Como escolher um bom mercado fornecedor? Aprenda em 10 dicas

Todo negócio depende de diversos fatores para o seu sucesso. Um deles é a existência de um bom mercado fornecedor, responsável pelos insumos, matérias-primas e outros suprimentos necessários para a sua produção de bens e fornecimento de serviços. 

Diante disso, é fundamental entender como fazer as melhores escolhas possíveis de parceiros comerciais. Isso porque eles são basilares para qualquer organização e têm um grande impacto na saúde financeira do seu negócio.

Quer saber como a sua instituição pode conhecer o seu mercado fornecedor e fazer uma seleção eficaz de parceiros comerciais? Confira abaixo!

O que é um mercado fornecedor?

O mercado fornecedor nada mais é do que o conjunto de empresas terceirizadas que fornecem para a sua instituição:

  • insumos;
  • equipamentos;
  • matéria-prima;
  • embalagens;
  • produtos finalizados;
  • qualquer outro material que seja necessário para produzir e vender mercadorias, além de prestar serviços para os seus clientes.

Para conhecer bem o seu mercado fornecedor, primeiro você precisa fazer um planejamento de compras, para compreender o que a sua organização busca na hora de fazer negócios com esses parceiros.

Depois, é necessário fazer um levantamento dos melhores empreendimentos presentes neste mercado fornecedor. Essa pesquisa pode ser feita por meio de catálogos, revistas especializadas, portais da internet e até mesmo em feiras e exposições do ramo, que ocorrem de maneira virtual ou presencial, para inteirar-se inclusive sobre as tendências desse setor.

Um ponto importante a se entender sobre o mercado fornecedor é que com o aumento da concorrência por boas mercadorias, é relevante criar relações de parcerias com essas empresas, para que a sua instituição nunca lide com a falta de insumos ou pedidos entregues fora do prazo. 

Como o mercado fornecedor é parte vital para as vendas do seu empreendimento, é indispensável saber como escolher os melhores parceiros.

Leia também: “Critérios de seleção de fornecedores: 10 pontos essenciais para avaliar”. 

10 dicas para escolher um bom mercado fornecedor

A qualidade dos seus produtos, a disponibilidade deles e o lucro almejado não dependem apenas do trabalho do seu empreendimento, mas também do seu mercado de fornecedores.

Para escolher aqueles que são mais adequados, mais confiáveis e transparentes, é preciso seguir algumas dicas, como as explicadas abaixo:

  1. faça um levantamento: pesquise todos os possíveis fornecedores para os diferentes setores do seu negócio, para ter um leque maior de opções, assim evitará a falta de insumos. Se necessário, converse com empresários, leia revistas do ramo e frequente eventos;
  2. avalie o preço: o custo deve ser competitivo, mas não significa que você deve optar pelo mais baixo. Sempre relacione esse valor com a qualidade do material ou serviço prestado;
  3. veja a qualidade dos produtos: se a sua instituição quer proporcionar um produto de qualidade ao seu consumidor, precisa de fornecedores que ofereçam isso também. Só assim será possível atender às expectativas dos seus clientes. Também veja se os artigos seguem as especificações técnicas exigidas pela lei ou regulamentações do setor;
  4. examine a forma de pagamento: confirme se ele oferece formas de pagamento que se encaixem no que a sua organização busca;
  5. confira a sua reputação: a confiança no seu fornecedor é essencial. Analise o seu histórico, reputação, estabilidade e saúde financeira para reduzir os riscos de prejudicar o seu negócio;
  6. se atente à localização: a distância entre a sua empresa e o fornecedor pode interferir na entrega e no preço do pedido. Veja se isso pesa na balança;
  7. verifique a sustentabilidade: investigar as práticas do seu mercado fornecedor relacionadas à sustentabilidade é outro ponto crucial, pois isso interfere também na sua imagem. Afinal, nenhuma marca quer ser associada com más práticas trabalhistas e ambientais;
  8. analise o serviço prestado: perceba se a comunicação se dá de maneira fácil, se o atendimento é bom e como é o pós-vendas. Tudo isso pode ser examinado também no posterior monitoramento desses prestadores de serviços;
  9. cheque como funciona o prazo de entrega: a agilidade e a flexibilidade na hora da entrega, além do cumprimento dos prazos, é imprescindível para que a sua empresa sempre tenha produtos em estoque;
  10. avalie a capacidade produtiva: seus parceiros comerciais têm capacidade estrutural para produzir tudo que você precisa? Eles atendem as especificações passadas pelo seu negócio?

No fim das contas, essa seleção tem como foco evitar a falta de insumos, garantir a sua qualidade e, principalmente, evitar fraudes e corrupção nas compras da sua organização.

Depois de selecionar bem o seu mercado fornecedor, lembre-se que para realizar as suas compras não basta cotar preços e optar pelo mais baixo. É preciso criar relações mais estáveis com os parceiros comerciais, pois os insumos estão cada vez mais disputados.

eBook
Gestão de Fornecedores

Aprenda como fazer uma gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa.

Como avaliar o histórico dos fornecedores?

Como você viu, avaliar a saúde financeira, a transparência e o histórico dos seus parceiros comerciais é essencial na hora de escolher o seu mercado fornecedor, afinal, é a sua reputação e a prosperidade do seu negócio que estão em risco. 

Nesses casos, a sua organização pode contar com um software como a Linkana, responsável pelo processo de cadastro, certificação e homologação de empresas terceirizadas de maneira ágil e segura, facilitando o trabalho do setor de compras, finanças e compliance. 

A Linkana permite a consulta das bases de informações públicas e privadas, uma ação indispensável para analisar a saúde financeira, processos legais existentes e cumprimento das principais normas vigentes por parte de um empreendimento comercial, para assegurar a sua confiança e credibilidade.

Esse foi o caso da Nivea, que ao utilizar o  software otimizou o número de informações coletadas para a tomada de decisão e mitigação de vários riscos com um aumento de 70% na volumetria de dados coletados automaticamente sobre cada fornecedor. 

Isso zerou as inconsistências de referências levantadas durante o processo, além de reduzir em 65% o tempo de homologação.

Quer ver como a Linkana pode ajudar a sua organização na prática na hora de selecionar o seu mercado fornecedor? Preencha o formulário abaixo! 

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!