Resources

Logística

Logística

Logística

Tecnologia na cadeia de suprimentos: 5 pontos de ajuda + 5 vantagens

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

June 22, 2023

June 22, 2023

June 22, 2023

O uso da tecnologia na cadeia de suprimentos pode gerar para as empresas vantagens, como melhoria no fluxo de abastecimento, redução de custos, aumento da lucratividade, entre diversos outros.

Parte do processo de transformação digital pelo qual todos os setores passaram nos últimos anos — e continuam passando —, a utilização dos recursos tecnológicos, por si só, já é benéfica para os negócios.

Prova disso vem de um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado em uma matéria do portal G1, o qual revelou que, a cada 1% investido em tecnologia, há um aumento de 7% no lucro da empresa após dois anos.  

Outra pesquisa da FGV, intitulada "​​Panorama do Uso de TI no Brasil - 2022", confirmou o  valor da antecipação da adoção da Tecnologia da Informação pelas empresas, reduzindo de anos para meses as modernizações. Inclusive, essa postura tende a viabilizar novos modelos de negócios e, consequentemente, a geração de novas receitas.

Trazendo todo esse cenário para o uso da tecnologia em supply chain, fica mais fácil imaginar as vantagens que softwares e recursos específicos para esse setor podem trazer, concorda?

É justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Por isso, siga a leitura e confira como as soluções tecnológicas ajudam na cadeia de suprimentos, quais podem ser utilizadas, os benefícios gerados e como levar tudo isso para o seu negócio.

Como a tecnologia pode ajudar na cadeia de suprimentos?

Existem diversos pontos nos quais a tecnologia pode ajudar na cadeia de suprimentos. Os que mais se destacam são:

  • promoção da transformação digital;

  • melhora do planejamento e gestão de supply chain;

  • aprimoramento do processo de compras;

  • integração entre os departamentos da companhia;

  • aumento da qualidade do produto e/ou serviço entregue ao cliente final.

Promoção da transformação digital

Não existe transformação digital sem o uso de ferramentas tecnológicas. Na cadeia de suprimentos, softwares e sistemas específicos para essa área promovem a automação de processos, reduzem a burocracia, ajudam na negociação com fornecedores, entre diversas outras otimizações.

Leia também: "Quatro efeitos positivos da transformação digital em compras"

Melhora do planejamento e gestão de supply chain

Um bom planejamento para a área de supply chain deve relacionar as necessidades de abastecimento da empresa à sua demanda produtiva e à movimentação de mercado.

Planejar e alinhar todos esses pontos manualmente aumenta consideravelmente as chances de erros, os quais podem, inclusive, levar ao desabastecimento da empresa e todas as consequências dessa falha.

Aprimoramento do processo de compras

Pensando pontualmente em compras, o uso da tecnologia contribui para aquisições mais estratégicas, ajudando a reduzir custos e a diminuir o desperdício de matérias-primas, especialmente quando esse setor é vinculado ao estoque da empresa.

Integração entre os departamentos da companhia

E por falar em vincular a cadeia de suprimentos ao setor de estoque, outras áreas da companhia também podem ser integradas com a ajuda da tecnologia.

Nesse caso, os recursos tecnológicos podem contribuir para melhorar o processo de requisição de compras, por exemplo, evitando que os setores fiquem sem fornecimento de insumos ou contratação de serviços essenciais para o seu funcionamento.

Aumento da qualidade do produto e/ou serviço entregue ao cliente final

Outro importante ponto de colaboração da tecnologia na cadeia de suprimentos é com a garantia da qualidade dos produtos e/ou serviços que estão sendo adquiridos. 

Isso acontece porque os sistemas certos ajudam a, por exemplo, acompanhar o desempenho dos fornecedores, contribuindo para a identificação mais rápida de gargalos e problemas que podem afetar a qualidade do que é entregue ao cliente final da sua empresa.

Dica! Não deixe de conferir este episódio do Procurement Hero, podcast da Linkana que fala sobre tudo o que envolve o universo de procurement!

https://open.spotify.com/episode/6LFyeTRUPN2rFBedMg7NpO?si=RWIBwbcLQLG5VrmuB0nUWw

Quais as vantagens da tecnologia em supply chain?

Como você já deve estar imaginando, são muitas as vantagens de contar com a tecnologia na cadeia de suprimentos. Se formos listar as principais, temos as seguintes:

  • aumento da visibilidade da rede de abastecimento: contribuindo para um monitoramento mais preciso, e em tempo real, de todas as atividades e resultados dessa área;

  • redução de custos: também por conta do aumento da visibilidade, pois ajuda a fazer comparativos mais precisos entre os fornecedores, ajudando a encontrar o melhor custo-benefício sem perder a qualidade;

  • aumento da lucratividade: decorrente da redução de custos, visto que ajuda a empresa a ter uma margem de lucro mais expressiva na definição do preço que será cobrado do cliente final;

  • decisões mais precisas: pelo fato de os recursos tecnológicos geram uma infinidade de dados que podem (e devem) ser usados para tomadas de decisão mais embasadas;

  • diminuição de riscos: especialmente quando se usa softwares robustos e completos que realizam a análise automática de documentos, certificações e ajudam a acompanhar a performance dos fornecedores, como o da Linkana.

Quais são as tecnologias utilizadas na cadeia de suprimentos?

São muitas as tecnologias que podem ser utilizadas na cadeia de suprimentos, sendo alguns bons exemplos:

  • Big Data;

  • Internet das Coisas (IoT);

  • Inteligência Artificial;

  • Machine Learning;

  • Business Intelligence;

  • computação em nuvem.

Se considerarmos algumas das tendências de tecnologia na cadeia de suprimentos, uma que merece destaque é a blockchain, solução que permite um acompanhamento muito mais preciso de toda a rede, indo desde a fabricação da matéria-prima, até a entrega do produto ao cliente final.

A tecnologia blockchain também viabiliza a estruturação de smart contracts, que são contratos inteligentes que se autoexecutam e que podem deixar a gestão de fornecedores muito mais dinâmica.

Não deixe de ler este artigo: "Tecnologia em procurement: o que falta e o que esperar para o futuro?"

Como tornar a tecnologia em supply chain uma realidade na sua empresa?

Para tornar a tecnologia na cadeia de suprimentos uma realidade na sua empresa, o primeiro passo é encontrar um sistema que atenda às necessidades do seu negócio e que conte com recursos tecnológicos como os que acabamos de citar.

O software da Linkana, por exemplo, conta com Inteligência Artificial, armazenamento em nuvem, Machine Learning, entre vários outros recursos.

Além disso, somos a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, de análise e de monitoramento de fornecedores — graças aos dados dos fornecedores já preenchidos por eles ou por outra empresa —, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Entre a funcionalidades que você só encontra no sistema da Linkana estão:

Quer entender melhor como todos esses recursos funcionam? Então converse agora mesmo com um dos nossos especialistas e agende uma demonstração. Basta preencher o formulário abaixo!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market