Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

4 tipos de terceirização para implementar na sua empresa e otimizar resultados

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

25 de fevereiro de 2022

25 de fevereiro de 2022

25 de fevereiro de 2022

A terceirização já conquistou seu espaço em ambientes médicos, corporativos e de lazer. Graças a uma flexibilização nas leis, se tornou possível o outsourcing de diversas áreas, desde o setor contábil até o tecnológico.

E essa demanda crescente não só aumentou os tipos de terceirização disponíveis no mercado, como também expandiu o setor e aprimorou a qualidade dos serviços prestados. Se você não sabe quais serviços podem ser terceirizados, esse conteúdo é para você. Tenha uma boa leitura!

As mudanças na terceirização de serviços

Até 2017, a Constituição possibilitava a contratação de trabalho terceirizado para funções que não impactavam diretamente a rotina da empresa, como segurança e limpeza. 

Entretanto, em março de 2017 entrou em vigor a Lei 13.429/2017, que validou a terceirização para atividades-fim (que são da área de atuação da empresa). Ou seja, foi expandido os tipos de serviços terceirizados.

Isso significa, por exemplo, que uma agência de publicidade pode terceirizar serviços de produção de conteúdo.

https://www.youtube.com/watch?v=u_mSRFBSd_0

Qual a visão da terceirização das empresas e dos colaboradores?

Uma pesquisa interna com 235 empresas associadas à Fiesp, de diferentes portes e segmentos, tinha como objetivo entender a visão das corporações e dos colaboradores da nova legislação da terceirização.

Entre as empresas, foi levantado que:

  • a terceirização de serviços é disseminada na indústria paulista, alcançando 73,2% das empresas que participaram da pesquisa e chegando a 91% entre as empresas de grande porte;

  • 56,8% das empresas que utilizam ou deixaram de utilizar serviços terceirizados já tinham recebido reclamações trabalhistas de empregados terceirizados;

  • de acordo com a Rais de 2013, a mão de obra terceirizada ocupada na indústria paulista é de cerca de 170 mil empregados. 

Já entre os colaboradores:

  • 83,8% dos entrevistados acham que a lei é positiva;

  • entre os terceirizados, a aprovação da lei chega a 90,8%;

  • 83,5% dos entrevistados acreditam que a lei vai beneficiar o trabalhador;

  • 77,7% dos entrevistados acham que a lei vai beneficiar as empresas;

  • 81,2% não veem aspectos negativos na lei; entre os terceirizados, 89,3% não veem aspectos negativos.

Leia também: O que é a lei da terceirização: importância e consequências para a relação com fornecedores

Quais são os tipos de terceirização?

Como já afirmado acima, além da Lei 13.429/2017 validar a terceirização para atividades-fim, ela também aumentou o leque de possibilidades de outsourcing. Entretanto, os tipos de terceirização podem ser agrupados em cinco grandes grupos:

  • terceirização operacional;

  • terceirização de manutenção e correção;

  • terceirização da produção e instalação;

  • terceirização de serviços profissionais.

Entenda abaixo quais são os tipos de serviços terceirizados em cada um desses grupos.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Terceirização operacional

O primeiro grupo que vamos citar é o de serviços operacionais. Esse é o tipo de terceirização mais conhecido pelas pessoas, que envolve a participação de profissionais de:

  • serviços de limpeza e conservação

  • recepção e portaria

  • jardinagem

  • segurança

Essenciais para o funcionamento das corporações, o número de profissionais pode passar dos três dígitos dependendo do tamanho da empresa. É por isso que a terceirização se torna cada vez mais comum: você elimina a preocupação de ter uma equipe completa diariamente e terá sempre profissionais qualificados para a realização dos procedimentos.

Terceirização de manutenção e correção

Durante a fabricação de produtos, é comum que máquinas travem e quebrem. Entretanto, é difícil encontrar profissionais especializados em diversos tipos de equipamentos usados pela mesma indústria - sem contar que esse tipo de demanda não é diária na maioria das corporações.

É por isso que esse tipo de terceirização é ideal para muitas empresas. Com ela, é possível encontrar profissionais especializados nessas diversas funções específicas e ter gastos apenas quando necessário.

Terceirização da produção e instalação

É cada vez mais comum encontrar empresas que terceirizam parte da sua produção para ganhar tempo e reduzir custos. Imagine, por exemplo, as economias que uma fábrica de sapatos pode ter se terceirizar a fabricação das caixas e dos cadarços usados em seus produtos.

Terceirização de serviços profissionais

Um dos maiores ganhos na nova legislação é a possibilidade de contratar profissionais terceirizados para atender as necessidades jurídicas, de T.I., Procurement e contabilidade, entre outras especialidades.

Com essa externalização, as companhias podem trabalhar com profissionais de alta qualidade sem se preocupar com as responsabilidades existentes na contratação. O resultado final é uma redução significativa nos custos indiretos de uma empresa.

Quais os cuidados que devem ser tomados na terceirização?

Ao longo do texto, nós abordamos os diversos tipos de terceirização existentes no mercado e os benefícios que eles podem oferecer às corporações. Entretanto, é igualmente importante alertarmos para os perigos nesse tipo de contratação.

Dentre os pontos de atenção, vale citar:

  • possíveis atrasos, que podem afetar a linha de produção e provocar um efeito “bola de neve” nas entregas;

  • queda na qualidade dos produtos ou serviços;

  • alta rotatividade dos colaboradores;

  • problemas de reputação envolvendo o fornecedor.

A boa notícia é que todos esses problemas podem ser reduzidos ou mitigados com a contratação de uma empresa de terceirização de qualidade. Mas como saber qual empresa é a mais segura? Com a homologação de fornecedores.

É na homologação que a sua corporação se certificará que o fornecedor é apto a ser contratado, com as qualidades necessárias para atender suas demandas. Apesar dessa etapa ser imprescindível para o sucesso da contratação, muitas empresas a ignoram devido a sua complexidade.

A boa notícia é que a Linkana está aqui para lhe ajudar nesse processo. Em uma única ferramente, nós permitimos que você:

  • Adicione fornecedores preenchendo o mínimo de informações possíveis;

  • Consulte mais de 50 bases públicas automaticamente e conheça nosso algoritmo que te guia ao longo do processo;

  • Nós coletamos os demais documentos e questionários de checklists 100% customizados para você;

  • Mitigue riscos e acompanhe a performance de seu fornecedor de maneira simplificada e eficaz;

  • Todas as informações públicas ou privadas sempre atualizadas, sem complicação.

Se você se interessou pela Linkana, preencha o formulário abaixo para começar a sua jornada em direção de mais segurança e controle:

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement