Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Conheça os 6 principais benefícios de uma gestão de supply chain sincronizada

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

21 de junho de 2021

21 de junho de 2021

21 de junho de 2021

A supply chain management tem um papel estratégico fundamental nas empresas. Por meio dessa prática, é possível reduzir custos e melhorar a experiência do consumidor, mas isso só irá ocorrer se o seu negócio implementar uma supply chain sincronizada.

Entre os benefícios de se ter uma supply chain sincronizada estão: aprimorar os serviços, aumentar os lucros, melhorar a parceria com fornecedores, integrar fluxos de informações e proporcionar uma maior satisfação aos clientes.

Saiba como colocar em prática na sua empresa uma gestão de supply chain sincronizada.

O que é uma supply chain sincronizada?

A supply chain management é a evolução da logística integrada. O termo pode ser traduzido do inglês como cadeia de suprimentos ou cadeia de logística e envolve todas as operações da empresa de maneira integrada.

Ela é constituída por todo o processo logístico envolvido na produção e distribuição de determinado produto ou serviço. Para isso, ela integra todos os ramos da cadeia produtiva de uma empresa: produtores, fornecedores, distribuidores, lojistas e até clientes.

Também integra caminhos e processos pelos quais o produto passa, desde a matéria prima até a entrega ao consumidor final. Isso passa pela compra de insumos ou produtos, pelo armazenamento, transporte, embalo, venda, distribuição aos clientes, possível devolução de pedidos e logística reversa. 

Além disso, a criação de novos produtos, o atendimento ao cliente, o controle financeiro e o marketing também estão envolvidos nesse processo.

Ou seja, a supply chain sincronizada traz uma visão ampla de todos os processos da sua empresa, por meio de um planejamento de fluxo do produto e a relação do negócio com os clientes.

Uma supply chain sincronizada melhora os resultados econômicos e de satisfação ao cliente, ao otimizar as atividades envolvidas em toda a logística de produção, venda e distribuição de produtos.

Entre as consequências de uma supply chain sem sincronia estão: 

  • Indisponibilidade de mercadorias por falta de estoque

  • Perda de vendas 

  • Estoque mal planejado

  • Falha em transportes e entregas

Para evitar esses prejuízos, entenda quais os benefícios e como colocar uma supply chain sincronizada em prática. 

Quais são os benefícios de uma supply chain sincronizada?

Dados da Invesp Conversion Rate Optimization mostram que negócios com uma supply chain sincronizada e otimizada têm custos 15% mais baixos da cadeia de suprimentos e 79% das empresas com uma supply chain de alto desempenho alcançam um crescimento de receita maior do que a média em seus setores. 

Entre outros benefícios que uma supply chain sincronizada traz estão: 

1 - Reduzir custos operacionais

Os custos de armazenamento tendem a reduzir por conta da diminuição de ocupação desnecessária de produtos.

Isso acontece porque ao ter melhor controle sobre as demandas e produtos disponíveis, a sua empresa terá uma melhor noção e planejamento de mercadorias a serem armazenadas.

Além disso, o seu negócio irá evitar a perda de produtos que venceram ou encalharam.

2 - Aumentar os lucros

Um uso mais produtivo do espaço de armazenamento e melhor planejamento sobre vendas de produtos e redução de custos operacionais resulta em um aumento nos lucros.

Isso também ocorre por meio da gestão eficiente dos serviços de fornecedores que são utilizados.

3 - Parcerias com fornecedores e transportadoras a preços competitivos

Uma das principais dicas para uma supply chain sincronizada e que traz por consequência um dos melhores benefícios é a assinatura de contratos com empresas de transporte e entrega, além de fornecedores de insumos, para conquistar descontos e garantir a disponibilidade de parceiros para a organização.

Isso traz como benefício a possibilidade de negociar preços mais competitivos para a sua empresa junto a esses fornecedores. 

4 - Controlar melhor os resultados

Com toda a cadeia de suprimentos organizada e sincronizada é possível controlar melhor os resultados por meio de métricas e KPIs de supply chain estabelecidos pela gestão que dêem uma visualização de como o negócio está evoluindo. 

Será possível verificar a velocidade e execução de processos, o tempo de chegada ao mercado e consumidor e, consequentemente, avaliar quais estratégias estão dando resultados e quais precisam ser melhoradas.

5 - Integrar fluxos de informações

A função de uma supply chain sincronizada é fazer uma integração de todo o processo da cadeia de suprimentos e logística que seja eficaz. 

Logo, um dos benefícios é o bom fluxo das informações sobre produto, fabricantes, distribuidores e também clientes. Dessa forma, é possível alinhar as atividades de produção e distribuição de maneira sincronizada, reduzindo custos, minimizando ciclos e maximizando o valor recebido pelo cliente.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

6 - Melhorar os serviços prestados e aumentar a satisfação dos clientes

Com toda essa sincronização e melhorias, consequentemente, os produtos estarão disponíveis e serão entregues no prazo, aumentando a satisfação dos clientes. Além disso, não haverá mercadorias em excesso ou falta, resolvendo o problema na gestão de estoques e evitando possíveis frustrações dos consumidores. 

Os clientes estão cada vez mais exigentes sobre agilidade e qualidade dos produtos e serviços prestados. Uma supply chain sincronizada é capaz de melhorar os processos das empresas, entregando uma experiência única ao consumidor, que será fidelizado.

Como colocar uma supply chain sincronizada em prática? 

Para colocar uma supply chain sincronizada em prática é preciso: 

  • Ter um plano de ação: para gerenciar recursos e demandas dos clientes com métricas e monitorar e avaliar o retorno das estratégias 

  • Selecionar bem os fornecedores: e sempre verificar as métricas para avaliar relacionamento, processos de preços, entregas e pagamentos

  • Colocar em prática uma cadeia logística integrada: recebimento de pedidos, redes de armazéns e transportadores e pensar no retorno ou logística reversa

  • Automatizar processos: todas as anotações que são feitas manualmente e não estão integradas devem estar centralizadas em softwares ou máquinas de fácil acesso à sua empresa para agilizar e melhorar a distribuição e venda de produtos. Informações como transmissão de pedidos e atualização de status de entrega devem estar automatizados

A escolha de fornecedores de qualidade, que entregam produtos e serviços no prazo e sejam de confiança é fundamental para o sucesso de uma supply chain sincronizada dentro da sua empresa. 

A Linkana pode te auxiliar nesse processo de gestão e homologação de fornecedores. Faça uma análise de risco gratuita de um fornecedor e conheça melhor o nosso trabalho.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement