Diversificação de fornecedores: o que é e por que fazer?

A estratégia utilizada na gestão de compras impacta diretamente o sucesso ou o fracasso do negócio. Ela reúne planejamento e mudanças competitivas para elevar o desempenho corporativo e seus resultados financeiros.

Diante de tantas possibilidades, fica a pergunta: vale a pena investir na diversificação de fornecedores? Quais são os benefícios dessa prática? Ela é válida para todos os segmentos de atuação?

Entenda qual é a importância da diversificação da base de fornecedores para tornar a sua cadeia de suprimentos forte, estruturada e resistente. E ainda demos algumas dicas de como iniciar o seu processo de seleção de fornecedor.

Boa leitura!

Gestão de compras: qual a importância?

O gestor de compras é o responsável pela fluidez, eficiência e eficácia do processo de aquisição de matérias-primas e insumos de uma empresa. Essa função permite a escolha de variadas estratégias para que a manutenção das atividades corporativas não seja prejudicada.

O principal objetivo da gestão de compras é garantir que todos os suprimentos fundamentais para o pleno funcionamento do negócio atenda adequadamente a demanda de seus clientes finais.

Logo, é importante que os processos e as operações não sejam interrompidos ou sofram atrasos de entrega dos fornecedores.

É extremamente importante que o gestor de compras saiba por que deve adotar a diversificação de fornecedores no seu planejamento estratégico.

Aprenda mais: Como estruturar um departamento de compras: guia completo

Benefícios da diversificação de fornecedores

A diversificação da base de fornecedores é uma prática antiga, adotada por diversos países do mundo. Por exemplo, o Japão e a Alemanha, ao passarem por guerras, perceberam que manter só um fornecedor prejudicava o abastecimento de indústrias e empresas.

Se a fábrica estivesse alocada em apenas um local e os países inimigos a destruíssem, ela seria totalmente eliminada. Logo, eles perceberam a necessidade de espalhar unidades em variados locais.

E esse pensamento é válido para todos os tipos, tamanhos e segmentos de negócios, não apenas de itens manufaturados. 

A principal vantagem de manter a diversificação de fornecedores é ter um plano B caso aconteça algo, como problemas políticos, econômicos, sociais e os causados por desastres naturais. O risco deve ser equilibrado para evitar a falta de algum insumo e paralisar as atividades de produção.

Além disso, ao optar por ter mais de um fornecedor, o gestor de compras não gera uma dependência desequilibrada. E ainda detém um maior poder de negociação de preços, prazos e condições de pagamento.

Veja mais benefícios de adotar a estratégia de fornecedores múltiplos:

  • facilidade em trocar de fornecedor caso algum apresente falta de capacidade e qualidade na entrega;
  • possibilidade de contar com diversas fontes de especialização;
  • mais agilidade dos processos;
  • possibilidade de avaliar constantemente indicadores de desempenho.

Diversificação de fornecedores e tecnologia

Para potencializar a gestão de múltiplos fornecedores é necessário contar sistemas inteligentes, que coletam, armazenam, conectam e interpretam dados e informações de toda a cadeia de suprimentos.

Softwares de gestão de fornecedores otimizam processos e geram dados precisos e em tempo real para a tomada de decisão mais ágil e assertiva.

Um exemplo desse tipo de tecnologia é o software de gestão de fornecedores da Linkana, que centraliza todas as informações e realiza operações de modo rápido e certeiro, como:

  • homologação e avaliação de fornecedores rápida;
  • redução de burocracias nos processos;
  • monitoramento dos fornecedores automatizado;
  • gestão de risco e análise de dados públicos de fornecedores;
  • gerenciamento da base ativa;
  • avaliação de performance;
  • manutenção de cadastro com integração com ERP ou e-procurement.

Implementar sistemas inteligentes que proporcionam uma visão total da cadeia de suprimentos contribui para redução de custos, aumento da produtividade da equipe, diminuição de erros e falhas operacionais, antecipação a problemas e possíveis atrasos, entre outros.

Quer acompanhar todas as novidades do mercado de procurement?

Vem ouvir o Procurement Hero, podcast da Linkana, onde líderes do mercado batem papo sobre as últimas tendências, tecnologia e inovação.

Como fazer a seleção de fornecedores?

Para manter  a cadeia de suprimentos equilibrada, eficiente e com baixo custo, é necessário investir na diversificação de fornecedores. Mas, você sabe como selecionar parceiros que contribuam para o sucesso da sua empresa?

Uma das melhores maneiras de iniciar essa escolha é usar ferramentas de e-procurement para agilizar a análise de qualificação de fornecedores.

Mitigar riscos, garantir o abastecimento no prazo e de alta qualidade e ter mais tempo para focar nas decisões estratégicas são alguns benefícios do uso desse sistema.

O segundo passo é definir quais serão os requisitos e a estratégia utilizados para selecionar a quantidade ideal de fornecedores para o negócio. Afinal, há algumas particulares de cada fornecimento, pois ele pode ser:

  • de produtos específicos;
  • fornecedores variados que entregam um insumo parecido;
  • nacional ou internacional;
  • de uma base direta ou indireta.

Como cada negócio tem sua própria dinâmica e funcionam de maneiras distintas, é possível organizar várias categorias na diversificação de fornecedores.

Há também a necessidade de definir os critérios fundamentais para um fornecedor ser parceiro do seu negócio, como, por exemplo, preço, prazos de entrega, condições de pagamento, qualidade do serviço, capacidade de produção, investimento em inovação, entre outros.

Por serem muitos critérios a serem avaliados, uma dica é impor pesos a esses requisitos e assim conseguir criar pontuações durante a seleção.

Quer um exemplo para entender melhor? Analise o que a sua empresa mais precisa: um fornecedor mais barato ou que ofereça uma qualidade impecável? A sua empresa será mais impactada pelos prazos de entrega ou condições de pagamento?

Se quiser entender mais sobre esse assunto, leia o nosso artigo À procura de bons fornecedores: passo a passo completo.

Logo, a gestão de fornecedores e a equipe de compras deve ficar atenta a detalhes que possam elevar os custos, a agilidade na entrega ou gerar outros tipos de riscos. Às vezes, um detalhe que não foi percebido pode fazer toda a diferença no alcance do objetivo. 

E como tornar a tomada de decisão mais inteligente, precisa e eficiente? Como ter sucesso na diversificação de fornecedores? Com uso de sistemas que otimizam todas as buscas necessárias no processo de seleção de fornecedores.

Se quiser entender como a Linkana pode te ajudar nessa jornada de transformação digital, preencha o formulário abaixo para entendermos melhor os problemas da sua realidade:

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!