Compras
Procurement as a Service: o que é e como funciona?
Procurement as a Service é uma plataforma em nuvem que, por meio da combinação de diferentes tecnologias, aprimora e otimiza as atividades relacionadas à gestão de compras de uma empresa.
Seguindo o conceito "as a service" já conhecido e utilizado por diversos outros setores, essa solução é mais flexível e adaptável às necessidades da empresa.
Entre as vantagens do procurement as a service que mais se destacam estão a redução da complexidade dos processos característicos desse setor e o aumento da produtividade dos times.
Isso acontece porque, com seu uso, todas as atividades de compras são automatizadas, libertando os profissionais de planilhas de Excel e controles manuais, o que também resulta em muito mais agilidade e menos falhas.
De acordo com o relatório "Market Analysis Report", da empresa Grand View Research, banco de dados de pesquisa de mercado, o mercado global de aquisição como um serviço foi avaliado em US$ 5,94 bilhões em 2021.
A expectativa de crescimento desse setor é de 10,4% de 2022 a 2030 (CAGR, taxa de crescimento anual composta).
Ainda segundo a pesquisa, essa expansão é um reflexo da mudança que foi necessária (praticamente obrigatória) na cadeia de suprimentos durante a pandemia pela qual passaram todos os segmentos.
O momento em questão chamou a atenção para a importância de usar serviços digitais ágeis, colaborativos, plug and play (ligar e usar), a fim de diminuir os riscos de fornecimento. E uma solução de procurement as a service atende bem a todos esses critérios.
Confira agora como esse modelo de software funciona e quais são as suas principais vantagens.
O que é Procurement as a Service?
Procurement as a Service é um software em nuvem voltado exclusivamente para automatizar as atividades relacionadas ao setor de compras de uma empresa.
Por ser uma solução sob demanda, é possível contratar apenas as aplicações que contribuirão para o dia a dia da equipe de compras e procurement. Por conta disso, trata-se de uma solução mais flexível e personalizável.
Para que você entenda melhor esse conceito, é bastante válido explicarmos o que significam as soluções "as a service".
Na tradução para o português, "as a service" quer dizer "como um serviço". São softwares que têm como base o conceito cloud computing, ou seja, computação em nuvem.
Por terem esse formato, são acessados remotamente e dispensam a instalação em computadores, o que confere muito mais dinamismo ao seu uso.
De maneira simplificada, ele consiste na terceirização de uma ferramenta tecnológica, especialmente pelo fato de o armazenamento do sistema ser feito em um servidor externo, administrado pela empresa fornecedora da solução.
Trazendo esse conceito para o setor de compras, temos um sistema em nuvem, com funcionalidades pertinentes às atividades dessa área, tais como as voltadas para o processo de homologação de fornecedores e para a avaliação de performance desses parceiros.
Receba os melhores conteúdos da área de Procurement
Assine gratuitamente a newsletter da Linkana e fique por dentro de tudo!
Quais são as vantagens desse tipo de software?
São muitas as vantagens de usar uma solução de procurement as a service. Se listarmos as que mais se destacam temos:
simplificação das etapas do processo de compras;
aumento da produtividade dos profissionais;
aumento da segurança;
redução de custos operacionais;
aumento da mobilidade;
personalização do sistema.
Simplificação das etapas do processo de compras
As etapas do processo de compras se tornam mais simples porque, ao contrário de serem feitas manualmente, são realizadas com a ajuda de diferentes tecnologias, a exemplo da Inteligência Artificial e do Big Data.
Com isso, os recursos tecnológicos contribuem para reduzir a complexidade das atividades, especialmente por automatizar tarefas repetitivas.
Aumento da produtividade do profissionais
A vantagem anterior leva a esta, que é o aumento da produtividade dos profissionais de procurement.
Isso acontece porque atividades como controle de pedidos de compras, qualificação e gestão de fornecedores, entre várias outras, tudo passa a ser feito com o auxílio da tecnologia.
Inclusive, podemos dizer que soluções desse tipo fazem parte do futuro do procurement e estão alinhadas aos compradores que formarão esse ecossistema.
Um dos motivos é que o comprador do futuro busca por sistemas dinâmicos, precisos, eficientes, rápidos e que se conectam facilmente com outras soluções funcionais já utilizadas pela empresa.
Comprador do passadoComprador do futuroPrioridadesSaving a qualquer custo, com redução da base de fornecedores.Saving combinado com resiliência, inovação e diversificação da base de fornecedores.SistemaQuer um único sistema controlando tudo.Quer um hub central que se conecta com outros apps e sistemas facilmente.FornecedorESG não dá ROI.ESG, D&I, inovação e diversificação.
Aumento da segurança
Soluções no formato "as a service" são mais seguras do que as instaladas em computadores.
Uma das razões é que serviços desse tipo contam com diferentes camadas de segurança, tais como a criptografia, que garantem a confidencialidade e a integridade dos dados e informações que estão sendo tramitadas.
Redução de custos operacionais
Os custos operacionais são reduzidos por dois motivos principais. O primeiro é que a empresa não precisa gastar com licenças para usar o software, já que soluções "as a service" funcionam sob demanda e com pagamento no formato de assinatura — ou seja, você só paga pelo sistema enquanto o estiver utilizando.
O segundo motivo é que a tecnologia ajuda a otimizar os processos desse setor, conforme já comentamos. Isso contribui para encontrar fornecedores mais compatíveis com a realidade e as necessidades do negócio, reduzindo o tempo de busca por esses parceiros.
Aumento da mobilidade
Sistemas as a service, como os voltados para procurement, podem ser acessados de qualquer dispositivo habilitado. Na prática, quer dizer que os profissionais não ficam limitados aos seus computadores para operarem a solução, podendo usá-lo de dispositivos móveis como tablets e smartphones (dependendo da versão).
Em um mundo no qual o home office deixou de ser uma tendência e se tornou a forma de trabalho oficial de muitas empresas, contar com softwares que podem ser acessados de qualquer lugar faz muito diferença para o dia a dia e para os resultados.
Personalização do sistema
E como dissemos, softwares no formato "as a service" são facilmente personalizáveis. Dessa forma, você pode contratar apenas as funcionalidades que são interessantes para o seu negócio e que contribuirão para otimizar a rotina de trabalho dos seus profissionais de compras.
Além de tornar o uso da solução muito mais dinâmico, essa possibilidade também ajuda a reduzir custos, pois você não pagará por funções que não serão utilizadas.
Quais recursos um sistema como esse pode ter?
A evolução de procurement as a service requer sistemas robustos, que atendam às necessidades da empresa, contribuam com sua escalabilidade e obtenção de resultados positivos.
Nesse cenário, a Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.
Entre os recursos que você encontrará no sistema de gestão de fornecedores da Linkana estão:
Quer saber, em detalhes, como tudo isso funciona e como ter a Linkana na sua empresa? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo!
CONHEÇA A LINKANA
Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores
Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores
LEIA MAIS CONTEÚDOS