Resources

Compras

Compras

Compras

O que é sourcing na cadeia de suprimentos? Descubra!

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 30, 2023

January 30, 2023

January 30, 2023

Entender o que é sourcing permite que sua empresa identifique o custo da aquisição de produtos e serviços. Isso consiste em técnicas para mapear e avaliar as especificações de materiais, dos serviços prestados e do fornecedor.

Mesmo que seja importante para a cadeia de suprimentos, ainda existe uma ressalva para utilizar as técnicas mais avançadas de sourcing. Segundo um estudo da LevaData, de 2019, metade das empresas de procurement ainda utiliza ferramentas básicas para a análise de dados, o que hoje podemos considerar como cursos insuficientes.

Para conquistar resultados assertivos, é importante ter bom planejamento e implementação, uma vez que as novas soluções de compras são mais eficientes.

Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é sourcing, mostrar seus benefícios e como você deve aplicar, pensando no bem do negócio. Acompanhe o artigo e boa leitura!

Afinal, o que é sourcing na cadeia de suprimentos? 

Sourcing é um recurso utilizado na área de suprimentos que possibilita às empresas analisar o orçamento do valor a ser gasto com produtos e serviços. Esse processo consiste em três componentes: mapeamento, entendimento e avaliação dos materiais, dos serviços e dos tipos de fornecedores.

A metodologia analisa não somente os custos externos, como também os custos internos da companhia. Por meio dela, é possível melhorar o custo-benefício de uma aquisição e conhecer o mercado de fornecedores, bem como otimizar a estrutura dos produtos a fim de aprimorar a qualidade do material e do atendimento.

O sourcing também tem outras funcionalidades. Ele atua como ferramenta que ajuda a procurar insights para compradores e monitora as oscilações macroeconômicas, além de ser relevante para o processo de tomada de decisão.

De modo geral, a metodologia tem o potencial de encontrar os melhores fornecedores e, também, contribuir para a evolução dos processos internos das empresas, mesmo se as áreas de Compras já são organizadas.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Qual a diferença entre sourcing e procurement? 

Entender o que é sourcing traz a compreensão de que essa metodologia foca no processo de relacionamento com os fornecedores, isto é, visa identificar e escolher os mais apropriados para a demanda. Por outro lado, o procurement é um processo mais amplo, que envolve, além do sourcing, outras estratégias.

Na prática, o que faz sourcing?

Podemos perceber que esta área busca fornecedores de alta qualidade e com o melhor custo-benefício. Sendo assim, este setor não somente encontra os parceiros em potencial, mas também avalia os materiais, produtos e serviços. 

Para definir os melhores parceiros, a empresa faz uma cotação de preços, observa os mais confiáveis e os que produzem dentro do prazo estipulado, entre outros fatores. 

Nesse processo, o sourcing procura especialmente por:

  • qualidade do material;

  • custos;

  • lead time;

  • ofertas no mercado;

  • pedidos.

Já os fatores internos avaliados são:

  • necessidade da empresa;

  • especificação dos materiais;

  • qualidades dos produtos disponibilizados pelos fornecedores.

Bônus: como fazer boas negociações?

Como saber negociar faz parte das técnicas de sourcing, indicamos que você tenha atenção para o risco de buscar por saving de compra.

Ela pode levar a diversos problemas no relacionamento com fornecedores, além de comprometer a qualidade dos produtos e serviços. 

Neste caso, os compradores do futuro sabem como reduzir preços sem desconsiderar a importância da inovação e da diversidade da base de fornecedores. 

Quais são os benefícios do sourcing?

Existem vários benefícios trazidos pela implementação da metodologia sourcing, como:

  • padronização de processos;

  • redução de tempo de aquisições de clientes internos;

  • equipes eficientes, permitindo maior participação no processo de decisão de compra;

  • conhecimento mais aprofundado sobre a rotina do fornecedor;

  • acesso à tecnologia de ponta;

  • fortalecimento na relação interna e externa no setor de Compras.

Dica de leitura: O que é gestão da cadeia de suprimentos?

Como fazer o sourcing?

Veja a seguir com o sourcing pode ser aplicado e, logo adiante, confira a solução tecnológica que facilita esse processo: 

  • coletar dados do fornecedor: o objetivo é desenvolver um perfil de demanda por meio de uma coleta de dados. A documentação de dados permite avaliar os direcionadores de custos e oportunidades;

  • analisar a categoria: aqui são feitas a análise das necessidades e desejos da categoria, determinando as exigências das atividades e as possibilidades de substituição;

  • acessar a base de fornecimento: coletam-se os dados sobre a indústria e a área de atuação dos fornecedores. Com isso, é possível conhecer os parceiros em potencial, líderes do mercado e competidores;

  • definir as estratégias: aqui, se deve determinar a abordagem e estratégia a serem tomadas para garantir o melhor custo-benefício;

  • engajar os fornecedores: desenvolvimento de propostas com as informações recolhidas;

  • gerenciar fornecedores: monitoramento dos resultados para racionalizar a base de fornecedores;

  • monitorar os fornecedores: aqui são utilizadas ferramentas para saber se sua empresa está cumprindo o seu papel como planejado.

Leia também: O que é strategic sourcing?

Afinal, como aplicar o sourcing com o apoio da tecnologia?

Embora você já tenha entendido o que é sourcing e percebeu que é um recurso voltado à descoberta de bons fornecedores, nem sempre é fácil encontrar os melhores do mercado.

Você pode pegar dicas com empresas parceiras ou procurar na internet, mas a melhor forma é fazer uma pesquisa minuciosa sobre os prestadores de serviços.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Diante disso, temos os recursos mais apropriados para pesquisar parceiros de qualidade, métodos que saem na frente dos concorrentes.

Por exemplo, você pode utilizar o Consulta CNPJ da Linkana, uma plataforma que filtra os principais dados, como:

  • cartão CNPJ do fornecedor, com todos os dados do cadastrado;

  • nomes das pessoas que formam o quadro societário;

  • identificação do CNAE da empresa;

  • consulta do Sintegra;

  • consulta de Inscrição Estadual;

  • emissão de Certidão Negativa de Tributos Federais e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CND);

  • verificação do Certificado de Regularidade do FGTS, do Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) e do Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (CEPIM).

Mas, caso você ainda não tenha o CNPJ do fornecedor para realizar essa consulta, a ferramenta da Linkana permite que essa pesquisa seja feita apenas com o nome da pessoa jurídica (nome da empresa).

Dessa maneira, você poderá verificar se a empresa está apta a fornecer o que é demandado, além de mitigar riscos da relação comercial. A propósito, o ESG Rating da Linkana traz pontuações focadas nos critérios ambientais, sociais e de governança:

Como a Linkana pode contribuir para sua estratégia de sourcing?

Se você deseja fazer um monitoramento de fornecedores, sabendo quem possui certificados, a Linkana também oferece diversas funcionalidades, como:

Essas são ferramentas que ajudarão a identificar fornecedores com todos os atributos necessários para o seu negócio.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo!

Quer ter a Linkana na sua empresa? Então preencha agora mesmo este formulário:

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market