O que é a Integrare e a certificação de diversidade?

A Integrare, Centro de Integração de Negócios, é uma organização que atua como agente facilitador na promoção da conexão entre fornecedores que fazem parte do chamado grupo minoritário e grandes empresas.

O grupo minoritário especificamente atendido por essa entidade contempla pessoas com deficiência (PcD), afrodescendentes e indígenas, as quais, na organização, formam o time de “Empresas Fornecedoras Integrare (EFI).

A atuação do Centro de Integridade de Negócios vai ao encontro da chamada certificação de diversidade, que é um certificado fornecido a empresas que adotam diretrizes e posicionamentos em prol da inclusão e da diversidade.

Mas trazendo tudo isso para a formação de uma rede de fornecedores, quais seriam os possíveis benefícios que o seu negócio poderia ter? Para responder a essa questão, tomaremos como base dados apresentados em uma pesquisa da BDC, banco de empreendedores canadenses.

De acordo com o levantamento, negócios com programas de fornecedores diversificados geram um retorno sobre o investimento 133% maior. Somado a isso, levantam US$ 3,6 milhões adicionais ao resultado para cada US$ 1 milhão gasto em custos operacionais de compras, bem como novos fluxos de receita.

Além da resposta financeira, é essencial destacarmos que trabalhar com fornecedores diversificados resulta em maior visibilidade para ambos os envolvidos, novas oportunidades de negócios, geração de ofertas mais competitivas, fomento da inovação, entre várias outras vantagens.

Por motivos como esses é que vale a pena conhecer um pouco mais sobre a atuação da Integrare e quanto uma rede de fornecedores diversa pode contribuir para o crescimento do seu negócio.

O que é a Integrare?

A Integrare, Centro de Integração de Negócios, é uma associação empresarial, sem fins lucrativos, fundada em 1999. O foco de atuação dessa entidade é promover a diversidade e a inclusão na cadeia de suprimentos, atuando como um agente facilitador desse processo.

Qualificada como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, OSCIP, a Integrare é especializada em promover a aproximação de micro e pequenas empresas a incorporações de grande porte.

Para isso, seu modelo de trabalho contempla encurtar a chegada de empresas fornecedoras idealizadas e dirigidas por pessoas com deficiência (PcD), afrodescendentes e indígenas a grandes companhias associadas a eles, prestando suporte, orientações e estímulo para o intercâmbio de valores.

A ideia de abranger especificamente esse grupo minoritário é gerar oportunidades que comumente são inexistentes a essas pessoas por conta de condições sociais e econômicas.

Benefícios que podem ser obtidos com essa integração 

Segundo especificado no próprio site dessa organização, a proposta por trás da promoção da integração entre fornecedores pertencentes a grupos minoritários e corporações de grande porte é gerar benefícios mútuos.

Nesse cenário, algumas das vantagens que podem ser obtidas por esses participantes são:

As melhores e mais completas notícias do mercado de compras

Receba no seu e-mail todas as novidades, tendências de mercado e materiais da Linkana. Entre na era do futuro em compras!

O que é uma certificação de diversidade?

Uma certificação de diversidade é um documento expedido por organizações voltadas para esse fim, a exemplo da Integrare, ou uma autodeclaração feita por empresas que atuam com foco na promoção desse conceito.

Em outras palavras, significa que, ainda que um fornecedor não tenha vínculo com entidades como o Centro de Integração de Negócios, ele tem a opção de gerar uma autocertificação, atestando e comprovando para o seu potencial contratante que é sua companhia faz parte desse grupo.

Essa é uma boa opção para micro e pequenos negócios que sentem dificuldades de obter uma certificação de diversidade, seja por questões burocráticas ou mesmo financeiras.

Ao se autodeclararem, esses fornecedores conseguem ganhar credibilidade, visibilidade, se destacarem dos concorrentes e entregar garantia de legitimidade aos seus contratantes.

Aproveite e leia também: “5 técnicas de qualificação de fornecedores para não errar

Qual a importância de uma rede de fornecedores diversa?

Uma boa política de diversidade e inclusão de uma empresa não deve ter como foco apenas a formação do seu quadro de funcionários. Obviamente, essa é uma postura de suma importância para uma companhia, por diversos motivos, tais como a melhora do relacionamento com clientes, investidores e parceiros de negócios.

Entretanto, para que esses dois conceitos sejam trabalhados de maneira realmente ampla e satisfatória, é essencial que eles também sejam estendidos para a formação da rede de fornecedores.

Para deixar esse ponto de vista mais claro, quando falamos sobre diversificação de fornecedores, estamos nos referindo à construção de uma supply chain que contemple terceiros qualificados, mas que façam parte dos chamados grupos minorizados, a exemplo das empresas fundadas por membros da comunidade LGBTQIA+, pessoas negras, mulheres, entre outros relacionados.

Além de todas as vantagens que citamos ao longo deste artigo sobre a adoção de uma estratégia desse tipo, é interessante citarmos também a possibilidade de negociações mais lucrativas, decorrente da identificação de preços menores e mais competitivos, visto se tratar de fornecedores de portes comerciais menores (comumente, micro e pequenas empresas).

E claro, não poderíamos deixar de citar a colaboração com a economia inclusiva, que pode ser definida como a oferta de oportunidades monetárias iguais a todos, as quais resultem em boas fontes de renda, inclusão social, promoção da saúde e do bem-estar das pessoas envolvidas.

Dica de leitura: “Gestão da diversidade: por que e como aplicar na sua organização?

Como a Linkana pode ajudar a sua empresa a diversificar sua supply chain?

O software de gestão de fornecedores da Linkana ajuda na promoção da diversidade na sua cadeia de suprimentos com uma análise de gastos da sua base de fornecedores baseada em critérios utilizados por corporações globais de programas de diversidade de fornecedores no Brasil, como entidades certificadoras locais e autodeclaração.

De forma rápida, eficiente e totalmente automatizada, você descobre quem são seus fornecedores diversos, por meio do enriquecimento, coleta e validação de informações da rede de fornecedores da Linkana.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Quer saber, com todos os detalhes, como tudo isso funciona? Basta preencher agora mesmo o formulário abaixo!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!