Compras

Compras

Compras

Inteligência analítica em procurement: como ajuda essa área?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

23 de maio de 2023

23 de maio de 2023

23 de maio de 2023

Inteligência analítica em procurement é uma habilidade que ajuda a resolver problemas dessa área, usando, para isso, a capacidade que uma pessoa tem de pensar criticamente

Neste contexto, é válido destacar que ainda que muitos profissionais tenham naturalmente um olhar analítico, essa competência pode ser desenvolvida ao longo da carreira por meio de ações e boas práticas.

Trazendo esse cenário para o seu negócio, por quais motivos esse tipo de inteligência tem se tornado tão importante em procurement? Existem diversas razões para isso, uma delas é o fato que essa aptidão aprimora a análise de riscos, condição bastante inerente desse setor.

Quando o profissional dessa área consegue ter um olhar e um pensamento crítico perante um risco apresentado na rede de abastecimento da empresa, isso eleva seu potencial para encontrar soluções estratégicas para a questão.

Com isso, se tem a chance de resolver obstáculos e contratempos mais rapidamente e com uma tratativa benéfica para todos os envolvidos.

Achou interessante e quer saber mais sobre isso? Então siga a leitura deste artigo e confira, em detalhes, o que é inteligência analítica em procurement e quais vantagens pode trazer para o seu negócio.

O que é inteligência analítica?

A inteligência analítica é a capacidade que um indivíduo tem de utilizar a lógica, a razão e a intuição para pensar criticamente e, com isso, encontrar boas soluções para variados problemas.

Esse termo se tornou conhecido após o psicólogo cognitivo Robert Sternberg citá-lo na "Teoria Triárquica da Inteligência", conceito que defende que a inteligência é composta por três aspectos: 



  • a inteligência prática: usa como base para resolução de problemas os contextos cotidianos já conhecidos;


  • a inteligência criativa: busca resolver problemas novos (nunca vistos ou tratados) por meio da ponderação sobre ele e uso dos seus elementos de maneira diferente;


  • a inteligência analítica: baseia-se no uso de estratégias que ajudam a manipular diferentes pontos de um mesmo problema e a relação entre eles.


Ainda segundo Sternberg, a inteligência é uma atividade mental que permite a um indivíduo se adaptar intencionalmente a diferentes ambientes do mundo real.

Sugestão de leitura: "Inteligência Artificial em procurement: por que esse é o futuro?"

O que é inteligência analítica em procurement?

A inteligência analítica em procurement pode ser definida como a capacidade que um profissional dessa área tem para resolver problemas por meio de uma percepção mais crítica.

É possível dizer ainda que se trata de uma habilidade que se orienta em dados e informações para tomar decisões táticas e estratégicas perante um obstáculo ou contratempo ocorrido na área de compras e procurement.

Como dissemos logo na abertura deste artigo, há quem tenha essa aptidão naturalmente desenvolvida. Para as pessoas que não a têm, é possível alcançá-la a partir da implementação de boas práticas, como:


  • leituras que ajudem a aprimorar a capacidade de interpretação de informações e dados;


  • desenvolvimento do perfil de liderança, conexão, negociação e comunicação.


Dica! Este artigo pode ajudar você: "Melhores livros de procurement: 11 títulos indispensáveis para compradores"

Qual a importância da inteligência analítica em procurement?

A inteligência analítica em compras e procurement é um recurso importante que pode ser utilizado em diversas frentes, mas, principalmente, para ajudar a mitigar riscos e a resolver problemas operacionais.

Como já deve ser do seu conhecimento, em um relacionamento com fornecedores há diferentes ameaças que podem afetar seu negócio, tais como posturas éticas inadequadas e descumprimento de leis e normas. 

Outro exemplo é lidar com empresas fornecedoras que não adotam o conceito ESG em seus processos pode elevar o risco ambiental para sua companhia. Esse, sua vez, tende a levar a riscos reputacionais, financeiros, jurídicos, de desabastecimento, entre outros.

Encontrar meios de resolver problemas como esses da forma analítica, crítica e estratégia, impacta menos e traz mais resultados para seu negócio, principalmente quando tudo isso é atrelado à inteligência de dados.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Quais as vantagens da inteligência analítica para procurement?

A inteligência analítica em compras e procurement pode trazer para sua empresa vantagens como:


  • identificação de demandas em menos tempo: a exemplo das necessidades dos clientes, a fim de adequar essa questão ao que precisa ser adquirido para fabricar produtos ou entregar serviços que as atenda pontualmente;


  • melhora operacional: que pode ser decorrente da verificação de gargalos no fluxo operacional de maneira mais precisa, ou do aprimoramento da comunicação com os demais setores da empresa;


  • fomento ao uso da criatividade e inovação: para resolver uma nova maneira problemas antigos;


  • aumento do embasamento para tomadas de decisão: principalmente quando, além da habilidade do profissional, dados e recursos tecnológicos são usados para as deliberações.


Todos esses pontos acabam resultando em outras duas vantagens maiores para a companhia. A primeira delas é o aumento do nível de satisfação dos clientes finais e investidores, devido à conquista de processos internos mais fluidos, precisos, sem erros ou atrasos.

Por consequência, o segundo benefício mais expressivo é o potencial de elevação de faturamento, também por conta do crescimento da satisfação dos stakeholders. 

Como a tecnologia pode agregar à inteligência analítica em procurement?

A tecnologia pode agregar à inteligência analítica em compras e procurement quando ela é vinculada à inteligência de dados.

No caso, estamos nos referindo ao uso de softwares que ajudem o profissional a extrair o máximo de dados e informações que forem possíveis para, em conjunto com sua habilidade analítica, embasar suas tomadas de decisão.

Dessa forma, as chances de erros nas deliberações diminuem, assim como o tempo necessário para resolver um problema.

A Linkana, por exemplo, é um sistema de gestão de fornecedores que vai de ponta a ponta desse processo.

Nosso maior diferencial é que somente nossa solução resolve a maior falha que procurement tem no momento: a ausência de uma base de dados de fornecedores compartilhada.

Conseguimos solucionar essa questão porque somos a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil

Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Quais são os diferenciais da Linkana?

A Linkana se difere dos outros softwares de gestão de fornecedores disponíveis no mercado por oferecer soluções como:


  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.


  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.


  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.


Quer entender melhor como tudo isso funciona? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo e agende uma demonstração do nosso sistema!


Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement