Compras

Compras

Compras

Qual a real importância do treinamento de equipe de compras?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

10 de novembro de 2022

10 de novembro de 2022

10 de novembro de 2022

Se a área de compras e procurement de uma empresa deve ser vista e tratada como um dos pilares para o seu crescimento, por que não dar o mesmo tratamento aos profissionais que são responsáveis pelo funcionamento desse setor, não é mesmo?

Aqui estamos falando sobre, por exemplo, oferecer um bom e atualizado treinamento de equipe de compras.

Essa prática, além de contribuir para elevar o conhecimento dos colaboradores desse setor, dando-lhes mais segurança em suas ações, também pode gerar para a companhia resultados positivos, como: 


  • aumento do nível de satisfação dos clientes internos e externos;


  • redução dos custos operacionais;


  • aumento do faturamento.


Um dos principais motivos é que colaboradores devidamente treinados sabem exatamente como agir nos mais diferentes cenários, adaptando-se melhor e, com isso, buscando os melhores resultados para a companhia.

Somado a esse fator, com as devidas capacitações, os funcionários do setor de compras e procurement se modernizam. Assim, conseguem adotar com facilidade práticas atualizadas, alinhando suas ações ao que está sendo praticado por outras companhias, melhorando o relacionamento com fornecedores e terceiros.

Como você pôde ver, o treinamento de equipe de compras é bastante benéfico, tanto para a sua empresa quanto para os seus funcionários — e, por consequência, para seus clientes e parceiros de negócio.

Apesar de muitos gestores entenderem quanto isso é importante, uma dúvida que boa parte desses líderes têm é: como treinar equipe de compras adequadamente? Outra que pode surgir é: o que considerar na hora de promover ou contratar um treinamento para profissionais dessa área? 

São esclarecimentos como esses que você terá agora, neste artigo. Por isso, siga a leitura deste artigo para conferir as respostas.

Por que um bom treinamento de equipe de compras é importante?

Assim como elucidamos logo na abertura deste conteúdo, um bom treinamento de equipe de compras é importante porque traz uma série de vantagens, tanto diretamente para a carreira e atuação desses profissionais quanto para o crescimento da empresa

Na lista de retornos que podem ser obtidos ao oferecer a capacitação adequada para os colaboradores desse setor, as de maior destaque são:


  • modernização dos processos internos;


  • melhora nas tomadas de decisão;


  • aumento da capacidade da empresa de se ajustar a novos cenários.


Modernização dos processos internos

Quando os profissionais do setor de compras e procurement participam de treinamentos, sejam internos ou externos, seus conhecimentos são atualizados com o que há de mais novo no mercado de supply chain.

Ainda que nem todos estejam presentes em um treinamento de equipe de compras, esse aprendizado pode ser multiplicado por aqueles que participaram com os demais membros do time.

Isso também pode ser dividido com os gestores, especialmente quando essa capacitação traz uma luz sobre a necessidade de modificar os processos até então adotados pela empresa.  

Aqui é bem importante destacarmos que funcionários treinados adequadamente e com conhecimentos atualizados, podem trazer bons insights para melhorar as práticas implementadas na companhia, contribuindo para a obtenção de resultados melhores.

Não deixe de ler este artigo: "Como convencer seu chefe a contratar a Linkana? 4 maneiras para motivá-los

Melhora nas tomadas de decisão

Quanto mais capacitado um profissional é, mais segurança tem para desempenhar a sua função. Trazendo isso para o setor de supply chain, estamos falando sobre ter o conhecimento necessário para boas tomadas de decisão.

Quanto a isso, vale lembrar que muitas empresas estão adotando as metodologias ágeis no departamento de compras. Uma das premissas desse método é justamente a formação de equipes mais enxutas, dinâmicas e autônomas, a fim de terem a capacidade de decidirem rápido e de maneira mais eficiente diferentes questões.

Um dos desafios aqui é que a falta de treinamento, ou a não atualização de conhecimento, pode fazer com que os profissionais se sintam despreparados para tomarem decisões. 

Além de demandar mais tempo para a realização dos processos, essa insegurança pode resultar em iniciativas equivocadas que comprometem o fluxo de trabalho e, consequentemente, os resultados do negócio. 

Aumento da capacidade da empresa de se ajustar a novos cenários

Empresas atualizadas, com processos e ferramentas modernos, conseguem se adaptar melhor a possíveis mudanças de cenário. 

Uma prova disso pode ser vista na necessidade de adequação da cadeia de suprimentos na pandemia, quando a tecnologia se tornou a base para, praticamente, a realização de todos os processos.

De reunião com fornecedores a assinatura de documentos para contratação, quem não contava com os recursos tecnológicos certos teve muito mais dificuldade de garantir o fluxo de abastecimento necessário para a continuação de suas atividades.

No entanto, de nada adianta a empresa se modernizar se os profissionais não seguirem essa mesma linha. Aqui, mais uma vez, o treinamento de equipe de compras se torna essencial.

Uma das razões é para garantir que os membros da equipe saibam usar corretamente as ferramentas adquiridas, se beneficiando e explorando adequadamente todos os seus recursos.

Ou seja, a capacitação dos profissionais desse setor não se resume a trazer mais conhecimento técnico sobre o mercado de supply chain, mas também torná-los devidamente aptos a usarem tecnologias e ferramentas novas e, com isso, se ajustarem melhor e mais rapidamente a novos cenários.



Quais as vantagens do treinamento da equipe de compras?

Como você pôde notar, o treinamento de equipe de compras é uma abordagem benéfica para os profissionais desse setor e para a empresa. Mas falando especificamente sobre as vantagens, quais podem ser obtidas?

Montando uma lista com as que mais se destacam — decorrente do aprimoramento do conhecimento dos colaboradores e do ajuste de processos da companhia — estão:


  • mais chances de reduzir custos, tais como operacionais e de desperdício de estoque;


  • melhora do relacionamento com o cliente final;



  • aumento da capacidade competitiva da companhia.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Como treinar a sua equipe de compras?

Para treinar a sua equipe de compras e, dessa forma, conseguir chegar às vantagens que acabamos de citar, algumas ações que você pode colocar em prática são:


  • procure por capacitações que realmente tragam mais valor para a sua equipe;


  • busque abordar temas e conceitos atuais, a exemplo da importância do ESG;



  • não abra mão de treinamentos voltados para o uso de novas tecnologias, de softwares específicos para esse setor, de como devem ser feitas análise de dados, entre outros temas que promovam o crescimento da área de compras;



Comprador do passadoComprador do futuroPrioridadesSaving a qualquer custo, com redução da base de fornecedores.Saving combinado com resiliência, inovação e diversificação da base de fornecedores.SistemaQuer um único sistema controlando tudo.Quer um hub central que se conecta com outros apps e sistemas facilmente.FornecedorESG não dá ROI.ESG, D&I, inovação e diversificação.


E já que falamos em softwares, não deixe de conhecer a solução da Linkana, o primeiro e maior sistema de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Para entender tudo sobre essa solução, leia agora mesmo o artigo: "Linkana: o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede"


Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement