Como saber se um CNPJ está ativo? Veja 5 maneiras de verificar seus fornecedores

Durante a escolha e contratação de fornecedores, um passo muito importante é certificar-se de que a empresa está cumprindo todas as normas fiscais, tributárias e trabalhistas vigentes. Para isso, é essencial averiguar o cadastro dela junto à Receita Federal. Mas como saber se o CNPJ dela está ativo?

Há algumas formas de confirmar essa informação junto aos órgãos de Estado responsáveis por regulamentar a situação dos empreendimentos no Brasil. 

No entanto, é preciso ir além e também examinar se um futuro parceiro comercial tem pendências, irregularidades, processos trabalhistas, entre outros, para gerenciar os riscos na cadeia de suprimentos

Ficou interessado no tema? Descubra como saber se um CNPJ está ativo de cinco maneiras simples e aprenda também a avaliar se um fornecedor é o ideal para a sua instituição!

Por que é importante saber se o CNPJ está ativo?

Ao buscar pelo número de um negócio na Receita Federal, você obterá o comprovante de inscrição dele.

Por meio desse documento, a existência de um empreendimento é atestada e constata-se a sua situação cadastral, que pode ser:

  • ativa;
  • inativa;
  • baixada;
  • cancelada.

As três últimas são sinais de alerta sobre as ações de uma empresa, pois são capazes de indicar golpe ou fraudes. 

Isso porque é apenas com um CNPJ que uma organização:

  1. emite notas fiscais;
  2. paga tributos;
  3. registra funcionários;
  4. abre contas bancárias;
  5. pega empréstimos em bancos;
  6. participa de licitações públicas.

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) é um requisito básico para o desenvolvimento de qualquer atividade empresarial e garante que a entidade está operando em conformidade com a lei.

Logo, um cadastro ativo significa que um estabelecimento está regularizado e desenvolvendo normalmente as suas atribuições. 

Por isso é importante descobrir como saber se um CNPJ está ativo! 

Quanto tempo demora para o CNPJ ficar ativo?

Muitos empreendedores buscam saber quanto tempo demora para um CNPJ ficar ativo, porém isso depende do tipo de negócio que se está abrindo.

Em geral, para um MEI (Microempreendedor Individual) o tempo é mais curto e leva até sete dias. No caso de empresas maiores e enquadradas em outras categorias, esse tempo vai ser maior e depende de outros fatores burocráticos como o registro na Junta Comercial. Com isso, uma organização pode precisar de até 30 dias para concluir todos os trâmites.

Em casos de cadastro suspenso, é necessário solicitar a baixa do antigo e fazer um novo. Ou seja, se você busca o CNPJ de uma companhia e encontra a situação como baixada, cancelada ou inativa, o fornecedor não voltará a ter aquele número. 

Como saber se o CNPJ está ativo? 5 maneiras

Para quem quer descobrir como saber se um CNPJ está ativo é possível pesquisar por meio de uma das cinco formas listadas abaixo. 

1 – Consulta CNPJ da Linkana

O site “Consulta CNPJ” da Linkana também é uma opção excelente e gratuita para saber se o CNPJ está ativo. 

Essa é uma página aberta na qual você pode buscar o nome ou CNPJ de uma empresa e já puxar de forma simples todos os dados da Receita Federal. Também é possível navegar entre outros itens relevantes como CNAE, quadro societário e natureza jurídica.

Além da consulta das informações mais essenciais do CNPJ, o site da Linkana também direciona a pesquisa para a averiguação de comprovantes oficiais de regularidade fiscal como:

  • comprovante do Cartão CNPJ;
  • certidão negativa de tributos federais;
  • certificado de regularidade do FGTS;
  • certidão negativa de débitos trabalhistas;
  • comprovantes do Sintegra, do CNEP, do CEIS e do CEPIM.

2 – Site da Receita Federal

A principal maneira de como verificar se um CNPJ é válido é por meio do site da Receita Federal. 

Para isso, você deve acessar este link, digitar o CNPJ no campo indicado e clicar em consultar.

Esse serviço gratuito provê o comprovante de inscrição, documento que atesta a existência do empreendimento, e mostra a sua situação cadastral. 

Outras informações obtidas pelo site da Receita Federal são:

  • nome e endereço;
  • data de abertura do negócio;
  • atividades econômicas;
  • natureza jurídica.

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos

CNPJ, Certidões, consulta do CEIS e do CEPIM e outros dados na ferramenta completa Consulta CNPJ da Linkana.

3 – Aplicativo da Receita Federal 

Se você quer saber se um CNPJ está ativo de um jeito ainda mais fácil, pode optar pelo aplicativo da Receita Federal. 

Disponível para iOS e Android, esse programa é útil não só para averiguar a situação cadastral dos seus possíveis parceiros comerciais, como também acompanhar qualquer pedido relativo ao CNPJ da sua instituição. 

4 – Redesim

Mais uma alternativa disponibilizada pelo Governo Federal para verificar se um CNPJ é válido é a Redesim, na qual você é capaz de consultar uma empresa por meio da sua razão social, nome fantasia ou número de cadastro.

Neste caso, siga os quatro passos listados abaixo:

  1. abra o site da Redesim e selecione “Consultas Pessoa Jurídica”;
  2. crie ou faça um login no portal gov.br, por meio de CPF e senha;
  3. na ferramenta de busca exibida selecione a opção “Tipo de pesquisa” e altere o filtro de busca optando por nome empresarial, nome fantasia ou CNPJ;
  4. em seguida, digite a informação requerida, preencha a situação cadastral e UF e clique em pesquisar.

Ao final, a Redesim irá exibir os dados da instituição solicitada como CNPJ, situação cadastral, atividades, quadro societário e capital.

5 – Sintegra

Outra opção para saber se um CNPJ está ativo é acessar o site do Sintegra e seguir o passo a passo: 

  1. clique no estado da companhia que deseja avaliar;
  2. escreva o número do CNPJ;
  3. preencha ou clique na checagem anti robô;
  4. pesquise o estabelecimento desejado.

A Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ) irá mostrar a condição dela, que deverá constar como habilitada.

Além disso, você tem a possibilidade de visualizar um painel com diversos dados sobre a empresa, como endereço, telefone e tipos de atividades desempenhadas.

Como fazer uma análise detalhada do CNPJ dos fornecedores? 

Usar um software de e-procurement, como a Linkana, te ajuda a ir além dessas simples pesquisas e investigar a fundo os seus possíveis parceiros comerciais, para te auxiliar a escolher os mais confiáveis. 

Para isso, esse software faz uma varredura maior nas bases de dados disponíveis para agrupar documentações como autuações ambientais e embargos, cadastro de empregadores com trabalhadores em condições análogas à de escravidão e quantidades de ações trabalhistas. 

Assim, a Linkana automatiza, facilita e aprimora o procedimento de cadastro, qualificação e homologação dos fornecedores por meio da coleta, organização e análise de uma série de documentos e informações públicas e privadas para identificar riscos fiscais, operacionais, trabalhistas, ambientais, regulatórios, entre outros, a partir do CNPJ.

Com isso, o seu negócio tem um processo de contratação de fornecedores com riscos reduzidos e a diminuição da probabilidade de futuros problemas em decorrência de irregularidades com os parceiros comerciais.

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!