Compliance

Compliance

Compliance

Compliance trabalhista: confira guia completo sobre o assunto!

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

31 de maio de 2022

31 de maio de 2022

31 de maio de 2022

O que é compliance trabalhista?

O compliance trabalhista são todas as práticas que envolvem a sistematização do cumprimento das leis do trabalho. Ele visa a completa adequação às normas, regras e convenções coletivas na conduta interna com seus colaboradores e na conduta de fornecedores com seus funcionários.

Você sabia que o Brasil é campeão de demandas judiciais trabalhistas, compondo um total de 12% de todos os processos no país? 

Os cuidados envolvendo a legislatura trabalhista deve ser uma prioridade crescente na sua empresa e o compliance trabalhista pode ser o seu aliado nessa jornada, já que ele aborda as relações entre a empresa, os empregadores e a lei.

Derivado do verbo inglês to comply, que se entende como a ideia de cumprir algo ou um requerimento pré-estabelecido, o compliance significa que a empresa segue as normas, tanto na legislação vigente quanto nas políticas internas, e está em conformidade com os requerimentos do setor.

Agora vamos unir o “trabalhista” a esse conceito e entender essa vertente do conjunto de regras. Nele, a empresa irá focar sua atenção às leis e acordos trabalhistas, convenções coletivas, regras internas da empresa e outras diversas normas de proteção aos trabalhadores.

Quer saber mais sobre o que é compliance trabalhista, quais são seus pilares e como implementar esse processo no seu negócio? Continue a leitura e confira o nosso guia completo sobre o assunto.

O que é compliance trabalhista?

Podemos caracterizar o compliance trabalhista como a implementação sistematizada de práticas que tem como foco o respeito integral às leis trabalhistas. Tem como objetivo adequar a conduta corporativa com as normas regulamentadoras e convenções coletivas pertinentes ao seu ramo de atuação e quadro de funcionários. 

Além disso, o programa adotado deve promover a ética e o respeito no local de trabalho, bem como seguir as diretrizes nacionais e internacionais em prol do trabalhador.

Principalmente utilizado em processos em que existem serviços ou mão-de-obra terceirizada, ele existe para garantir se a empresa fornecedora age de acordo com as exigências da sua legislação trabalhista e que a contratante não se torne responsável solidária em um processo.

Na reportagem abaixo, do Tribunal Superior do Trabalho, você pode conhecer um pouco mais sobre o que é o compliance trabalhista:

https://youtu.be/uVHAH7j8l7o

Vantagens do compliance trabalhista

Entenda quais são os principais benefícios gerados à empresa que adota esse procedimento nas suas operações corporativas:

  • melhora da saúde financeira: a aplicação do compliance previne a empresa de futuros processos trabalhista, protegendo os recursos financeiros da instituição;

  • mitiga os riscos envolvidos: evitar multa e penalidades da Justiça do Trabalho, da Receita Federal ou Ministério do Trabalho em caso de descumprimento de alguma regra;

  • aumenta a satisfação interna: os colaboradores se sentem mais protegidos e valorizados pela empresa que segue todas as leis trabalhistas de forma transparente e correta. Uma das consequências é o aumento da produtividade e do engajamento;

  • potencializa a atração e retenção de talentos: os profissionais que se destacam em sua área de atuação buscam empresas que os respeitem e os valorizem;

  • melhora a imagem corporativa: parceiros de negócio e clientes finais também passam a confiar mais na empresa.

Além desses, há ainda maiores chances de captar recursos para atrair mais investidores e ampliar a atuação da empresa. Afinal, a organização se torna mais confiável e é incluída como baixo risco de problemas fiscais e judiciais.

Por fim, devemos destacar que todas essas vantagens de aplicar o compliance nas leis trabalhistas do negócio resultam em um aumento da vantagem competitiva da companhia.

Mais lucro, melhor reputação no mercado, mais segurança, retenção de bons profissionais e menos riscos em negociações com parceiros ou instituições bancárias. Ótimo, não é mesmo?


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Como fazer o compliance trabalhista?

Os pilares do compliance do trabalho devem ser erguidos de acordo com os princípios éticos e com base em uma cultura de respeito total aos direitos do trabalhador, seja ele um membro do quadro de funcionários, colaborador vinculado a fornecedores ou prestador de serviços terceirizados.

Para aumentar suas chances de sucesso ao adotar esse programa, reunimos aqui 9 etapas de como colocar o compliance do trabalho em prática. Confira:

1. Apoio da direção da empresa

Não só a implantação, mas também a divulgação e efetividade do programa de compliance trabalhista depende da alta administração, que deve participar das decisões envolvendo os caminhos a serem trilhados e os objetivos alcançados.

Esse é um passo essencial para o programa, já que ele demanda investimento e dedicação de todos os stakeholders internos.

2. Escolha do responsável pelo acompanhamento do programa

Após a decisão de implementar o programa, o próximo passo do compliance trabalhista é decidir qual área será responsável pelo acompanhamento desse processo. Você sabia, inclusive, que existem profissionais específicos, que tem como principal objetivo checar a adesão aos controles definidos com base nos princípios corporativos?

Essa estruturação também pode envolver a criação de um comitê, onde participarão representantes de diferentes áreas, como jurídico, RH, ouvidoria e auditoria interna. Esse comitê responderá apenas à direção, que será responsável por fiscalizar a atuação do grupo.

3. Avaliação dos riscos e características da empresa

Agora começamos a abordar o que é o compliance trabalhista dentro da empresa. Para que o programa seja efetivo, é necessário passar a empresa por um “raio-X”, avaliando todos os riscos internos e externos a que ela está exposta.

Desde levantar todos os números de colaboradores em cada um dos setores da empresa, quais são todos os fornecedores e prestadores de serviço terceirizados, qual o sindicato que representa a empresa e quais são as normas internas já implantadas, todas essas informações são relevantes.

Afinal de contas, sabendo todos os riscos com antecedência, é possível evitá-los, mitigá-los e também já ter um plano de ação em um cenário negativo.

4.Criação de código de conduta

Para que seu programa de compliance trabalhista seja efetivo, sua empresa também deverá criar um código de conduta, que representa o comportamento esperado dos colaboradores e quais são os valores adotados pela organização.

Para que ele sirva como guia aos colaboradores, ele deve ser escrito com uma linguagem simples e objetiva, além de atender diferentes necessidades, como versões em braile para pessoas com deficiências visuais.

Continue aprendendo: Como montar um manual de compliance? Para que serve? Como aplicá-lo?

5. Capacitação dos colaboradores e disseminação da cultura

A cultura do compliance trabalhista não será implantada do dia para a noite na sua empresa. Esse processo traz vários benefícios ao ambiente de trabalho, mas leva tempo até que ele seja realmente absorvido dentro dos departamentos da empresa.

Por isso mesmo que a capacitação dos colaboradores e disseminação da cultura é um pilar do compliance trabalhista: quanto mais ele for trabalhado, mais fácil será essa implantação.

6. Implantação de canais de denúncia

É primordial a criação de um canal em que colaboradores possam denunciar atos que firam os padrões éticos da instituição, assim como desvios de conduta de outros profissionais. Condutas graves, como assédios morais, também podem ser denunciadas nesse espaço.

A recomendação é a adoção de mais de um canal, como telefone, e-mail, canais online em ferramentas de comunicação e até urnas distribuídas pela empresa. E vale lembrar que a identidade do denunciante deve ser preservada sempre.

7. Investigações internas

Caso uma denúncia seja realizada, deve então ser iniciado um processo de investigação interna para averiguar se realmente ocorreu uma conduta imprópria, quais foram as circunstâncias desse acontecimento, quem está envolvido na situação e se o ocorrido configura uma violação do compliance.

Caso sim, é possível que a empresa adote uma medida disciplinar para penalizar esse colaborador – o que também dará mais credibilidade e seriedade ao programa.

8. Due Diligence

Se sua empresa possui parceiros – o que é a realidade da maioria dos negócios – avaliar esses terceirizados é tão importante quanto a avaliação dos colaboradores internos.

Nos funcionários, o compliance trabalhista pode ser aplicado desde a pré-contratação até o desligamento para, por exemplo, confirmar informações citadas no currículo.

Já quando falamos de terceiros, a avaliação deve acontecer, preferencialmente, antes da contratação. Saber a situação financeira e fiscal, processos em andamento e a reputação desse fornecedor pode salvar a sua empresa de riscos legais.

Mas existem tecnologias que podem ajudar a implementar o compliance trabalhista nos fornecedores. Com a Linkana, todo o processo de due diligence de fornecedores é automatizado, mitigando riscos, diminuindo a burocracia e agregando segurança à sua gestão de Procurement.

9. Monitoramento do programa

Chegamos ao último passo de como implementar um programa de Compliance trabalhista, mas isso não significa que ele é menos importante que os outros.

O sucesso do programa de compliance só será confirmado se ele for monitorado com frequência. Com esse processo de avaliação constante, a empresa poderá saber se o compliance está seguindo o rumo esperado, além de identificar e corrigir falhas.

Esperamos que com esse artigo você tenha entendido mais sobre o compliance trabalhista e quais são os pilares que compõem essa série de processos que vem ganhando uma grande importância nos últimos anos, em especial após reformas trabalhistas e dentro de um cenário de mudanças nas relações de trabalho.

Se você quer saber mais sobre compliance, recomendamos a leitura do artigo O que é compliance em compras e como obter sucesso nesse conceito?. Preencha o formulário abaixo e conheça mais sobre as soluções da Linkana!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement