Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de fornecedores para a siderurgia: como superar os desafios?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

19 de outubro de 2022

19 de outubro de 2022

19 de outubro de 2022

A gestão de fornecedores para a siderurgia se refere uma cadeia que vai desde a extração e aquisição de matéria-prima, até a entrega do produto pronto para o consumidor final, seja ele pessoa física ou jurídica.

Nesse trajeto, estão inseridas todas as operações de troca entre empresas, incluindo as de informação e as logísticas, e também a oferta e entrega de produtos e/ou serviços necessários para a continuidade de fluxo de trabalho sem interrupções de uma companhia desse segmento.

Para entender melhor essa sequência, é importante destacarmos que a siderurgia é um ramo da indústria metalúrgica responsável pela produção de ferro e aço.

O aço, no caso, é fabricado a partir do minério de ferro, do cal e do carvão, sendo resultado de uma transformação que é feita em quatro etapas, que são a preparação da carga, a redução, o refino e a laminação.

Trazendo essa característica para a cadeia de suprimentos, fica mais evidente  a necessidade de contar com provedores confiáveis e qualificados para a entrega de insumos base, materiais, produtos e serviços que contribuam para o andamento fluido das operações dessas companhias.

Justamente para chegar a resultados satisfatórios nesse cenário é que se faz tão importante a realização de uma gestão de fornecedores para a siderurgia realmente eficiente, focada em sustentabilidade, aprimoramento de processos logísticos e adoção de novas tecnologias.

É sobre isso e os desafios desse gerenciamento que falaremos agora, neste artigo. Por isso, siga a leitura e confira.

Os principais obstáculos da gestão de fornecedores para a siderurgia

Para realizar uma boa gestão de fornecedores para a siderurgia, há alguns obstáculos que precisam ser superados. Entre os que mais se destacam estão:

  • mitigação de impactos ambientais;


  • aprimoramento do processo logístico;


  • implementação de novas tecnologias.


Mitigação de impactos ambientais

Segundo previsão do Instituto Aço Brasil, divulgada no site Diário do Comércio, o consumo nacional de aço deve dobrar nos próximos 10 anos. A média brasileira está estimada para 250 quilos por habitante — hoje a média é de 125 quilos por habitante.

Ainda que a produção desse insumo esteja em considerável crescimento, e o fato do aço ser um material 100% reciclável, é preciso buscar por fornecedores sustentáveis, especialmente considerando que esse bem é um dos que mais geram impacto no que se refere à emissão de dióxido de carbono durante a sua produção.

Somado a isso, ainda há a dependência dos combustíveis fósseis como matéria-prima, com destaque para o carvão mineral.  

Uma maneira de reduzir esse impacto é procurar por provedores que trabalham com processos de produção ecologicamente corretos, que gerem o mínimo de resíduos possíveis e danos à natureza e à população ao redor.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Aprimoramento do processo logístico

O outro desafio a ser considerado pelo time de gestão de fornecedores para a siderurgia é o processo logístico que será adotado pela empresa.

Sobre isso, é preciso ressaltar que esse setor é o responsável pelo abastecimento de diversos outros, sendo que alguns exemplos são o da construção civil, da indústria automobilística, da indústria aeroespacial, a indústria naval, setor de medicina, produção e distribuição de energia elétrica, entre outros.

Porém, para atuar como uma fornecedora, as empresas do mercado siderúrgico também precisam de fornecedores, e um deles pode ser voltado para questões logísticas.

Esse é um tipo de terceirização que pode ser bastante benéfico para o negócio, como a possibilidade de reduzir custos operacionais e de ter uma frota de veículos diversificada.

Entretanto, ao optar por uma logística externa, é preciso se atentar para pontos como:

  • quais modais são oferecidos pelo terceiro e se esses são compatíveis com o que a empresa precisa transportar;


  • cumprimento de prazos de entrega, a fim de não comprometer o fluxo da cadeia de suprimentos da companhia;



  • análise da reputação do terceiro no mercado, para não vincular a marca da siderúrgica a uma empresa com imagem comprometida junto ao público e potenciais investidores.


Sobre esse último tópico, não deixe de ler este artigo: "Gestão de reputação: o que é, qual sua importância e como aplicar"

Implementação de novas tecnologias

O uso de tecnologias inovadoras coloca as empresas siderúrgicas no conceito denominado como "indústria 4.0", que se refere à automação industrial e utilização de diferentes soluções para a obtenção de processos mais precisos, dinâmicos e eficientes.

Algumas das tecnologias que fazem parte desse cenário são a Inteligência Artificial (IA), a Internet das Coisas (IoT), a robótica e a computação em nuvem.

Para obter recursos como esses, a gestão de fornecedores para a siderurgia deve buscar por empresas que forneçam softwares voltados para as suas atividades, com tecnologias como essas que citamos.

Não deixe de ler este artigo: "Conheça 6 das principais tecnologias utilizadas na cadeia de suprimentos"


O que fazer para ter uma gestão de fornecedores para a siderurgia mais eficiente?

E já que estamos falando de tecnologias que colocam uma empresa siderúrgica na era da indústria 4.0, por que não usar um software de gestão de fornecedores baseado em Inteligência Artificial?

A Linkana conta com essa tecnologia, é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

A CBA, Companhia Brasileira de Alumínio, é uma das empresas clientes da Linkana e conseguiu reduzir de 30 para 6 dias o tempo de homologação de fornecedores com o nosso sistema.

Entre os diferenciais dessa solução estão:

  • Perfis de fornecedores certificados O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.


  • Base de dados viva e unificada → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.


  • Fundação de dados integrada → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.



Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e confira como ter a solução da Linkana na sua empresa.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement