7 dicas de como encontrar bons fornecedores + 1 ferramenta

Saber como encontrar bons fornecedores é uma maneira de diminuir os riscos desse tipo de contratação. 

No caso, estamos falando de, por exemplo, contratar empresas que não tenham  capacidade de atender a demanda do seu negócio, que não cumpram prazos de entrega, entre outros transtornos relacionados.

Problemas como esses que acabamos de citar afetam seriamente o fluxo de trabalho da companhia e seus resultados. 

O desabastecimento de insumos e matérias-primas, ou a ineficiência de serviços terceirizados, comprometem a imagem da marca e o relacionamento com o cliente final, impactando negativamente sua receita.

Stakeholder como investidores e outros parceiros de negócio, também sentem o reflexo negativo desse desalinhamento.

Por todas essas razões é que descobrir como encontrar bons fornecedores para a sua empresa é uma questão tão importante. A dúvida que muitos gestores têm quanto a isso é: “O que é preciso para encontrar os melhores fornecedores?”

Essa resposta você terá agora, neste artigo. Assim, se essa também é a sua dúvida, siga a leitura e confira!

Como encontrar bons fornecedores?

Saber como encontrar bons fornecedores contempla adotar práticas como estas:

  • identificar a necessidade da sua empresa;

  • fazer pesquisas online;

  • solicitar indicações a outros parceiros de negócio;

  • participar de eventos relacionados ao setor de atuação da companhia;

  • buscar por fornecedores diversos;

  • contatar diretamente o fabricante;

  • conferir a avaliação de outros contratantes. 

Identificar a necessidade da sua empresa

Antes de buscar efetivamente os melhores fornecedores para a sua empresa é essencial fazer um levantamento do que precisa ser adquirido. 

Aqui, não estamos falando apenas de quantidade, mas também de questões como:

  • qualidade esperada;

  • tempo de entrega que precisa ser cumprido;

  • capacidades de atendimento do parceiro, entre outros pontos relacionados.

O objetivo com esse levantamento é alinhar as necessidades e expectativas da companhia ao que o fornecedor consegue entregar. Dessa forma, há mais reciprocidade na negociação e menos chances de desentendimentos futuros.

Fazer pesquisas online

A partir disso, o segundo passo de como encontrar bons fornecedores consiste em fazer pesquisas online para identificar empresas que aparentemente têm a capacidade de atender aos critérios definidos pelo seu negócio anteriormente.

Usando plataformas de pesquisa como o Google, é simples encontrar sugestões de fornecedores ao digitar palavras-chave relacionadas ao tipo de produto e/ou serviço que o seu negócio precisa, por exemplo:

Solicitar indicações a outros parceiros de negócio

A indicação de outros profissionais da área de compras e procurement é outra boa maneira de chegar até os melhores fornecedores para o seu negócio.

Esse meio de busca tem a vantagem de contar com a referência de uma pessoa conhecida, a qual pode dar boas diretrizes sobre como é a conduta e forma de trabalho desse fornecedor, o que ajuda a reduzir os riscos dessa contratação.

Participar de eventos relacionados ao setor de atuação da companhia

Participar de feiras e eventos relacionados ao setor de atuação da companhia é uma ótima maneira de melhorar o seu networking e  conhecer novos fornecedores. 

Uma característica dessas ocasiões são os estandes montados pelas empresas para apresentar aos visitantes seus portfólios de soluções. Esse é um caminho para conhecer de perto o que está sendo oferecido, tirar dúvidas pessoalmente e reduzir o tempo de busca por bons fornecedores.

Buscar por fornecedores diversos

São muitos os benefícios da diversidade de fornecedores para uma empresa. Ao incluir na sua base negócios gerenciados por grupos minoritários, é possível obter vantagens como:

  • redução de gastos;

  • melhora a imagem da empresa juntos aos seus stakeholders;

  • fomento para o crescimento de pequenas e médias empresas.

Por razões como essas é que, na sua lista de ações de como conseguir bons fornecedores é fundamental pautar a busca por fornecedores diversificados.

eBook
Programa de Diversidade de Fornecedores no Brasil
Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

Contatar diretamente o fabricante

O contato direto com o fabricante é indicado quando se pretende contratar uma marca específica de produto ou serviço. Essa abordagem direta ajuda a reduzir preços, já que não há intermediários na negociação.

Caso não seja possível comprar diretamente com o fabricante, outro caminho é identificar quem são os distribuidores da marca em questão e tentar, com eles, fechar uma negociação.

Conferir a avaliação de outros contratantes 

Saber o que outros contratantes acharam dos serviços prestados pelo fornecedor é outra boa maneira de identificar quais são os melhores para a sua empresa.

Geralmente, nos próprios sites têm depoimentos de clientes. Mas se quiser opiniões imparciais, pode pesquisar o nome do fornecedor em plataformas de análise e reclamações, a exemplo do Reclame Aqui e do Consumidor.gov.br. 

Como a Linkana ajuda você a encontrar bons fornecedores?

A Linkana ajuda você na busca pelos melhores fornecedores ao oferecer, gratuitamente, a ferramenta Consulta CNPJ Linkana — ferramenta já tem mais de 500 mil acessos e milhares de procuras realizadas todos os dias! 

Com essa solução é possível acessar diversos dados cadastrais do fornecedor em potencial e, com isso, analisar com precisão importantes questões que podem afetar a negociação, e até mesmo o nível de comprometimento com entrega e qualidade.

Isso acontece porque, ao digitar o CNPJ ou o nome da empresa no Consulta CNPJ Linkana, você tem acesso às seguintes informações:

  • Informações fiscais:

  • razão social;

  • nome fantasia;

  • situação cadastral;

  • porte;

  • data de abertura;

  • optante do MEI ou optante Simples;

  • natureza jurídica;

  • capital social.

  • Quadro Societário

  • Matriz e filiais

  • Endereço completo

  • CNAE principal e secundárias.

Por essa ferramenta você também consulta:

  • Cartão CNPJ;

  • CEIS, Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas;

  • CNEP, Cadastro Nacional de Empresas Punidas;

  • CEPIM, Cadastro de Entidades  Privadas Sem Fins  Lucrativos Impedidas;

  • Sintegra, Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. 

E consegue emitir:

  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;

  • Certidão Negativa de Tributos Federais;

  • Certificado de Regularidade do FGTS.

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos

CNPJ, Certidões, consulta do CEIS e do CEPIM e outros dados na ferramenta completa Consulta CNPJ da Linkana.

No que mais a solução da Linkana pode ajudar?

Além disso, a solução Consulta CNPJ Linkana também permite buscar empresas pesquisando por setor de atividade, estado, CNAE, ramo de atividade, entre diversos outros filtros.

Somado a todas essas funcionalidades, essa ferramenta também conta com indicação de fornecedores diversos e com o Linkana ESG Rating. 

O Linkana ESG Rating é um sistema que atribui pontuações aos pilares ESG de uma empresa, identificando automaticamente o risco ambiental, social e de governança de fechar parceria com esse negócio.

Linkana ESG Rating

Conheça mais sobre a Linkana!

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Nossos diferenciais são:

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.

  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Para ter a solução completa na sua empresa, basta preencher o formulário abaixo agora mesmo!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!