Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como verificar se os fornecedores têm um selo de sustentabilidade? Aprenda na prática

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

3 de fevereiro de 2022

3 de fevereiro de 2022

3 de fevereiro de 2022

O respeito às normas ambientais e às  ações tomadas por uma empresa para diminuir o seu impacto no meio ambiente tem  se tornado cada vez mais fundamentais para se destacar no mercado, conquistar novos clientes e também para mostrar uma atuação firme pelo futuro do planeta. Diante disso, os selos de sustentabilidade são uma maneira eficaz de comprovar todas essas questões! 

Criados por instituições nacionais e internacionais, eles possuem critérios e processos rigorosos para ratificar que os negócios vão além do discurso e estão de fato colaborando com um mundo mais sustentável. 

A sua organização sabe como conseguir um selo de sustentabilidade? Indo além, ela conhece formas de verificar se os seus fornecedores são sustentáveis e se estão cumprindo com as normas ambientais vigentes. Aprenda tudo sobre o tema abaixo!

O que é um selo verde ou selo de sustentabilidade?

Os selos de sustentabilidade, também chamados de selos verdes, eco-selos ou certificações de sustentabilidade, são maneiras de confirmar que uma empresa possui uma gestão ambiental e preocupações com questões socioambientais. 

Cada selo tem um objetivo específico, mas a ideia geral é indicar para o público as medidas tomadas pelas marcas de diferentes áreas sobre o respeito a práticas sustentáveis.

Por conta disso, esses selos de sustentabilidade funcionam como uma garantia de que o empreendimento segue determinadas regras, padrões, medidas, diretrizes e procedimentos internos necessários para assegurar um excelente contexto socioambiental, tanto para si quanto para o planeta.

Além disso,  demonstram que a organização possui uma gestão ambiental fortalecida e que tem resultados efetivos na proteção ao meio ambiente.

Esses selos, criados por instituições respeitadas, são divididos em diversas categorias e as principais são:

  • eficiência energética;

  • gestão da água;

  • alimentos orgânicos e veganos;

  • manejo florestal;

  • gestão de resíduos;

  • biodiversidade;

  • uso de outros recursos naturais;

  • técnicas sustentáveis.

Quais são os tipos de selo verde que existem?

São mais de 700 tipos de selo verde no mundo e 30 dos mais respeitados estão no Brasil. Entre os principais estão os listados abaixo. 

ISO 14001

Essa é uma das normas mais requisitadas do mundo. Elaborada pela ISO (International Organization for Standardization), tem como objetivo mostrar que as empresas possuem um sistema de gestão ambiental, o que garante que a organização está agindo de fato para implementar práticas sustentáveis que tragam resultados.

Para isso, um conjunto de ações e controles devem ser adotados pela companhia para mitigar impactos negativos de sua atividade no meio ambiente, assim como a busca pelo uso racional de recursos naturais.

Procel 

Talvez você já tenha visto esse selo de sustentabilidade criado pela Eletrobrás, em 1993, em geladeiras ou aparelhos de ar-condicionado.

Não é à toa, já que o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) é muito reconhecido no Brasil, certificando equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, destacando aqueles que apresentam melhores níveis de eficiência energética.

Selo FSC

Em tempos de luta contra o desmatamento, o selo de sustentabilidade FSC é um dos mais relevantes, já que assegura que áreas e produtos florestais, como toras de madeira, móveis, lenha, papel, nozes e sementes foram produzidas por meio de reflorestamento ou de alguma outra forma sustentável.

Ele está conectado a toda cadeia produtiva e leva em consideração especialmente os modos de extração desses insumos.

Ecolmeia

Esse é um selo de sustentabilidade abrangente que envolve várias categorias e muitas delas avaliam parceiros e fornecedores das empresas examinadas.

Isso porque os processos são analisados como um todo pela Ecolmeia, desde a matéria-prima até o produto final.

Uma questão muito importante para conseguir esse selo é o reaproveitamento de materiais, o seu descarte e uso apropriado.

Green Dot

Essa é uma certificação europeia, que diz respeito ao reaproveitamento dos materiais de armazenamento de produtos. Apesar de ser internacional, ela leva em consideração o atendimento às legislações locais e as diretrizes adequadas para a mitigação do impacto de embalagens e resíduos no meio ambiente.

O Green Dot se destaca por avaliar toda a cadeia de reciclagem e compensação ambiental de embalagens utilizadas pelos produtos das empresas certificadas.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Como conseguir um selo verde?

Para conseguir um selo verde é preciso seguir as regras e os procedimentos da instituição que concede a certificação desejada. 

Cada organização tem suas normas específicas para outorgar um selo de sustentabilidade. Porém, em geral, elas solicitam e verificam:

  • laudos;

  • planos de ação;

  • metas;

  • mudanças inseridas na organização;

  • cumprimento da legislação ambiental;

  • atendimento aos demais requisitos colocados. 

A companhia que deseja obter esses selos pode investir em uma auditoria interna antes da avaliação externa das instituições que vão realizar a fiscalização para a concessão e renovação dessas certificações. 

Qual é a importância de ter um selo de sustentabilidade?

Acima de tudo, a principal importância de ter um selo de sustentabilidade é demonstrar na prática que a empresa colabora para um planeta mais sustentável, mitigando os seus impactos negativos sobre o meio ambiente. 

Outro ponto é que essas certificações corroboram que um empreendimento cumpre a legislação ambiental vigente. 

Internamente, ao efetivar as ações demandadas pelas certificações, em geral, as instituições reduzem seus custos, pois precisam diminuir o uso de recursos (como água e energia), o que acaba trazendo uma economia financeira. 

Além disso, o negócio ganha respeito e admiração perante o mercado em que atua e potencializa novas parcerias e transações, agregando valor à marca e atraindo novos consumidores.

Por fim, isso pode melhorar também o clima organizacional, já que os colaboradores passam a ter orgulho por trabalharem em um estabelecimento sustentável. 

Como verificar se os meus fornecedores têm um selo de sustentabilidade?

Além de conquistar um selo de sustentabilidade para a sua organização, é indispensável assegurar que toda a sua cadeia de suprimentos  seja certificada por instituições externas, validando as ações feitas para resolver os problemas socioambientais existentes. Inclusive, alguns selos como o da Ecolmeia analisam os fornecedores e parceiros comerciais. 

Então, além de apostar na certificação da sua empresa, é preciso ter uma compliance ambiental fortalecida e averiguar se os seus fornecedores seguem à risca a legislação referente a essa área.  

Claro que se elas possuírem algum selo de sustentabilidade é normal que exponham na hora de fazer negócios. Mas como garantir que elas cumprem os requisitos ambientais?

Nessa hora você pode contar com um software de e-procurement, como a Linkana!  Com ele, é possível consultar informações de bases públicas e privadas sobre os fornecedores, como a lista de infrações ambientais do IBAMA, a sua quantidade de ações trabalhistas e as suas mídias negativas, tudo por meio da busca via CNPJ. Também conseguimos centralizar a gestão destes selos em um sistema de gestão de documentos privados do fornecedor, garantindo aderência em toda cadeia.

Além disso, o nosso software de homologação de fornecedores e Compliance realiza um monitoramento constante dos fornecedores, com certidões, consultas e documentos renovadas automaticamente pelos nossos robôs. 

Quer ver como a Linkana pode ajudar a sua instituição na prática? Agende uma demonstração gratuita. 

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement