Cadeia logística integrada: tudo que precisa saber + exemplos reais

Com o avanço tecnológico e modernização da supply chain, integração virou uma necessidade para empresas que desejam obter sucesso e relevância no mercado. Por isso, o conceito de cadeia logística integrada é tão pertinente para o planejamento e evolução das empresas.

Nunca antes tivemos clientes tão imediatistas e vocais sobre suas necessidades. Para atender essa nova demanda, as empresas tiveram que buscar formas de inovar os bastidores de suas operações. Mas isso não bastava.

Para realmente fazer a diferença, seria preciso ir além, integrando a operação local com a capacidade de atendimento dos próprios fornecedores e centros de distribuição. De forma única, o que antes era uma teia de logística foi simplificado para uma linha, conectando fornecedor, empresa e cliente final.

Agilidade e eficiência nunca foram tão pertinentes para obter satisfação do consumidor quanto agora. Por isso, conhecer o conceito de logística integrada, seus principais benefícios e como planejar sua implementação é essencial para vencer esse desafio.

Quer saber como se faz? Nós mostramos para você. Além de um guia prático de cadeia logística integrada, trazemos aqui 3 exemplos de grande destaque no mercado nacional para mostrar na prática o que é possível conquistar com essa metodologia.

O que é cadeia logística integrada?

O conceito de cadeia logística integrada é, na verdade, a definição de diretrizes sobre algo que já se sabe há muito tempo: comunicação e compreensão são as chaves do sucesso na cadeia de suprimentos.

Desde o processo de qualificação de fornecedores, até a homologação e realização de pedidos pelo departamento de compras, tudo deve contar com uma comunicação fluida e facilitada. O objetivo principal disso é diminuir o tempo perdido para que as demandas do consumidor final sejam atendidas com maior agilidade.

Com isso, podemos definir a gestão logística integrada como a operação de um fluxo independente, inteligente e integrado, que não demanda intervenção direta da gestão para se manter eficiente e em movimento.

Isso acontece através da modernização e integração das diferentes áreas da logística, válido para todas as áreas, nos processos internos, no abastecimento da cadeia de produção e nos processos que são externos da empresa.

Ao passo que todas essas áreas disponibilizam as suas informações e indicadores em uma plataforma unificada, atualizada em tempo real e de fácil leitura, fica mais fácil, ágil e menos burocrático que os setores de uma empresa possam executar suas funções com maior eficiência.

7 benefícios da logística integrada

Para entender a importância da cadeia logística integrada nas empresas, vamos mostrar os principais benefícios que se obtém ao implementar uma gestão dessa natureza. Importante destacar que esse modelo de inovação depende de uma visão estratégica e inovadora, pronta para quebrar paradigmas.

Gestores de compras e diretores de empresas dispostos a isso, conquistam esses 7 benefícios da integração da cadeia logística:

  1. Aumenta a agilidade logística;
  2. Reduz custos das operações;
  3. Adquire vantagem competitiva;
  4. Diminui riscos na cadeia de suprimentos;
  5. Gestão facilitada e inteligente;
  6. Aumento de performance;
  7. Aumento de lucratividade.

Eles são obtidos através de melhorias na comunicação da logística, principalmente em virtude dos avanços tecnológicos na cadeia de suprimentos. Entenda como isso funciona no vídeo abaixo, sobre a importância da comunicação na logística:

Agora que o conceito base está mais claro, veja como cada um desses benefícios funciona na prática com a cadeia logística integrada:

1. Aumenta a agilidade logística

A gestão logística integrada confere um aumento significativo na agilidade do setor. No planejamento do setor de compras, o profissional já sabe quando e sob quais condições ele deve realizar um pedido, com base no lote econômico de compras, por exemplo.

Dispondo de um sistema integrado, onde ele pode visualizar rapidamente o fluxo de utilização dos suprimentos, é possível criar gatilhos rápidos para compras, sem a necessidade e burocracia de avisos formais.

O mesmo é aplicado para outros processos, como separação de pedidos e envios, cujos dados entram no sistema integrado e possibilitam ações mais ágeis.

2. Reduz custos das operações

Tempo é dinheiro, logo realizar tarefas com maior agilidade ajuda bastante a gerar economia. Só que não para por aí, implementar uma cadeia logística integrada possibilita ainda reduzir o custo da operação em etapas diversas.

Por exemplo, gastos com telefonemas podem ser zerados com um sistema eficiente de notificações.

3.  Adquire vantagem competitiva

A cadeia logística integrada garante uma excelente vantagem competitiva para a empresa. Com maior agilidade e eficiência nos processos logísticos, ela tem uma capacidade mais imediata de atender as necessidades dos clientes, obtendo maiores índices de satisfação e saindo na frente da concorrência.

4. Diminui riscos na cadeia de suprimentos

Processos sem fluidez, repletos de etapas e manipulação humana fatidicamente apresentam mais riscos. Além disso, devido a sua complexidade, tende a ser mais difícil identificar falhas e seus pontos de origem.

Mantendo uma cadeia de logística integrada de estrutura simples e fácil visualização irá, sem dúvidas, auxiliar na gestão de riscos. Esta que envolve o reconhecimento de ameaças, aplicação de medidas de contenção, antecipação de riscos potenciais e desenvolvimento de práticas de combate ao agente de risco.

5. Gestão facilitada e inteligente

Sempre falamos por aqui sobre a importância de automatizar processos para permitir o foco total em uma gestão inteligente e estratégica. Com a inteligência logística e uma gestão integrada não é diferente.

Ao colocar todas as informações em um sistema de fácil acesso e leitura, a equipe de gestão tem o seu trabalho facilitado, pois não há necessidade de dispor tempo para levantar informações importantes, à medida que as etapas internas acontecem, o sistema integrado é alimentado automaticamente.

6. Aumento de performance

Com todas as etapas fluindo livremente, dados em tempo real à disposição dos gestores e comunicação otimizada entre os setores internos e externos da cadeia de suprimentos, não é difícil imaginar que haverá ganho de performance.

Visto que todas as medidas da cadeia logística integrada visam facilitar o monitoramento, diminuir custos e otimizar os processos para uma mesma demanda, os KPI de logística certamente demonstram uma performance superior quando a estratégia é implementada.

7. Aumento de lucratividade

Depois de tudo isso, o aumento da lucratividade da operação é uma certeza. Diminuindo riscos, tempo gasto e os custos da operação, enquanto há ganho de performance, agilidade e satisfação não pode significar outra coisa.

E isso é só o começo. Desde que o gestor tenha uma atitude proativa, ele poderá implementar ajustes no processo da logística integrada e revolucionar o setor, transformando a empresa em um exemplo a ser seguido, bem à frente dos concorrentes.

Exemplos de cadeia logística integrada

Falando em exemplos, vamos mostrar alguns cases de logística integrada no mercado brasileiro. Nosso intuito é apresentar como os benefícios citados atuam na prática e inspirar o gestor a criar suas próprias inovações através da cadeia logística integrada.

Mercado Livre

O Mercado Livre se tornou o maior marketplace da América Latina e está ditando o ritmo do mercado por aqui. Com novos produtos lançados a cada dia, não é possível pensar em e-commerce, seja B2B ou B2C, sem analisar algo que a empresa tenha feito.

O mesmo vale para o sistema de logística integrada do MercadoEnvios. Enquanto alguns lojistas questionam a obrigatoriedade de utilizar o serviço, é inegável o ganho de tempo e eficiência que ele traz para as transações.

Com centros de armazenagem e distribuição próprios, ao realizar uma compra em um lojista parceiro do ML, o cliente não precisa esperar a separação e coleta do produto no vendedor, para que depois a mercadoria seja processada para entrega.

Imediatamente o produto é despachado do centro de distribuição do Mercado Livre e o lojista só precisa repor o estoque.

Pier8

A Pier8 desenvolveu um sistema especial para atender a exigência imediata do consumidor, que é o Pier Same Day Delivery. Ao analisar o mercado, chegaram a conclusão que a base de tudo estava nos pilares de roteirização, integração, picking and packing.

Basicamente, a demanda interna foi mapeada e cada setor envolvido foi dissecado para que se identificasse quem estava apto a atender cada necessidade. Junto disso, sistemas de integração e inteligência artificial indicaram o caminho mais eficiente para atender as expectativas e metas estabelecidas.

Inove sua rede de fornecedores

Com tantos motivos e exemplos dos benefícios que a integração traz para sua logística e gestão, você só precisa de ferramentas que auxiliam nessa implementação.

Para o processo de qualificação e homologação de fornecedores, a Linkana é a solução que você procura. Simples e fácil de aplicar, nossa tecnologia automatiza análises públicas e fornece importantes recursos para monitorar e gerenciar sua rede de fornecedores, sempre de olho no Compliance.

Quer saber mais sobre nossas vantagens? Preencha o formulário e logo entraremos em contato para te contar:

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.
logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!