Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como tornar a gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás mais eficiente?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

October 20, 2022

October 20, 2022

October 20, 2022

A gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás tem por objetivo identificar, qualificar e contratar provedores para a oferta de equipamentos, produtos químicos para testes de qualidade, mão de obra especializada, entre outras soluções necessárias para a continuidade do fluxo operacional de empresas desse segmento.

O fato é que, assim como acontece em outras indústrias, a de petróleo e gás também tem desafios bastante específicos, bem como regras, leis e normas pontuais que impactam o seu funcionamento.

As legislações ambientais, por exemplo, devem ser seguidas por todos que fazem parte dessa cadeia. 

Um exemplo que podemos citar é a Lei nº 9.966/2000, que dá diretrizes sobre a prevenção, o controle e a fiscalização da poluição causada pelo lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional.

Somado a isso, há a necessidade de contratação de profissionais extremamente qualificados. Mergulho, inspeção, manutenção, escalada são algumas atividades comuns nesse segmento que requerem atenção do time de compras e procurement no momento da contratação.

Seguindo essas características, o que é possível fazer para tornar a gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás mais eficiente? Neste artigo, apresentaremos três critérios que, se considerados, contribuirão para resultados melhores.

Siga a leitura e confira agora mesmo quais são.

O que considerar em uma gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás?

Na busca por uma gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás, alguns dos principais pontos que devem ser considerados são :

  • compliance;


  • proteção ao meio ambiente;


  • contratação de mão de obra capacitada.


Compliance

Estar em compliance no setor de petróleo e gás significa que a empresa atende a todos os padrões legais, fiscais e tributários, os códigos de conduta, questão de governança corporativa, transparência e, principalmente, de regras, normas e legislações.

Um exemplo é a Lei n°12.846 de 1° de agosto de 2013, chamada de Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa, que fala sobre a responsabilidade administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

Outra que recai sobre esse setor é a Lei das Terceirizações (Lei n° 13.429 de 31 de março de 2017),  que abre uma discussão sobre como analisar a integridade dos fornecedores.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Proteção ao meio ambiente

E como dissemos logo na abertura deste artigo, as legislações voltadas para a proteção do meio ambiente estão entre as mais importantes e significativas do ramo de petróleo e gás.

Algumas das definidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis são:

  • Lei nº 9.985/2000: institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza


  • Portaria MMA nº 422/2011: dispõe sobre procedimentos para o licenciamento ambiental federal de atividades e empreendimentos de exploração e produção de petróleo e gás natural no ambiente marinho e em zonas de transição terra-mar.


  • Resolução Conama nº 23/1994: institui procedimentos específicos para o licenciamento de atividades relacionadas à exploração e lavra de jazidas de combustíveis líquidos e gás natural.


  • Resolução Conama nº 273/2000: dispõe sobre a prevenção e controle da poluição em postos de combustíveis e serviços.


  • Resolução Conama nº 472/2015: regulamenta o uso de dispersantes químicos em derrames de óleo do mar.

Quanto a isso, os responsáveis pela gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás precisam ter em mente que essa indústria é uma das que mais consomem recursos hídricos e energéticos. Por consequência, está mais suscetível a rigorosos padrões de fiscalização ambiental.

Assim, cabe às organizações desse setor adotar medidas que diminuam os impactos causados na natureza, tanto os diretos quanto os indiretos. A contratação de fornecedores sustentáveis pode ser vista como uma dessas ações.

Contratação de mão de obra capacitada

De acordo com dados do Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, no mês de maio de 2022 foram produzidos, aproximadamente, 2,879 MMbbl/d (milhões de barris por dia) de petróleo e 132 MMm3/d (milhões de metros cúbicos por dia) de gás natural, um total de 3,707 MMboe/d (milhões de barris de óleo equivalente por dia).

Para todo esse ecossistema funcionar adequadamente, sua cadeia de suprimentos e de gestão de fornecedores precisa funcionar perfeitamente, sem atritos ou pontos de ruptura.

Mediante esse cenário, um dos desafios desse gerenciamento é encontrar provedores que forneçam mão de obra  qualificada para a execução das tarefas necessárias.

Sobre isso, a gestão de riscos na terceirização deve considerar pontos como:

  • cumprimento das leis trabalhistas pelo terceiro;


  • comprovação da qualificação dos profissionais;



Dica! Leia também este artigo: "5 benefícios da terceirização de serviços para a sua empresa"



É possível melhorar a gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás?

Sim! É possível melhorar a gestão de fornecedores para setores de petróleo e gás, especialmente se utilizar a tecnologia para isso.

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede. Nossa base de dados de perfis compartilhados permite que compradores analisem fornecedores ativos e novos em alguns cliques. 

Com isso, criamos e geramos valor com insights de informações comerciais, de risco, qualidade e diversidade, utilizados em processos de cadastro, onboarding, sourcing e análise de spend.

Com a solução da Linkana é possível reduzir em até 90% o tempo gasto com homologação e aprovação de fornecedores.

Entre as funcionalidades presentes neste sistema estão:

  • avaliação de performance: verificação de cumprimento de prazos, qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos, entre outros critérios;






Além de tudo isso, o sistema da Linkana conta com mais de 90 mil perfis de fornecedores ativos e mais de 1,5 milhão de informações validadas e coletadas com insights comerciais, de risco, cadastro, diversidade e qualidade.

A Comgás, Companhia de Gás de São Paulo, é uma das empresas clientes da Linkana que aprimorou a gestão de fornecedores com a nossa solução.

https://www.youtube.com/watch?v=NnCBzF-whkE


Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e tenha a solução da Linkana na sua empresa!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market