Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Classificação de fornecedores: qual a importância e como realizar?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

July 18, 2023

July 18, 2023

July 18, 2023

A classificação de fornecedores é um processo que atribui valores e características às empresas fornecedoras, a fim de criar um ranking em relação aos produtos e/ou serviços oferecidos.

Para esse conceito ficar mais claro, imagine que seu negócio tenha cinco potenciais fornecedores para entrega de uma determinada matéria-prima. A pergunta que fica é: qual deles escolher?

Comumente, o preço seria a primeira característica considerada, mas será que outros critérios, como compliance, estão compatíveis e justificam contratar o fornecedor que cobra mais barato?

Como você já deve estar imaginando, o rating de fornecedores, como também pode ser chamado esse processo, é uma maneira de encontrar a melhor empresa fornecedora, considerando as opções que tem de contratação.

Para isso, são considerados diversos fatores, de acordo com as necessidades e expectativas do seu negócio.

Neste artigo, falaremos sobre o que é classificação de fornecedores, por quais motivos ela é tão importante, os requisitos que devem ser considerados, e muito mais sobre o tema. Siga a leitura e confira tudo agora mesmo!

O que é classificação de fornecedores?

Classificação de fornecedores, ou rating de fornecedores, é uma atividade que tem por objetivo criar um ranking de empresas fornecedoras. A ideia por trás desse processo é facilitar a identificação do melhor fornecedor para a empresa.

Como comentado logo na abertura, geralmente o preço é um dos primeiros critérios analisados sempre que um produto ou serviço precisa ser contratado. Porém, considerando cenários corporativos cada dia mais competitivos, pensar em economizar nem sempre é uma boa alternativa.

A qualidade, por exemplo, está entre os pontos fundamentais de um bom rating de fornecedores. Afinal, tudo o que sua companhia adquirir com esses parceiros, refletirá diretamente nas soluções entregues aos seus clientes finais.

Por conta disso, na hora de estruturar um rating de fornecedores para o seu negócio, é essencial ponderar sobre requisitos que influenciam seu fluxo operacional como um todo, e não apenas características de diferenciação isoladas.

Dica! Aproveite e leia também este artigo: "Critérios de qualificação de fornecedores: quais são e como analisar?"

Quais são os principais requisitos para classificação de fornecedores?

Os principais requisitos para classificação de fornecedores são aqueles compatíveis com a dinâmica, necessidades e expectativas do seu negócio

Na prática, isso quer dizer que cada empresa tem total liberdade para montar um ranking de fornecedores com critérios alinhados àquilo que precisa para entregar os melhores produtos e/ou serviços para seus clientes.

Dito isso, a pergunta que deve estar na sua mente agora, provavelmente é: "Então, como definir parâmetros para rating de fornecedores?". 

Mesmo que cada companhia tenha suas particularidades de supply chain, há alguns fatores comuns a todos os negócios que devem compor essa classificação. São eles:

  • preço;

  • qualidade;

  • pontualidade na entrega;

  • nível de parceria;

  • riscos.

Preço

Ainda que o valor cobrado não deva ser tratado como o principal critério em um rating de fornecedores, é certo que ele não pode ser ignorado. Afinal, a gestão financeira da companhia precisa estar alinhada com suas necessidades de abastecimento.

Todavia, é fundamental não se esquecer que buscar saving a todo custo pode comprometer a qualidade dos insumos ou serviços recebidos, o relacionamento com os fornecedores, e até mesmo aumentar o risco gerado por essa parceria.

Isso pode acontecer quando se busca empresas fornecedoras mais baratas em detrimento a requisitos como compliance, atendimento dos pilares ESG, e outros relacionados.

Assim, na classificação de fornecedores, o preço precisa ser analisado, mas o olhar também deve estar voltado para o custo-benefício, formas e meios de pagamento oferecidos.

Leia também: "7 técnicas para aprimorar sua negociação com fornecedores"

Qualidade

E por falar em qualidade, essa deve ser equiparada aos valores cobrados pela empresa fornecedora, mas, principalmente, ao impacto que terá na oferta final dos produtos ou serviços do seu negócio.

Por esse motivo, ao estruturar o rating de fornecedores da sua companhia, avalie a qualidade do que é oferecido, quanto isso custará a mais e quais resultados esse critério pode trazer para o seu fluxo operacional.

Aqui, é preciso ter em mente que esse requisito afeta diretamente o nível de satisfação do seu público-alvo, o relacionamento que tem com eles e, consequentemente, o volume de vendas e de faturamento.

Pontualidade na entrega

A pontualidade na entrega segue o mesmo princípio, pois de nada adianta ter um fornecedor com preço bom e qualidade alta, se os prazos de abastecimento não forem cumpridos.

Quanto a isso, considere o reflexo que os atrasos causa na produtividade da sua empresa e, especialmente, na entrega do produto/serviço ao cliente final.

Pense que atrasos também afetam seriamente a imagem do seu negócio e a relação que têm com seus consumidores, podendo, inclusive, levar à perda de boas vendas.

Nível de parceria

Outro importante parâmetro para rating de fornecedores é o nível de parceria que foi formada entre vocês. Isso acontece porque, quando se tem um acordo benéfico já estruturado, questões como negociação de preços e prazos tendem a ser mais fáceis de serem feitas.

Dependendo do cenário e do momento que sua empresa está vivendo, prezar por um relacionamento estratégico com fornecedores pode trazer tantos resultados positivos quanto os outros requisitos considerados na classificação.

Riscos

A análise de risco é um critério primordial na formação de um rating de fornecedores. É por ela que sua empresa consegue se proteger de ameaças financeiras, judiciais, de reputação, de desabastecimento, entre outras relacionadas que comprometem a dinâmica e crescimento do negócio.

Nessa verificação, é importante considerar diversos requisitos da empresa fornecedora, por exemplo:

  • compliance com leis e normas relacionadas ao setor de atuação;

  • atendimento às leis trabalhistas;

  • alinhamento com boas práticas ESG;

  • envolvimento, ou não, com crimes como corrupção e lavagem de dinheiro;

  • citação na lista suja do trabalho escravo;

  • indicadores de boa saúde financeira da empresa.

Considerando que são vários os pontos a serem analisados, o ideal é automatizar esse processo, por meio de ferramentas próprias para esse tipo de tarefa.

O Linkana ESG Rating, por exemplo, é uma ferramenta de análise de riscos socioambientais e de governança. Ela mensura o nível de ameaça, considerando esse pilares, que um fornecedor pode trazer para sua empresa.

Confira este vídeo com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, e entenda mais sobre o Linkana ESG Rating.

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Qual a importância da classificação de fornecedores?

Essa classificação é importante para formar um ranking de fornecedores e, com isso, ajudar você e seu time de compras e procurement a terem uma visão rápida e precisa das empresas fornecedoras mais qualificadas para atender seu negócio.

Ferramentas como o Linkana ESG Rating e o Linkana Financial Rating tornam esse processo muito mais fácil, dinâmico e otimizado, ao mesmo tempo em que contribui para mitigar diversos riscos característicos desse tipo de contratação.

Saiba ainda que a Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo, agende uma demonstração e confira tudo o que a Linkana oferece para aprimorar sua gestão de fornecedores!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market