Resources

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como encontrar fornecedores para siderurgia? 4 ideias indispensáveis

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

January 31, 2023

January 31, 2023

January 31, 2023

Saber como encontrar fornecedores em siderurgia pode ser um desafio constante, principalmente quando se trata de uma área de forte impacto na economia brasileira.

Embora o país tenha passado por momentos conturbados, a indústria siderúrgica é uma das mais rentáveis, contribuindo para a geração de empregos, investimentos, exportação e importação.

De acordo com os dados do Instituto Aço Brasil, a demanda de aço em 2021 passou dos 51,5 milhões de toneladas.

O fato é que o setor é um excelente fornecedor de insumos para outros ramos, como a construção civil, a indústria automobilística, aeroespacial e naval, o setor de medicina, a produção e distribuição de energia elétrica, entre outros.

Por essa razão, a siderurgia deve contar com fornecedores confiáveis e qualificados, ou seja, profissionais que contribuam para o fluxo das operações das companhias.

Nesse sentido, este artigo traz dicas importantes para você saber onde encontrar fornecedores para a siderurgia, partindo do ponto de critérios como qualidade, preços e prazos.

Portanto, siga a leitura e saiba como proceder antes de contratar um possível parceiro.

Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.

Como encontrar fornecedores para siderurgia? 4 dicas

Conseguir bons fornecedores para a indústria siderúrgica não é uma tarefa fácil, mas existem caminhos práticos que facilitam o processo. Confira essas dicas especiais:

1. Pesquisas online

Um passo importante de como encontrar bons fornecedores para a siderurgia é localizar empresas pelo Google. Digite palavras-chave relacionadas aos tipos de fornecimento que busca, como: "fornecedores para siderurgia" ou "distribuidores de produtos siderúrgicos". 

2. Entre em contato com as entidades de classe

O Instituto Aço Brasil e a Siderurgia Brasil são entidades representativas do ramo. Entre em contato com elas e peça recomendações de bons fornecedores. Essa é uma excelente porta de entrada!

3. Converse com o fabricante

Comunicar-se com o fabricante pode ser uma ótima solução quando se pretende contratar uma marca específica de produto ou serviço. Essa abordagem direta ajuda a reduzir custos, uma vez que não há intermediários na negociação.

4. Use a ferramenta de consulta da Linkana

A Linkana pode ser sua aliada na hora de buscar formas de como encontrar fornecedores para a siderurgia.

Nós disponibilizamos a Consulta CNPJ Linkana — ferramenta que já tem mais de 500 mil acessos e milhares de procuras realizadas todos os dias! 

Por meio dela, é possível acessar diversos dados cadastrais do fornecedor em potencial e, com isso, analisar com precisão importantes questões que podem afetar a negociação e o nível de comprometimento com entrega e qualidade.

Você deve apenas digitar o nome da empresa ou o CNPJ no campo de pesquisa e, em segundos, terá em mãos as seguintes informações:

  • dados fiscais;

  • razão social;

  • nome fantasia;

  • situação cadastral;

  • porte;

  • cidade e estado;

  • data de abertura;

  • optante do MEI ou optante Simples;

  • natureza jurídica;

  • capital social;

  • quadro societário;

  • matriz e filiais;

  • endereço completo;

  • CNAE principal e secundárias.

Todos esses dados você recebe de forma rápida e gratuita. Além disso, o sistema traz outras funções relevantes, como a emissão de certidões de regularidade. 

Qual outro recurso a Linkana oferece?

O Linkana ESG Rating é um sistema que atribui pontuações aos pilares ESG de uma empresa, identificando automaticamente o risco ambiental, social e de governança para que você tome decisões assertivas ao fechar parcerias comerciais.

Com o Rating ESG da Linkana, não há somente a análise da empresa, mas também dos sócios, administradores e demais agentes diretamente relacionados.

Assim, você tem uma visão realmente macro do negócio com o qual pretende fechar parceria, abrangendo todas as vertentes que podem impactar o negócio. Por exemplo, o fornecedor faz a destinação correta dos resíduos para mitigar o risco ambiental?

7 critérios para avaliação de fornecedores para siderurgia

Após encontrar bons fornecedores para a indústria siderúrgica, vale considerar os seguintes critérios:

1. Priorize a qualidade do serviço 

A primeira dica é ficar de olho na qualidade dos produtos e serviços realizados na área, além de buscar informações para saber se a empresa cumpre as normas de segurança e saúde do profissional (SST).

O mais indicado é realizar testes de laboratório que fiscalizem a composição dos produtos e saber se os lacres de segurança dos insumos estão dentro dos padrões da lei.

2. Observe o processo de logística 

Ao contratar uma empresa fornecedora para o setor siderúrgico, observe se ela tem conhecimento suficiente voltado às questões logísticas.

Como é um ramo que envolve fortemente os custos operacionais, é preciso compreender se a empresa:

  • cumpre os prazos de entrega para que não interfira no fluxo da cadeia de suprimentos;

  • atende ao compliance trabalhista;

  • tem um modelo de funcionamento compatível com o que a contratante precisa.

3. Análise a reputação da empresa 

Antes de fechar a parceria, faça uma busca na internet para conhecer a imagem da empresa.

Em paralelo, pesquise quem são os clientes da distribuidora e a procedência dos maquinários utilizados, pois os equipamentos contribuem para alcançar mais resultados e protegem os colaboradores de qualquer acidente de trabalho.

4. Verifique preços e prazos 

Considere se o valor cobrado pelo serviço estará muito abaixo da realidade do mercado para verificar a procedência. Já em caso de suspeita da imposição de preços acima da média, faça uma pesquisa e consulte o órgão regulador.

5. Procure por fornecedores sustentáveis 

A previsão do Instituto Aço Brasil é de que o consumo nacional de aço dobre nos próximos 10 anos - hoje, a média nacional é de 125 quilos por habitante.

Logo, é importante contar com materiais que reduzam o impacto ambiental, como a poluição e a emissão de dióxido de carbono.

Portanto, priorize a busca por fornecedores sustentáveis, que apoiem ações socioambientais e apresentem dados no seu site sobre os processos de sustentabilidade.

6. Escolha fornecedores que implementam novas tecnologias

Ao buscar formas e como encontrar fornecedores para siderurgia, considere aqueles que estão conectados à modernidade.

Hoje, o setor tem aproveitado a oportunidade de melhoria em suas produções, com sistemas que fazem parte da Indústria 4.0, que se refere à automação, com produtos e instalações integrados por meio da Internet das Coisas (IoT).

Na prática, os sensores coletam um grande volume de dados, que são interpretados pela Inteligência Artificial, otimizando a linha de produção nas instalações e, ainda, evitando acidentes.

Como exemplo, quando um forno de reaquecimento recebe uma laje de aço, os sensores a laser identificam a entrada de ar. O objetivo da IA é ajudar a obter uma temperatura mais apropriada, fazendo com que o calor da parte superior e inferior da laje de ação seja medido para compreender se existe uma diferença.

Os fornecedores de hoje - e do futuro - devem estar atentos ao uso de sistemas desse tipo, que facilitam a medição de temperatura de um material antes da operação, assim como outros métodos de grande utilidade.

Sendo assim, verifique as empresas fornecedoras que já estão envolvidas em técnicas de IA e como elas utilizam seus recursos.

7. Procure uma distribuidora com atendimento diferenciado

Verifique se existe um suporte eficiente para operar novos equipamentos, além de soluções ou atividades extras que você não tenha encontrado em outros concorrentes durante sua pesquisa.

Dica de leitura: Gestão de fornecedores em siderurgia: quais são os desafios?

Conheça mais sobre a Linkana!

A Linkana é o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, que otimiza o sourcing, onboarding e análise de spend com uma base de dados unificada de perfis de fornecedores certificados para cadastro, risco, qualidade e diversidade. Veja nossos diferenciais!

  • PERFIS DE FORNECEDORES CERTIFICADOS → O Supplier Open Profile da Linkana padroniza a definição de dados relevantes de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, trazendo efeito de rede para o envio e análise de dados entre vários compradores, com informações ESG e de D&I.

  • BASE DE DADOS VIVA E UNIFICADA → Devolvemos o controle dos dados para os fornecedores de maneira inteligente, onde dados públicos são atualizados automaticamente ou enviados uma única vez, evitando informações incompletas, obsoletas ou duplicadas.

  • FUNDAÇÃO DE DADOS INTEGRADA → Impulsionamos o retorno do investimento (ROI) de ferramentas de e-procurement, centralizando dados de fornecedores em uma fonte única de verdade, dinâmica e 100% integrada com todos os sistemas de gestão.

Para ter a solução completa na sua empresa, basta preencher o formulário abaixo agora mesmo!

Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market