Resources

Logística

Logística

Logística

Global Supply Chain: entenda a indústria internacional da cadeia de suprimentos

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

August 24, 2022

August 24, 2022

August 24, 2022


O fenômeno da globalização desmistificou a ideia de que produtos vindos de outros países seria algo do futuro. Hoje qualquer pessoa pode ter mercadorias de outros lugares do mundo, sendo este um efeito da gestão da Global Supply Chain, ou melhor, da Cadeia de Suprimentos Global ou Internacional.

A partir desse movimento, as empresas começaram a terceirizar tarefas para organizações de outros países e obter matéria-prima pensando na fabricação de produtos de fornecedores sem precisar ser do País de origem.

Ao que tudo indica, essa tendência não vai parar, já que os clientes estão compreendendo que as fronteiras geográficas não são barreiras para adquirir um produto de onde deseja.  

Para entender melhor como funciona a Global Supply Chain, vamos mostrar sua real importância no processo de compras. Acompanhe a gente!

O que é International Supply Chain? 

Supply Chain Management, ou gerenciamento da cadeia de suprimentos, é a gestão do fluxo de bens e serviços que passa pelo transporte e armazenagem, estoque e embarque, aquisição de matéria-prima, fornecimento do produto, até a chegada ao consumidor final.

Basicamente, podemos entender que International Supply Chain é a relação de uma ou mais empresas do exterior nesse processo, cujo objetivo é construir uma rede feita por empresas transnacionais.

Qual é o papel da Global Supply Chain?

Não é de hoje que a quantidade de anúncios que recebemos em nossas plataformas digitais reforça o consumismo. 

De acordo com um levantamento feito pelo Paypal em 2020, 57% dos compradores digitais brasileiros fizeram pelo menos uma compra no exterior em 2020.

Esse fluxo de informações que eleva o consumismo, ultrapassa terra e mar, ou seja, a chegada da Global Supply Chain só mostra a necessidade de globalizar o mercado. Isso porque o comércio internacional ocupa um espaço importante no mercado de marketing, de logística, de economia e de geopolítica.

Nesse sentido, é possível perceber que o comércio internacional acontece por três razões: redução de custo, crescimento de mercado e acesso à tecnologia, afinal, hoje existem ferramentas ágeis que otimizam todo o processo de compras.

Logo, o fenômeno Global Supply Chain ou International Supply Chain abre portas não somente para aquisição de bens e serviços no exterior, como também para interação de empresas com clientes além do território nacional. Em suma, a Global Supply Chain diminui as barreiras de comunicação com o consumidor e o negociante.


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

4 principais características da Global Supply Chain 

  • otimização de estoque, garantindo que os produtos e serviços estejam sempre disponíveis;

  • flexibilidade, já que a cadeia de suprimentos pode se adaptar às transformações do mercado;

  • facilidade de consumo, uma vez que as pessoas podem usar seus dispositivos móveis para encontrar e obter o que desejam;

  • customização, o que significa que a cadeia de suprimentos pode ser ajustada para atender as necessidades dos clientes.


Assista ao vídeo abaixo e saiba um pouco mais como funciona a Global Supply Chain:

https://www.youtube.com/watch?v=NZCh6-te914

Qual o futuro da cadeia de suprimentos? 

Neste processo de mudanças no setor de logística internacional, os produtos vendidos digitalmente para clientes na “milha final”, ou seja, na entrega final do produto, não podem mais ocorrer de forma manual pelas mãos dos importadores.

A indústria pede uma revolução tecnológica, por isso, conectar-se às pessoas que fabricam os produtos pode ser uma das tendências do Global Supply Chain. Esse tipo de comunicação, cada vez mais próximo de se solidificar, será essencial para o equilíbrio e transparência das transações, além de fortalecer a marca e o lucro com as vendas.

O planejamento de cenários é outra fórmula de perpetuar o fluxo da cadeia de suprimentos. É fundamental que as empresas se organizem por meio de análises que ajudem a criar cenários otimistas com o uso da Inteligência Artificial.

Por fim, a sustentabilidade já está presente em diversos discursos e disseminada no dia a dia. Essa tendência ganha cada vez mais força.

Contudo, segundo uma pesquisa feita pela Universidade Stanford, na Califórnia, a implantação da sustentabilidade na cadeia de suprimentos pode levar um certo tempo, embora seja uma tática inteligente para o meio ambiente e para a população.

De acordo com o levantamento, mais de 70% do fornecimento de produtos sustentáveis representam apenas um dos conjuntos de materiais utilizados.

Além do mais, as empresas precisam estar de olho se os fornecedores têm licenças ambientais, entre uma série de regulamentações. Um caminho valoroso, porém com barreiras.


Leia também: 5 tendências do futuro da cadeia de suprimentos

Quais são os passos da Global Supply chain? 

O futuro da Global Supply Chain está interligada diretamente com a tecnologia, portanto, veja como você pode fortalecer sua gestão da cadeia de suprimentos:

1. Conecte sua cadeia de suprimentos 

Algo que falta em Global Supply Chain é melhorar a conexão entre o importador e o fornecedor. Esse processo pode ser feito por meio de um software que integre essa relação visando aumentar a eficiência do trabalho.

2. Digitalize seus pedidos

Planilhas ou formulários feitos em PDF não são mais confiáveis, principalmente quando se trata de inúmeras entregas de produtos internacionalmente. 

Uma boa dica é criar versões digitais de pedidos, em que todos os envolvidos podem agilizar o processo a partir de uma única versão e, assim, criar insights em tempo real sobre todo fluxo, seja no fornecimento, produção, movimentação e entrega de mercadorias.

3. Compartilhe informações automaticamente

Automatizar os pedidos pode fazer com que você compartilhe as informações com suas equipes que precisam de respostas rápidas para gerar os documentos de importações. Esse movimento digital reduz erros manuais que atrasam as operações e o fluxo de trabalho.


Como fortalecer sua gestão da cadeia de suprimentos e de fornecedores? 

Estamos em época de constantes mudanças no setor de compras, e isso é um reflexo impulsionado pela pandemia do Coronavírus. Nessa transformação global, existe um fator preocupante: empresas que ainda não compreenderam a importância da gestão da cadeia de suprimentos.

A pesquisa “Real-time Intelligence and the Future of Supply Chains”, da Orange Business Services, de 2020, identificou que 40% dos executivos não conseguiram lidar com suas cadeias de suprimentos durante a crise.

Com isso, é possível perceber que as companhias precisam prever o futuro e lidar com as mudanças tecnológicas para fortalecer sua cadeia de suprimentos e minimizar riscos, seja no Brasil ou no exterior.

Nesse ponto, a Linkana pode ser importante para o seu negócio.

Nosso software de gestão de fornecedores permite cadastro a partir de informações mínimas, bastando ter o CNPJ do candidato para iniciar a consulta automatizada de certificações públicas, etapa crucial para diminuir a burocracia e manter sua equipe focada na melhor estratégia de compras.

Depois, é possível conduzir toda a homologação de fornecedores e reunir seus dados na própria plataforma, unificando os acessos da gestão no mesmo lugar para dar mais praticidade e transparência ao processo.

Garanta a gestão de fornecedores e da cadeia de suprimentos com a Linkana, o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Faça uma demonstração gratuita do software agora mesmo, basta preencher o formulário para agendarmos uma reunião.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market