Resources

ESG

ESG

ESG

Boa Vista SCPC: como usar na análise de risco de fornecedores?

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

Written byLeo Cavalcanti

August 24, 2023

August 24, 2023

August 24, 2023

A Boa Vista SCPC é uma empresa brasileira voltada para análise de crédito de pessoas físicas e jurídicas.

As ferramentas e funcionalidades oferecidas pela companhia ajudam a analisar, identificar e prevenir riscos financeiros, fomentando negociações mais seguras entre os envolvidos nesse processo.

Entre os objetivos da Boa Vista SCPC, um deles é contribuir para que os usuários do seu sistema obtenham informações que embasem as tomadas de decisão e, com isso, realizem vendas, transações e parcerias comerciais com o mínimo de ameaças possível.

Como você deve estar imaginando, a consulta ao banco de dados dessa organização pode melhorar a gestão de fornecedores da sua empresa, visto que contribui para uma análise de risco de crédito mais precisa.

Em quais outros pontos a Boa Vista Serviços pode favorecer a estruturação de uma rede de abastecimento confiável e com menos ameaças? Quais outras soluções podem ser utilizadas juntamente a essa?

Siga a leitura deste artigo e confira as respostas para todas essas questões!

Quem é a Boa Vista SCPC? 

A Boa Vista SCPC é uma companhia brasileira que associa alta tecnologia à inteligência analítica para transformar dados em informações que podem ser utilizadas por pessoas físicas e jurídicas.

A oferta dessa empresa contempla soluções voltadas para avaliação de risco de crédito empresarial, incluindo pesquisa de histórico de pagamentos, cheques sem fundo, protestos e outras informações financeiras relacionadas.

Com mais de 60 anos atuando como SCPC, Serviço Central de Proteção de Crédito, uma das principais propostas da Boa Vista é contribuir com o processo de atividade de crédito no Brasil, resultando no estabelecimento de uma relação de consumo com mais equilíbrio entre clientes e empresas.

Somado a isso, ela é precursora do chamado "Cadastro Positivo", que é um banco de dados alimentado com informações de históricos de pagamentos atrelados a CNPJs e CPFs.

Por falar em CPF, para pessoas físicas, a Boa Vista fornece consulta a registros junto a esse documento, verificação de score, negociação de dívidas, empréstimos e pedido de cartão de crédito via marketplace próprio, entre outros recursos.

Segundo dados apresentados no site oficial da empresa de análise de crédito, seu banco de dados conta com mais de 282 milhões de CNPJs e CPFs, mais de 141 bilhões de ocorrências registradas e mais de 12 milhões de consultas diárias.

Dica! Aproveite e leia também este artigo: "Alternativas ao Serasa para análise de risco: 5 opções!"


Modernize your supplier management today

Fill out the form below and discover the most complete and integrated SRM platform in Brazil.


Como funciona o rating da Boa Vista SCPC?

O rating da Boa Vista SCPC funciona por meio do levantamento de consultas ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e consulta de cheques.

No que se refere à pesquisa de CNPJ, atividade essencial durante a homologação de fornecedores, é possível realizar:

  • validação cadastral: com o objetivo de diminuir risco de fraudes em transações comerciais;

  • consulta básica: indicada para negociações de baixo valor, com a verificação de relatórios de score de crédito, dados restritivos e outros;

  • consulta intermediária: para transações um pouco maiores, inclui relatórios comportamentais e recursos de inteligência analítica;

  • consulta avançada: indicada para operações comerciais de alto valor, por isso, abrange relatórios mais complexos para embasar as tomadas de decisão.

Por que fazer análise de risco de crédito de fornecedores?

Relacionando tudo o que citamos até agora, com a realização de uma gestão de fornecedores verdadeiramente eficiente, é certo dizer que verificações como essas devem fazer parte do processo de análise de risco de crédito de fornecedores.

Fazer essa verificação é uma forma de proteger sua empresa de diversas ameaças e problemas.

Por exemplo, essa análise ajuda a identificar a capacidade que o fornecedor tem de arcar com os compromissos financeiros assumidos. Com essa constatação, você evita que seu negócio precise lidar com riscos operacionais, financeiros e até mesmo legais.

Esses problemas podem acontecer quando a empresa fornecedora contratada deixa de pagar impostos, parceiros, funcionários e outros agentes necessários para manter o fluxo produtivo.

Qualquer interrupção nessa rede, causada por déficits financeiros, tende a refletir diretamente na sua companhia, que pode enfrentar questões como desabastecimento, perda da qualidade de insumos e serviços contratados e, em casos mais graves, ser considerada conivente com práticas financeiras ilícitas.

Sobre isso, temos um artigo que ajudará você: "Análise de crédito de pessoa jurídica: faça em 5 passos!

Como consultar ratings ESG e risco de crédito de fornecedores?

Apesar de eficientes e robustas, tenha em mente que as soluções da Boa Vista não são voltadas especificamente para a gestão de fornecedores. Por esse motivo, não contemplam funcionalidades e recursos necessários para um bom gerenciamento desse setor.

O rating ESG, por exemplo, não pode ser verificado por essa ferramenta. Todavia, existe no mercado uma solução própria para essa análise, assim como outra que permite a consulta do CNPJ de fornecedores de forma rápida, prática e gratuita. E ambas são oferecidas pela Linkana!



Como a Linkana agiliza a análise de riscos financeiros e  ESG dos seus fornecedores??

O Linkana Financial Rating é uma pontuação única criada pela Linkana para atestar a saúde financeira da empresa no mercado.

A pontuação envolve não só informações de demonstrativos financeiros da empresa, mas também informações relacionadas ao endividamento e crédito, porte, regularidade fiscal e passivos trabalhistas. 

o Linkana ESG Rating é a solução para análise de riscos de indicadores ESG, realizada por meio de pontuações atribuídas a critérios ambiental, social e de governança que se baseiam em dados públicos e documentos  apresentados pelos próprios fornecedores.

No vídeo a seguir, Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, traz detalhes sobre como funciona o Linkana ESG Rating. Confira!

https://www.youtube.com/watch?v=T1DmQi-JmKQ

Conte com a Linkana!

A Linkana é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores possibilita que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques. 

Com isso, aceleramos radicalmente os processos de onboarding, análise e monitoramento de fornecedores, permitindo o uso de dados e insights compartilhados entre as maiores corporações do nosso país.

Para ter as soluções que apresentamos e muitas outras na sua empresa, preencha agora mesmo o formulário abaixo e converse com um dos nossos especialistas!


Radically optimize your supplier management

Sign up below and discover how to reduce supplier registration and approval time by up to 80%.

OTHER CONTENTS

Discover more news and trends in the procurement market