CEPIM: o que é e como saber se seu fornecedor está nele?

Saber mais sobre o CEPIM, o que é e qual a importância desse documento, é mais uma forma de proteger o seu negócio dos riscos característicos da contratação de fornecedores.

CEPIM é a sigla para “Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas”. Trata-se de um controle do governo federal, no qual estão listadas todas as ONGs e demais instituições desse formato que apresentam alguma pendência junto à administração pública da União.

Uma vez presentes no CEPIM, essas entidades estão impedidas de celebrar novos contratos com o poder público até que regularizem suas situações.

Mas o que isso interfere na contratação de fornecedores para a sua empresa? Ora, se a organização descumpriu alguma parte do acordo com os órgãos públicos, pode ser um indicativo de que tem dificuldades de atender outras companhias.

Nesse caso, esse fornecedor em potencial apresenta alta probabilidade de gerar problemas para o fluxo do seu negócio, os quais afetarão a sua relação com clientes e, por consequência, a sua lucratividade.

O ideal é que, na hora de firmar parceria com um novo fornecedor, toda a documentação esteja em dia e que ele não apareça em listas como essa.

Será que existe uma maneira simples e rápida de fazer essa verificação? A resposta é: sim! 

Neste artigo, você confere detalhes sobre o CEPIM, o que é, qual a importância e qual ferramenta usar para fazer essa consulta.

Por isso, siga a leitura e descubra mais uma forma de mitigar riscos para a sua empresa! 

CEPIM: o que é?

CEPIM é a sigla para “Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas”. 

Parte do Portal da Transparência da Controladoria Geral da União, consiste em uma listagem que aponta quais ONGs, e demais organizações desse formato, não podem firmar novos contratos com a administração pública devido a pendências.

A base de avaliação do CEPIM são contratos anteriores, os quais são analisados pontualmente, a fim de verificar se a entidade tem algum tipo de inadimplência junto à União.

Alguns exemplos dos motivos que fazem com que o nome da ONG seja citado no Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas são:

  • atraso ou não entrega da prestação de contas;

  • atraso na devolução dos recursos;

  • irregularidade na execução financeira;

  • irregularidade na execução física do objeto do contrato;

  • não entrega do objeto pactuado;

  • descumprimento de alguma lei específica;

  • não apresentação de algum documento especificado no contrato;

  • descumprimento de cláusulas;

  • impugnação da prestação de contas.

Qual a importância do CEPIM?

Agora que o conceito sobre CEPIM, o que é e quais motivos levam uma empresa a fazer parte desse cadastro ficaram mais claros, resta saber qual a importância dele para a sua empresa, concorda?

Como dissemos logo na abertura deste artigo, a verificação dessa listagem é mais uma forma de proteger o seu negócio dos riscos pertinentes à contratação de fornecedores.

No caso, a consulta ao Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas deve ser feita por companhias interessadas em contratar produtos e/ou serviços fornecidos por ONGs, visto que somente esse modelo de negócio é citado nesse banco de informações.

Mas, pontualmente, por quais razões fazer essa consulta pode ser benéfico para a sua empresa? 

Os motivos são variados. Por exemplo, como você pôde ver, há entidades que entram para o CEPIM por não entregarem o que foi firmado no contrato, ou por entregarem diferente do que foi acordado. 

Esse comportamento pode ser um indício de que a ONG em questão tem dificuldades de cumprir com o que foi celebrado. Se isso acontecer também na relação firmada com a sua empresa, pode afetar seriamente o andamento do seu negócio e seu fluxo de vendas.

Em resumo, saber mais sobre o CEPIM, o que é e para que serve faz parte do processo de homologação de fornecedores. Assim como demais listagens e documentos, é uma maneira de analisar a idoneidade e o comprometimento da companhia que se pretende contratar.

Dica de leitura: “O que faz a homologação de fornecedores ser fundamental para minimizar riscos?

eBook
Avaliação de Desempenho de Fornecedores
Aprenda quais os tipos de análise, os principais indicadores que você deve acompanhar e como fazer a avaliação de desempenho dos seus fornecedores.

Como identificar se uma empresa está no CEPIM?

Até aqui, falamos sobre o conceito do CEPIM, o que é e porque conhecer esse cadastro é tão importante, certo? Então, o passo seguinte consiste em aprender como consultá-lo.

Uma ótima maneira de identificar se uma empresa está no CEPIM é por meio do Linkana ESG Rating, ferramenta da Linkana que analisa o risco ambiental, social e de governança dos seus fornecedores.

Atribuindo pontuações a cada um dos pilares ESG, essa solução faz automaticamente a análise de riscos com base nas informações e dados objetivos fornecidos pela própria empresa que está sendo avaliada.

Dessa forma, você e seu time de compras e procurement conseguem verificar com mais precisão eventuais perigos e ameaças reputacionais e operacionais que podem afetar o relacionamento com o fornecedor e, consequentemente, o bom andamento do seu negócio. 

Linkana ESG Rating

Como o Linkana ESG Rating realiza a consulta ao CEPIM?

Em um processo de qualificação de fornecedores, a apresentação de um comprovante de inexistência de informação restritiva em pesquisa ao CEPIM é fundamental quando se está lidando com entidades sem fins lucrativos.

Porém, você pode se antecipar à entrega desse documento, ou mesmo confirmar se essa declaração é verdadeira, fazendo a consulta no Linkana ESG Rating.

No Linkana ESG Rating, o CEPIM está inserido na parte de governança, etapa que faz a análise de dados públicos e privados de combate à corrupção, outras sanções legais e certificações de qualidade.

O levantamento realizado pela ferramenta da Linkana contempla a empresa, bem como seu quadro societário e administradores, analisando a presença de seus nomes em listagens das esferas federal, estadual e municipal.

Além do Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas, o Linkana ESG Rating aponta se o fornecedor e seus responsáveis estão citados em diversos outros cadastros, por exemplo:

  • Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas – CEIS;

  • Cadastro Nacional de Empresas Punidas – CNEP;

  • Cadastro de Expulsões da Administração Federal – CEAF.

Como ter essa solução na sua empresa?

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade.

Somado ao Linkana ESG Rating, você também tem acesso a estas funcionalidades:

Quer levar tudo isso para o seu negócio? Então, preencha agora mesmo o formulário abaixo!

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!