Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Fundação de dados de fornecedores: o que é e quais problemas resolve?

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

15 de abril de 2023

15 de abril de 2023

15 de abril de 2023

Uma fundação de dados de fornecedores pode ser definida como uma solução externa ao banco de dados das empresas que simplifica, qualifica e agiliza o acesso e a diversas informações de companhias fornecedoras.

A criação de uma base de dados compartilhados de fornecedores, como também pode ser chamado esse recurso, surge da necessidade de resolver uma das maiores falhas de procurement, que é cada organização criar e manter seu próprio portal de dados de fornecedores.

Quando isso acontece, a companhia fica restrita àquelas informações, que facilmente podem se tornar desatualizadas. Além disso, sempre que é necessário contratar um novo agente para compor a rede de abastecimento, é preciso começar a busca do zero.

Essa busca, por sua vez, consiste no acesso a diferentes sites, portais, marketplaces de fornecedores, entre outros canais que levam até esses negócios. É certo que isso demanda tempo e compromete a rotina dos profissionais da área de compras e procurement.

Do outro lado desse processo, os fornecedores também são prejudicados, pois precisam preencher diferentes formulários e enviar repetidas vezes documentos sempre que pretendem se candidatar à cadeia de abastecimento de um negócio. 

Pensando em solucionar todos esses pontos, a Linkana desenvolveu uma funcionalidade denominada Perfil Universal do Fornecedor, que contempla perfis compartilhados de empresas fornecedoras nos quais dados e documentos são reaproveitados na nossa rede.

Essa prática viabiliza o compartilhamento de informações atualizadas entre múltiplos compradores, bem como acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

Quer entender melhor como essa ferramenta funciona e todas as vantagens de contar com uma base de dados de fornecedores compartilhada? Então siga a leitura deste artigo e confira!

O que é uma fundação de dados de fornecedores?

A fundação de dados de fornecedores é uma solução que reúne, em um mesmo ambiente, diversos cadastros de empresas fornecedoras, devidamente preenchidos e atualizados, facilmente compartilhados entre diversos compradores.

É possível dizer que uma base de dados de fornecedores compartilhada é o futuro do mercado de procurement. Um dos principais motivos dessa percepção é que esse recurso soluciona a maior falha que esse setor enfrenta no momento.

Como dissemos logo na abertura deste artigo, é bastante comum as empresas estruturarem portais próprios de dados e informações de empresas fornecedoras. 

Entretanto, considerando a velocidade com a qual as tomadas de decisões precisam ser tomadas atualmente, e os cenários incertos que recorrentemente precisam ser enfrentados, trabalhar dessa forma compromete a eficiência do time de compras e procurement.

Consequentemente, a organização corre um sério risco de ter seu fluxo de abastecimento comprometido, especialmente quando situações emergenciais geram impacto negativo no relacionamento com os fornecedores — temos aí, como exemplo, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Esse é apenas um exemplo de cenário que requer que profissionais de procurement tenham acesso rápido e fácil a fornecedores devidamente qualificados. No entanto, no próprio dia a dia do setor, ter acesso a ferramentas mais modernas e otimizadas faz toda a diferença para o sucesso da empresa.



Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.



Qual a importância da fundação de dados de fornecedores?

Ter acesso a uma fundação de dados de fornecedores compartilhada é importante não apenas para aprimorar a produtividade do time de procurement, mas, também, para tornar a empresa mais competitiva e melhorar sua atuação no mercado.

Como você deve saber, os fornecedores devem ser vistos e tratados como um dos pilares de crescimento do seu negócio. 

Ao contar com uma rede de abastecimento segura e alinhada com os propósitos da sua companhia, torna-se muito mais fácil atender prazos e manter a qualidade dos produtos e/ou serviços entregues aos clientes finais. Como resultado, sua marca se torna mais conhecida, valorizada e com potencial para aumentar as vendas e a lucratividade.

Somado a esses pontos, utilizar uma base de dados de fornecedores compartilhada também é importante, visto que potencializa os efeitos dessa rede de compartilhamento

Isso acontece porque, quanto maior o número de perfis de empresas fornecedoras preenchidos, mais insights são gerados para as empresas contratantes, aprimorando suas rotinas.

Simultaneamente, quanto mais empresas contratantes buscam fornecedores nessa rede, mais chances esses têm de fechar bons contratos de fornecimento.





7 vantagens de uma fundação de dados de fornecedores

As principais vantagens de utilizar uma fundação de dados de fornecedores são:


  • considerável redução do tempo necessário para encontrar bons fornecedores para compor sua supply chain;


  • aumento da produtividade dos profissionais de procurement que, por conta da otimização do período de busca, terão tempo para se dedicarem a outras atividades estratégicas;



  • avaliação de performance de fornecedores melhorada;


  • redução da fricção e dos atritos de iniciar um relacionamento com fornecedores;


  • processo de onboarding de fornecedores concluído mais rápido;


  • reaproveitamento de dados, informações e insights gerados por outras organizações.


Qual o papel da Linkana nessa nova jornada de procurement?

Como dissemos, a Linkana criou o Perfil Universal do Fornecedor, que é o cadastro compartilhado de todas as empresas fornecedoras presentes no nosso sistema. Por esse motivo, nos tornamos a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. 

Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, utilizando dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.


Outros diferenciais que temos nesse mesmo cenário são:


  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.


  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando-a sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.


E somado a tudo isso, no nosso software de gestão de fornecedores você e seu time também têm acesso a estas funcionalidades:








Quer acessar hoje o futuro do mercado do procurement? Então preencha agora mesmo o formulário abaixo!

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement