Resources

Gestão de riscos

Gestão de riscos

Gestão de riscos

O que é Inscrição Estadual? Saiba verificar o cadastro de fornecedores

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

December 22, 2021

December 22, 2021

December 22, 2021

Saber o que é Inscrição Estadual e a importância desse registro é uma maneira de proteger o seu negócio de problemas legais junto aos órgãos fiscais tributários.

Inscrição Estadual é o registro formal de uma empresa perante a Receita Federal, que tem como principal função facilitar a fiscalização do recolhimento do ICMS, Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

A correta emissão de notas fiscais e o devido recolhimento desse imposto que acabamos de citar são essenciais para as empresas estarem em conformidade com a lei. Por isso, além de entender o que é Inscrição Estadual para as atividades da própria companhia, é preciso compreender para averiguar a condição dos seus fornecedores junto aos estados.

Consultar a Inscrição Estadual de um fornecedor previne quanto a questões como riscos de passivos fiscais, denegação de notas e retrabalho para as áreas de compras e procurement, compliance, fiscal e financeira

Somado a isso, é vital para evitar problemas por conta da inadimplência e irregularidades envolvendo os seus parceiros comerciais.

Neste artigo, você verá o que é Inscrição Estadual, para que serve, quem precisa ter esse cadastro e como verificar a situação dos seus fornecedores! Siga a leitura e confira!

O que é Inscrição Estadual (IE)?

Conforme dissemos na explicação inicial sobre o que é Inscrição Estadual, trata-se do registro formal de um negócio junto à Receita Estadual da Unidade Federativa (UF) na qual ele está estabelecido.

Por meio da IE, como também pode ser chamada, uma empresa ganha permissão para comercializar produtos e/ou serviços que tenham repasse de mercadoria e recolhem o ICMS devido.

Esse imposto é obrigatório para venda e revenda, atividades de comércio varejista e atacadista, importação de insumos, atividades industriais e manufatureiras.

O número da Inscrição Estadual é constituído por nove dígitos que garantem uma certidão única de cada companhia no cadastro de contribuintes do ICMS. Ele é liberado pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do estado no qual o registro é realizado. 

Os dois primeiros dígitos apontam o estado onde a empresa está cadastrada. Os seis seguintes formam o número de identificação de cada negócio. Já o último dígito é um código verificador que mostra se a IE é verdadeira.

Diferença entre Inscrição Estadual e Inscrição Municipal

Uma dúvida comum quando se pesquisa o que é Inscrição Estadual é a sua diferença para a Inscrição Municipal (IM). 

Apesar de terem propostas parecidas, a Inscrição Municipal serve para recolher o Imposto Sobre Serviços (ISS), que é de responsabilidade de cada prefeitura

Ou seja, empresas que prestam serviço online e presencial precisam ter um número de IM na cidade em que estão sediadas para poderem operar legalmente e emitir notas fiscais.

Para que serve a Inscrição Estadual?

Diante das distinções entre os tipos de registro necessários para os negócios, muitos empreendedores podem se perguntar para que serve a Inscrição Estadual. 

A Inscrição Estadual serve para manter o estabelecimento regularizado junto à Receita Federal, por meio do pagamento correto e em dia do ICMS, além de permitir a emissão da Nota Fiscal de Produto para os clientes

Todos esses comportamentos indicam que a empresa é confiável para se fazer negócios e que está cumprindo com as obrigações legais perante a esse órgão fiscalizador. 


Quem precisa ter a Inscrição Estadual?

Precisam ter a Inscrição Estadual todas as organizações que comercializam algum tipo de produto físico, independentemente do tamanho ou tipo de item. Esse parâmetro contempla, por exemplo, empresas varejistas, indústria e mesmo as digitais, como marketplaces e e-commerces.

Todos esses negócios devem, obrigatoriamente, pagar o ICMS. Por conta disso, precisam da Inscrição Estadual, que é um código imprescindível para viabilizar o recolhimento desse imposto e demonstrar para os estados que estão com as contas em dia.

Explicando de outra forma, a IE e o recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços servem para qualquer tipo de mercadoria entregue fisicamente para os clientes, seja qual for o ramo de atuação do negócio.

Aqui, vale ressaltar que, quando os produtos comprados são enviados, automaticamente o empreendimento deve gerar a Nota Fiscal. 

Não emitir esse documento é considerado crime de sonegação fiscal, o qual é passível de multa e prisão de dois a cinco anos para o responsável, conforme apontado no artigo 1° da Lei 8.137/1990.

Como fazer a Inscrição Estadual?

Para fazer a Inscrição Estadual o primeiro passo é consultar o site da SEFAZ do estado onde a empresa está instalada. O motivo é que cada local tem as suas próprias regras e etapas para realizar o cadastramento desse registro.

No entanto, em linhas gerais, os documentos que costumam ser solicitados para uma empresa cadastrar a sua IE são:


  • RG e CPF do(s) titular(es) do negócio;


  • certificado da empresa;


  • comprovante de endereço da empresa;


  • comprovante de residência dos sócios;


  • fotos do estabelecimento ou da residência que serve como ponto de referência, caso o empreendimento seja digital;


  • alvará de funcionamento;


  • e-mail válido.


É importante destacarmos que, ainda que o fluxo de registro seja distinto entre os estados brasileiros, todos requerem essa inscrição. 

Aproveite e confira este artigo: "Quais são os documentos necessários para homologação de fornecedores?

Como consultar o número da Inscrição Estadual?

Para saber o número da Inscrição Estadual da sua, ou de outra empresa, é preciso acessar o Sintegra, Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, e seguir este passo a passo:


  1. acesse o site da Sintegra


  1. clique, no mapa, sobre o estado no qual o negócio a ser consultado está localizado


  1. na tela seguinte, informe o CNPJ da empresa e clique na validação "Não sou robô"


  1. finalize o processo clicando em consultar


Vale lembrar que a informação sobre a Inscrição Estadual somente aparecerá para negócios cujas atividades são passíveis de recolhimento de ICMS.

Como verificar a situação cadastral dos meus fornecedores?

Para consultar a situação cadastral dos seus fornecedores, no que se refere à Inscrição Estadual, o passo a passo é o mesmo que acabamos de mencionar.

O cadastro do Sintegra informará o número da IE da organização solicitada e também mostrará a condição dela, que deverá constar como habilitada.

Além disso, é possível visualizar um painel com diversos dados sobre a empresa, como endereço, telefone e tipos de atividades desempenhadas.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Verifique o cadastro dos seus fornecedores com a Linkana!

Agora, se você precisa fazer uma investigação mais detalhada sobre as informações de CNPJ e Inscrição Estadual do seu fornecedor, para avaliar de maneira adequada os riscos fiscais envolvendo as suas contratações, pode se beneficiar de um software de e-procurement como a Linkana. 

A Linkana automatiza, facilita e aprimora o procedimento de cadastro, qualificação e homologação dos fornecedores por meio da coleta, ordenação e análise de uma série de documentos e dados públicos e privados para identificar riscos fiscais, operacionais, trabalhistas, ambientais, regulatórios, entre outros, a partir do CNPJ.

Com isso, a sua organização tem um processo de contratação de fornecedores com riscos reduzidos e a diminuição da probabilidade de futuros problemas em decorrência de irregularidades com os parceiros comerciais.

Entre os documentos, certidões e fontes examinados pela Linkana estão:


  • Certidão de Débitos Tributários Não Inscritos do Estado, emitida pela Secretaria da Fazenda do Governo do Estado (SEFAZ);


  • Cadastro Centralizado de Contribuinte (Sintegra) da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado – SEFAZ. 


Somado a isso, as funcionalidades que você encontra neste software são:









Quer entender mais sobre como podemos apoiar sua organização? Preencha o formulário abaixo e saiba como sua empresa pode ter uma gestão de fornecedores muito mais inteligente e orientada a dados!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market