Como encontrar fornecedores para mineradoras? 4 sugestões essenciais

Hoje, a digitalização e a sustentabilidade são assuntos determinantes para o sucesso das empresas de quaisquer setores. Por isso, na hora de pensar em como encontrar fornecedores para mineradoras, identifique parceiros que busquem unir a agilidade das entregas com a preservação do meio ambiente e o bem-estar social.

Embora os minérios estejam em grande parte nos bens de consumo, a atividade da mineração ainda gera vários impactos ambientais, como a variação na qualidade da água, contaminação do solo, redução de oxigênio nos ecossistemas e poluição do ar, entre outros. 

Sendo assim, há três aspectos são fundamentais na hora de escolher fornecedores para o setor, entre eles:

  • apoiar o fornecimento sustentável a longo prazo;
  • aprimorar a cadeia brasileira de fornecedores de minérios nos pilares do ESG;
  • fortalecer o fluxo de tecnologias.

Logo, se você quer saber como e onde encontrar fornecedores no setor de mineração, veio ao lugar certo! Neste post, mostraremos como funciona o mercado e a importância dos fornecedores certos para o bom andamento do setor. Confira!

Investimento das mineradoras para conseguir bons fornecedores 

As mineradoras têm buscado ampliar formas de encontrar e manter bons fornecedores como aliados em suas empresas. Essa é uma tática essencial para minimizar os riscos no setor, evitando a entrega de produtos prejudiciais à saúde da população.

A Vale, por exemplo, encontrou na entrega de prêmios uma forma de consolidar parcerias estratégicas. Desde 2008, a mineradora tem o programa Inove, que visa fortalecer o relacionamento da empresa com pequenos e médios fornecedores, criando capacitações e linhas de crédito.

Isso tudo fez com que a Vale conquistasse fornecedores mais capacitados e, assim, aumentasse o índice de compras locais, além de reduzir os custos ligados aos profissionais que estivessem interessados em participar de suas concorrências.

Leia também: Índice de Avaliação de Desempenho de Fornecedores: para que serve?

Como encontrar fornecedores para mineradoras?

1. Busque referências de outras empresas

A avaliação de fornecedor deve ser criteriosa na indústria de mineração, isso porque na instalação de uma mina, por exemplo, acontece em regiões remotas e com difícil acesso.

Tal parceria deve envolver o comprometimento e, portanto, aqui entram fatores primordiais:

  • confiança em atender às demandas;
  • suporte na língua nativa;
  • capacidade de fornecimento de peças e serviços.

E como é possível confirmar essas características?

O potencial de um parceiro pode ser comprovado pelas referências de outras empresas. Para começar, você pode verificar no site do fornecedor quais são os clientes já atendidos e conversar com eles sobre o andamento da prestação de serviços.

2. Faça pesquisas na internet

O segundo passo de como encontrar bons fornecedores para mineradoras consiste em fazer pesquisas online para identificar empresas que aparentemente têm a capacidade de atender aos critérios definidos pelo seu negócio anteriormente.

Use plataformas de pesquisa como o Google, digitando palavras-chave relacionadas ao tipo de produto e/ou serviço que o seu negócio precisa, por exemplo, fornecedores para mineradoras.

3. Converse com outros empreendedores

Uma forma de encontrar bons fornecedores é pedir referências de outros empreendedores do mesmo ramo, assim você vai evitar os que não dispõe de boa reputação e, assim, focar em parcerias de qualidade.

Uma dica é não perguntar sobre preços e condições acordados pelos seus colegas de profissão. Essa estratégia pode ser vista como uma forma de passá-los para trás, o que irá prejudicar o relacionamento profissional com outros especialistas na área.

4. Participe de eventos do ramo

Eventos profissionais são uma chance para construir um networking e estreitar sua relação com outros empreendedores do ramo.

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), por exemplo, realiza encontros de fornecedores com empresários do ramo para apresentar soluções de gestão e manejo. 

Seja presencial ou remotamente, essa é uma ótima forma de se manter atualizado sobre o mercado, além de fazer novos contatos e descobrir fornecedores para a sua empresa.

Além dessas dicas que já citamos, existe uma maneira bem mais prática de verificar quem podem ser seus futuros fornecedores e, ainda, analisar os atuais. Siga conosco para conferir.

eBook
Gestão de Fornecedores

Aprenda como fazer uma gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa.

Como encontrar fornecedores de mineração pela Linkana?

Se você deseja saber como encontrar fornecedores para mineradoras, além dos seus contatos e pesquisas, nós temos a solução!

A ferramenta de Consulta CNPJ da Linkana traz uma série de dados de possíveis fornecedores que poderão ser fundamentais para a sua avaliação. 

Basta inserir o nome ou o CNPJ da empresa pesquisada para você conhecer:

  • informações fiscais;
  • cidade e estado;
  • razão social;
  • nome fantasia;
  • situação cadastral;
  • porte;
  • data de abertura;
  • optante do MEI ou optante Simples;
  • natureza jurídica;
  • capital social;
  • quadro societário;
  • matriz e filiais;
  • endereço completo;
  • CNAE principal e secundárias.

E não é só isso!

Além dessas funcionalidades, você pode contar com o Linkana ESG Rating, um sistema que atribui pontuações aos pilares ESG de uma empresa, analisando os riscos ambiental, social e de governança de um parceiro. 

Veja como funciona na imagem abaixo:

Saiba mais sobre a Linkana!

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Nossos diferenciais são:

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.
  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.
  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Para ter a solução completa na sua empresa, basta preencher o formulário abaixo agora mesmo!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!