Compras

Compras

Compras

Habilidades de um comprador: 7 competências fundamentais

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

11 de janeiro de 2023

11 de janeiro de 2023

11 de janeiro de 2023

Não há dúvidas de que os profissionais de compras são peças fundamentais para o bom andamento do setor. As diversas habilidades de um comprador podem fazer uma empresa economizar em aquisições e atrair mais clientes com entregas eficientes.

Considerada uma das melhores profissões dos últimos anos, o comprador faz parte de um mercado que passa por constante evolução: o de Procurement.

Enquanto, no passado, as compras eram focadas apenas na conquista de preços mais em conta e entregas dentro dos prazos, hoje elas são mais estratégicas e buscam agregar valor, por isso, o mercado necessita de profissionais competentes.

Mas que tipo de conhecimento um profissional de compras precisa ter? Ao longo deste artigo, vamos mostrar como um comprador deve se posicionar no mercado. Confira!

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

7 habilidades de um comprador 

Afinal, o que um comprador precisa saber? A seguir, listamos dicas práticas que contribuem para o desenvolvimento profissional.

1. Negociar com ética 

Comprar produtos e serviços da melhor qualidade e com preços acessíveis significa que a empresa almeja diminuir os gastos e obter ganhos significativos.

Mas não adianta focar na eficiência do material e esquecer dos “detalhes” de conformidade empresarial. 

A empresa deve ter ética, compartilhar as informações claramente com o restante da equipe e seus fornecedores, ser aberta às expectativas dos possíveis parceiros e passar feedback aos não escolhidos. Esse fluxo só terá fundamento com a ajuda de compradores preparados.

2. Realizar compras estratégicas 

Com o método de compras estratégicas, também conhecido como strategic sourcing, o comprador avalia a complexidade de insumos e matérias-primas específicos, e como eles podem impactar o andamento dos negócios. Basicamente, este é o processo constante de aprimorar as compras, sem perder a qualidade do trabalho.

Se sua empresa passa por problemas de abastecimento ou atrasos na entrega de produtos, por exemplo, apostar em strategic sourcing pode ser a solução certa.

Aqui, o profissional de compras receberá dados, como: custos internos e externos, rede de fornecimento e níveis de serviços prestados para determinado grupo de produtos. Essas informações ajudarão a planejar ações que melhor atendam às necessidades da organização. 

Leia também: O que é Strategic Sourcing em compras

3. Cultivar relacionamentos com os fornecedores 

O relacionamento com os fornecedores é uma das principais atribuições do comprador. Não basta apenas criar parcerias, mas saber como mantê-las fixas. 

Tratar os fornecedores como parceiros estimula a cooperação e fortalece a entrega de produtos até antes do prazo estipulado, como também ajuda a reduzir os preços do estoque.  

4. Levar inovação para o setor de Procurement 

A inovação transforma processos lentos e burocráticos em eficientes e seguros.

Como exemplo, vamos olhar para o ponto anterior, em que abordamos o relacionamento com os fornecedores. A tecnologia aproxima e alavanca a integração entre gestores e parceiros, além de motivar a governança e o compliance no estabelecimento.

Uma ferramenta para aprimorar ainda mais essa parceria é a Linkana.

Com nosso software, é possível automatizar o processo de homologação e qualificação de fornecedores, como a emissão de certidões e consultas a diversas fontes públicas. 

Por meio de tecnologias como Automação Robótica de Processos ( Robotic Process Automation - RPA) e Machine Learning, o profissional de compras automatiza seu trabalho de forma simples, consolidando mais segurança e praticidade à sua gestão de Procurement.

5. Gerir riscos na cadeia de suprimentos 

Cadeias de suprimentos são complexas, assim como seus riscos. Por isso, a gestão de riscos é uma das importantes habilidades de um comprador, pois ela possibilita diminuir ou evitar falhas operacionais. 

Um comprador de sucesso precisa ter sempre um plano de contingência em caso de necessidade. Na estruturação do planejamento, o profissional deve incluir fontes alternativas de suprimentos e níveis de estoque, considerando a possibilidade de queda na demanda dos produtos ou serviços das empresas.

6. Aplicar compliance na matriz de fornecedores

Compliance, originado do verbo inglês to comply, se refere à ideia de cumprir algo. Assim, quando aplicado nas corporações, motiva que todos os colaboradores cumpram as normas estipuladas. 

Apesar de ser um termo referencial na área de compras, muitas empresas ainda enxergam o compliance como obstáculo, isso porque necessita de adaptações constantes e, em muitos casos, o estabelecimento não está preparado para mudar sua estrutura de acordo com novas regulamentações. 

Porém, quando o comprador busca implementar um Compliance em compras, a empresa minimiza fraudes e falhas de fornecimento, conservando uma conduta ética pela contratante e seus fornecedores e, ainda, mantendo sua idoneidade e reputação.

7. Conhecer a legislação 

O conhecimento das regras faz com que o comprador realize aquisições seguindo à risca leis, decretos, normas reguladoras e afins, o que facilita na hora de administrar a entrada de produtos e negociar fornecedores ativos.

Por outro lado, os compradores de primeira viagem nem sempre estão adaptados aos requisitos do segmento. Em geral, isso acontece em empresas que não deixam regras claras para todos. 

A solução, neste caso, é a realização de um treinamento adequado para que o novo comprador conheça e interprete as regulamentações.

No vídeo abaixo do Conselho Regional de Administração (CRA) do Rio de Janeiro, o coordenador adjunto da Comissão Especial de Logística, Julio Loureiro, aborda o contexto atual da área de Procurement e os principais desafios do setor:

Cursos essenciais para compradores 

Para colocar toda competência à prova dentro de uma empresa, o profissional pode estimular seu conhecimento com cursos importantes para o setor de Procurement.

Cursos técnicos e MBA são diferenciais no mercado. Tecnologia da Informação, por exemplo, ajuda a implementar sistemas tecnológicos com mais economia, diminuindo a contratação de terceiros para essa funcionalidade e, ao mesmo tempo, reduzindo custos para a companhia.

Do mesmo modo, as especializações em Big Data, Analytics e Cloud Computing contribuem para preservar a segurança dos dados da empresa.

Adicionalmente, cursos de Procurement, Logística e Supply Chain servem para elevar o gerenciamento da cadeia de suprimentos. E por que não trabalhar o próprio comportamento?

Treinamentos que incluem técnicas de negociação, criatividade e escuta ativa são imprescindíveis para aprimorar habilidades profissionais e pessoais.

Bônus: exemplos de cursos para gestão de fornecedores

Bons exemplos de cursos para aprimorar a gestão de fornecedores são as formações da Live University, como: KPIs, SLA e SRM, pós e MBA em Gestão de Compras e, ainda, MBA em Logística e Supply Chain.

Gestão de fornecedores mais eficiente: conte com a Linkana! 

Fortalecer as competências de um comprador serve para aprimorar as atividades , criar novos insights e diminuir custos.

Contudo, se você deseja elevar o patamar da sua área de Compras, a Linkana pode ajudá-lo a alavancar sua gestão de fornecedores, deixando-a mais inteligente e orientada por dados.

Nós somos o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Junto às habilidades de um comprador, damos o apoio necessário para fazer transações mais ágeis, eficientes e com o sucesso que a sua empresa merece.

Preencha agora mesmo o formulário abaixo. Conte com a gente!

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement