Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Descubra as vantagens e desvantagens da terceirização de RH

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

April 14, 2022

April 14, 2022

April 14, 2022

O setor de Recursos Humanos é um dos mais importantes para qualquer negócio. Esse departamento é o primeiro a ter contato com novos colaboradores, além de influenciar a seleção de candidatos e ser parcialmente responsável por questões burocráticas e contábeis.

Apesar da terceirização de processos ser cada vez mais comum nas corporações, muitos se preocupam com as possíveis perdas e problemas que a terceirização de RH pode causar nessa área de tanta responsabilidade.

Por isso, preparamos um conteúdo com tudo que você precisa saber sobre a terceirização de Recursos Humanos. Tenha uma boa leitura!

Como funciona a terceirização de RH?

A terceirização de RH pode ser resumida como a contratação de uma empresa para realizar serviços específicos relacionados à área desejada pela empresa. Isso significa que ao invés de montar uma equipe de Recursos Humanos, sua corporação contratará um parceiro que oferecerá os serviços que você busca.

Entretanto, para contratar esse tipo de serviço, é necessário entender quais são as atividades de RH executadas internamente e quais delas serão terceirizadas. Essa análise deve ser feita com extremo cuidado, já que estamos falando de atividades como:

  • controle de folha de pagamento, 

  • controle de horas extras,

  • controle do cumprimento de regras trabalhistas em relação aos colaboradores contratados pela sua empresa;

  • processos de contratação e demissão de funcionários.

https://www.youtube.com/watch?v=cobp6c3-jtw

Quais são as vantagens da terceirização de RH?

Otimização de processos e economia de tempo

Imagine que sua empresa já possui uma equipe interna que está sobrecarregada com suas funções. Ao optar pela terceirização do controle de horas extras dos funcionários, sua equipe interna ganha uma significativa otimização de tempo e uma melhor organização das funções.

Ou seja, os procedimentos ganham mais qualidade e sua equipe se torna mais eficiente, com tempo para dar atenção às tarefas que realmente importam na empresa e geram mais lucro.

Maior controle de gastos

Se você planeja uma expansão no setor de Recursos Humanos na sua organização, porque não optar pela terceirização desse crescimento? Ao contratar um parceiro, você conseguirá orçar seus gastos com mais controle e clareza, sabendo que a empresa contratada pode usar o orçamento disponível com maior eficiência. 

Escalabilidade das soluções

Se a sua empresa está se desenvolvendo, é provável que seus setores passarão pelo mesmo processo. Para facilitar a escalabilidade da área de Recursos Humanos, existe a terceirização.

Com ela, basta solicitar uma ampliação do contrato original que você terá quantos profissionais precisar, com um padrão de qualidade garantido pelo fornecedor. Após um pequeno período de adaptação ao novo ambiente, o time terceirizado será tão produtivo quanto uma equipe própria e consolidada.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Mitigação de riscos

Deixar preocupações relacionadas com questões trabalhistas e de gestão de equipe de lado não só aumenta a produtividade, como também mitiga grande parte dos prejuízos ocasionados pelos riscos dessas atividades.

Dentre as questões que podem ser terceirizadas a fim de mitigar riscos estão:

  • avaliação das condições adequadas de ambiente de trabalho;

  • controle do fluxo de saída, entrada ou sobrecarga de horas extras;

  • fiscalização de cumprimento de intervalos e descansos legais previstos em lei;

  • esclarecimento sobre dúvidas com questões trabalhistas em geral.

Passar por problemas trabalhistas e judiciais é um enorme problema financeiro e reputacional para qualquer corporação. Por isso, a mitigação de riscos da terceirização de RH é uma enorme vantagem para sua empresa.

Quais são as desvantagens da terceirização de RH?

Falta de integração com outros colaboradores

O turnover entre equipes terceirizadas pode ser elevado, graças ao remanejamento de profissionais. 

Isso significa que apesar de sua empresa sempre ter colaboradores a disposição, a equipe não saberá a rotina dos processos ou terá extenso conhecimento em problemas que ainda estão sendo resolvidos.

Falta de controle com dados confidenciais

Ao contratar uma equipe terceirizada, é imprescindível se lembrar que sua empresa está assumindo o risco de informações confidenciais da empresa serem vazadas. 

Por isso, é aconselhado a contratação de softwares que restrinjam o acesso a certos dados. Uma cláusula de confidencialidade no contrato da parceria também é importante, com multas e rescisão contratual.

Redução de controle 

Ao contratar outra empresa para assumir os processos de um departamento, a gestão dessas funções também passam a se tornar uma responsabilidade do parceiro. Ou seja, é possível que os padrões e os processos mudem com a nova gerência.

Além de responderem a você, os profissionais terceirizados precisam atender os pedidos da empresa terceirizada. Isso significa que a parceira ainda tem algum controle sobre os métodos de serviço e impõe suas próprias restrições ao longo do tempo.

Quais os cuidados necessários ao considerar a terceirização de RH?

Você pôde ver ao longo do texto que a terceirização de RH possui vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas para compreender a possível adequação desse modelo de trabalho nos objetivos da sua corporação.

Caso as vantagens tenham falado mais alto, temos um último ponto de atenção durante a contratação desse fornecedor: a homologação e gestão desse fornecedor.

Seja a terceirização de Recursos Humanos, finanças ou marketing, é essencial garantir que esse possível parceiro cumpra com suas obrigações tributárias e trabalhistas, além de se preocupar com a qualidade do serviço prestado e a reputação corporativa.

Com um software como a Linkana, esse processo não só é possível, como também é simplificado graças às nossas tecnologias de machine learning e RPA. Com essa gestão de fornecedores, nós possibilitamos que você:

  • adicione fornecedores preenchendo o mínimo de informações possíveis;

  • consulte mais de 50 bases públicas automaticamente e conheça nosso algoritmo que te guia ao longo do processo;

  • nós coletamos os demais documentos e questionários de checklists 100% customizados para você;

  • mitigue riscos e acompanhe a performance de seu fornecedor de maneira simplificada e eficaz;

  • todas as informações públicas ou privadas sempre atualizadas, sem complicação.

Se você se interessou pela Linkana, preencha o formulário abaixo para começar a sua jornada em direção de mais segurança e controle:

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market