Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Linkana ou Serasa: qual a melhor para analisar fornecedores?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

March 12, 2023

March 12, 2023

March 12, 2023

Para escolher entre Linkana ou Serasa na hora de definir qual solução usar para analisar fornecedores é fundamental, primeiro, conhecer as particularidades, pontos positivos e negativos de cada uma dessas opções.

A Linkana, por exemplo, é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Sua base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques.

A Serasa, por sua vez, foi criada em 1968, e desde 2007 faz parte do Grupo Experian, passando a se chamar Serasa Experian. A especialidade dessa empresa privada é a oferta de soluções de crédito, certificação, registro de dívidas e consulta de dados de pessoas físicas e jurídicas.

Assim, ainda que não seja uma ferramenta específica para gerenciamento de fornecedores, por oferecer diversas informações vinculadas ao CNPJ das empresas, acaba sendo utilizada também para esse fim.

Mas, como dissemos, antes de decidir entre Linkana ou Serasa é preciso ir mais a fundo no que é oferecido por cada uma dessas companhias. E é justamente sobre isso que falaremos neste artigo.

Por isso, siga a leitura e confira todas as informações que precisa antes de tomar a sua decisão.

Linkana ou Serasa: particularidades de cada solução

Tanto a Linkana quanto a Serasa Experian têm suas vantagens e desvantagens. Por isso, merecem ser consideradas como potenciais softwares de gestão de fornecedores para a sua empresa.

A escolha entre qual dessas duas ferramentas é mais adequada depende, principalmente, de critérios como quais informações você precisa levantar e quais recursos necessita para otimizar o dia a dia do time de compras e procurement do seu negócio.

Dito isso, veja abaixo as principais particularidades da solução da Linkana e da Serasa Experian.

Linkana

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Seu repositório entrega dados e insights relevantes e atualizados de fornecedores, como risco, cadastro, D&I e ESG, utilizados de maneira compartilhada pelas maiores corporações do nosso país.

Uma fundação de dados acelera processos de onboarding, diminui o risco na seleção de fornecedores e reduz custos e lead-time de aprovações. Além de desburocratizar processos de onboarding, análise e monitoramento, ajuda e otimiza a busca de novos fornecedores.

Algumas das empresas que já utilizam o nosso sistema de gestão de fornecedores são e se beneficiam de resultados como esse são:

  • Cervejaria Ambev;

  • L'Oréal;

  • Dasa;

  • Johnson & Johnson, entre muitas outras.

Funcionalidades da Linkana

As funcionalidades que você encontra no sistema da Linkana são:

No que se refere aos diferenciais:

  • PERFIL UNIVERSAL DO FORNECEDOR → Com os perfis de fornecedores compartilhados da Linkana, dados e documentos de fornecedores são reaproveitados em rede, compartilhando informações atualizadas entre múltiplos compradores e acelerando processos de forma automatizada e sem burocracia.

  • MELHORES INSIGHTS → Nossos scores, ratings e certificações proprietários são construídos e compartilhados com a inteligência das maiores corporações do Brasil, garantindo aderência às melhores práticas e exigências de mercado.

  • PLUG N' PLAY →  Conecte seu sistema legado, ERP ou e-procurement com nossa fundação de dados de fornecedores, tornando ela sua fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada em questão de minutos.

Vantagens da Linkana

Uma das principais vantagens da nossa solução — em uma breve comparação entre Linkana e Serasa Experian —, é que o nosso sistema é completo e desenvolvido especialmente para aprimorar a gestão de fornecedores da sua empresa, e não apenas riscos financeiros, com o SERASA.

Além disso, tudo o que você e seu time precisam para fazer esse gerenciamento fica centralizado em único lugar, sem depender de outros sistemas e processos complementares.

Serasa

A solução da Serasa Experian para grandes empresas é voltada, principalmente, para mitigar riscos relacionados a crimes de fraudes e de identidade

A companhia se posiciona como o maior banco de dados da América Latina e líder em serviços de informação. Quanto a isso, os números apresentados em seu site revelam:

  • 6 milhões de consultas diárias;

  • 500 mil empresa clientes;

  • mais de 75 milhões de consumidores cadastrados no aplicativo e no site;

  • mais de 50 anos de atuação.

Funcionalidades da Serasa

As funcionalidades disponibilizadas pela Serasa Experian são modulares, e incluem recursos como:

  • verificação de identidade e onboarding de clientes;

  • combinação de dados e analytics;

  • biometria;

  • verificação de documentos;

  • quiz antifraude KBA;

  • motor de regras e Device.

Vantagens da Serasa

Uma das vantagens da Serasa é a empresa ser a pioneira na consulta de CPFs e CNPJs. Somado a isso, seus principais segmentos de atuação são fintechs, bancos, empresas de telefonia e comunicação, seguradoras, desenvolvedores de aplicativos, varejo e e-commerce, o que pode ser interessante para companhias desses setores.

Aproveite e leia também: "Como convencer seu chefe a contratar a Linkana? 4 maneiras para motivá-lo"

Por que o Serasa não é suficiente na análise de um fornecedor? 

Essa comparação para identificar qual ferramenta é melhor entre Linkana ou Serasa, já dá uma ideia dos motivos pelos quais a segunda opção não é suficiente para realizar uma boa análise de fornecedores, concorda?

O motivo principal é que, ainda que a solução oferecida pela Serasa Experian para empresas seja bastante interessante, ela não é direcionada para gestão de fornecedores

Isso significa que ela não conta com outras funcionalidades relacionadas a esse tipo de gerenciamento — por exemplo, dados para realizar avaliação de desempenho de fornecedores, ou controle automático de documentos.

Desse modo, se entre Linkana ou Serasa você optar pela segunda ferramenta, precisará de um sistema à parte para complementar a gestão de fornecedores do seu negócio, se realmente quiser tornar esse processo mais preciso e otimizado.

Dica de leitura: "Linkana + SAP Ariba: por que usar essas duas soluções simultaneamente?"

Por que usar um software de gestão de fornecedores?

Com base no que acabamos de mencionar, fica claro que usar um sistema próprio para gerenciar os fornecedores do seu negócio é muito mais prático, além de gerar resultados muito mais precisos.

Inclusive, uma das principais vantagens de softwares de gestão de fornecedores é conseguir centralizar tudo o que você necessita em um mesmo ambiente, condição essa que favorece o acesso e o compartilhamento de dados a qualquer tempo.

No caso da Linkana, há ainda outros benefícios, que são:

  • Linkana ESG Rating: ferramenta de análise de riscos de indicadores ambientais (ESG), que aponta potenciais ameaças operacionais e reputacionais do fornecedor que pretende contratar.

  • Linkana Network: rede unificada de dados compartilhados de fornecedores que se conecta a outras soluções de procurement, com o objetivo de disponibilizar mais dados e insights para suas tomadas de decisão.

Preencha agora o formulário abaixo e leve para a sua empresa todas as funcionalidades e benefícios do software de gestão de fornecedores da Linkana!

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market