidas, já que essa parceria dependerá de encontrar uma terceirizada que ofereça o tipo de limpeza que sua empresa busca.

Ademais, é importante listar todos os itens que sua companhia busca nessa contratação. Vale ressaltar que alguns parceiros podem oferecer itens adicionais ao trabalho de limpeza, como:

  • jardinagem;

  • limpeza de fachadas;

  • higienização de carpetes e estofados;

  • descontaminação e desinfecção de superfícies;

  • limpeza de computadores e hardware.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

2º passo - Busque possíveis parceiros

Atualmente, é possível encontrar possíveis parceiros em uma série de espaços. Se sua busca se iniciar pelo Google, não se atenha às primeiras aparições das palavras-chave. 

Seja consistente e adicione termos essenciais, como “empresa de limpeza”, “fornecedor de facilities” ou outros termos relacionados que você considere relevantes. 

Vale lembrar que um bom posicionamento no Google nem sempre é sinal de confiabilidade. Por isso, é necessário colocar prioridade nessa tarefa e exercê-la com calma e olhar crítico.

Mas não se atenha a pesquisa online: você pode encontrar ótimos fornecedores na rua. Entre em contato com empresas parceiras ou visite espaços públicos com funções parecidas com a sua corporação para descobrir quais empresas de limpeza terceirizadas foram as escolhidas.

3º passo - Selecione com base na reputação e experiência

Apesar de cada empresa ter diferentes necessidades com uma empresa de limpeza terceirizada, duas exigências que não podem ser ignoradas é a experiência e reputação dos possíveis parceiros.

A empresa que possui uma boa reputação corporativa pode garantir uma vantagem competitiva de grande relevância. Isso porque essa visão positiva de terceiros refletirá na sua corporação, que ganhará mais status e confiança pelos consumidores em potencial.

Já a experiência comprova, em grande parte das vezes, a experiência e qualidade do serviço prestado. Afinal, quem sobrevive no mercado há anos está fazendo algo de certo, não é mesmo?

Leia também: Critérios de seleção de fornecedores: 10 pontos essenciais para avaliar

4º passo - Homologação dos finalistas

Para escolher a melhor das empresas de limpeza terceirizadas, você fará agora o passo mais importante de toda essa jornada: a homologação dos fornecedores

Nela, sua equipe realizará análises de informações públicas e privadas das empresas candidatas para encontrar os fornecedores que não só oferecem o melhor custo-benefício, mas também atendem às diretrizes de Compliance e governança corporativa.

Esse passo pode ser trabalhoso, mas é essencial para o sucesso da parceria. Por isso, vale analisar o investimento em um software de homologação e qualificação de fornecedores para ajudar a sua equipe.

É o que faz a Linkana. Com tecnologias como machine learning e Robot Process Automation (RPA), lhe ajudamos a realizar a análise automatizada de documentos públicos de empresas, o que torna mais rápido e eficiente a homologação de fornecedores.

5º passo - Produção do contrato 

Você finalmente escolheu a empresa de limpeza terceirizada que atende às suas necessidades com qualidade, segurança e custo-benefício. Entretanto, antes de comemorar a parceria temos um último passo que garantirá o sucesso dessa relação: o contrato de fornecedor.

Nesse contrato estão previstas as entregas e os prazos que o contratado deve fazer ao contratante com o valor investido. Com ele, sua empresa se protege de situações de risco e agrega mais segurança e responsabilidade aos seus processos. Ou seja, todos ganham!

Entendeu como contratar uma empresa de limpeza terceirizada?

Esperamos que com esse conteúdo você tenha entendido como garantir uma parceria de sucesso com uma equipe de limpeza. E não se esqueça que nosso software pode ajudar a  levar mais segurança e agilidade para a contratação, homologação e gestão dessa parceria.

Com nosso SaaS, nós possibilitamos que você:

  • adicione fornecedores preenchendo o mínimo de informações possíveis;

  • consulte mais de 50 bases públicas automaticamente e conheça nosso algoritmo que te guia ao longo do processo;

  • nós coletamos os demais documentos e questionários de checklists 100% customizados para você;

  • mitigue riscos e acompanhe a performance de seu fornecedor de maneira simplificada e eficaz;

  • todas as informações públicas ou privadas sempre atualizadas, sem complicação.

Se você se interessou pela Linkana, preencha o formulário abaixo para começar a sua jornada em direção de mais segurança e controle:

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market