Compras

Compras

Compras

RPA: o que é? Saiba como potencializar a tecnologia no processo de compras

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

16 de junho de 2022

16 de junho de 2022

16 de junho de 2022

Entender o que é RPA (Robotic Process Automation) pode ser transformador para uma empresa que deseja usar a tecnologia a seu favor visando ampliar os negócios.

Em suma, RPA é uma espécie de “robô” propício para executar tarefas completas ou parciais com ouso de tecnologias. Acompanhado da Inteligência Artificial (IA), o RPA (automação) é um mecanismo funcional para atender as demandas das empresas com agilidade.

Quando se trata do setor de compras, é imprescindível avaliar que esse é um setor cujas operações manuais são demoradas e propensas a erros, justamente porque envolve alto volume de transações e investimento de dinheiro.

Utilizar um sistema automotivo como o RPA tende a eliminar os processos mais demorados, tornando-se um caminho ideal para fortalecer a relação do cliente e dos fornecedores.

Ao longo deste artigo vamos explicar como funciona um sistema RPA e qual a importância direta para o setor de compras. Acompanhe a gente e boa leitura!

RPA: o que é?

RPA é um sistema tecnológico que visa automatizar processos corporativos utilizando ferramentas para cumprir tarefas, facilitando transações e buscando melhorar a comunicação da empresa com outros sistemas. 

De acordo uma pesquisa feita pela Gartner, consultoria de tendência tecnológica, até 2024 as organizações vão poupar 30% dos custos operacionais com a adoção da automação.

Entre vários benefícios, o RPA permite que os funcionários possam se dedicar com mais tempo a outras atividades, o que leva ao aumento da produtividade e de respostas para os negócios.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

RPA e IA são a mesma coisa?

Embora confundidos em determinadas situações, o RPA e a IA são coisas diferentes.

Um sistema RPA automatiza funções repetitivas, de caráter operacional e normalmente sem alterações. Quando, por exemplo, o serviço precisa realizar alterações, provavelmente o software do RPA deverá ser atualizado para acompanhar o processo.

Já o IA é uma tecnologia com maior “poder de decisão própria”, ou seja, ela toma atitudes ou previsões baseadas em normas escritas, ou por padrões numéricos e aprendizados com decisões anteriores.

Juntos, o RPA e o IA conseguem combinar tecnologias e ferramentas digitais para automatizar processos.

Como funciona o RPA em compras?

Um sistema de RPA voltado para compras pode ser útil para diminuir as despesas operacionais, aumentar a produtividade da empresa, como também distribuir as tarefas de acordo com os profissionais, sem sobrecarregar nenhuma equipe.

Em parceria com o IA, o RPA possibilita que os profissionais de compras tenham acesso aos dados mais estratégicos. Nesse caso, essas informações são coletadas, extraídas ou analisadas, utilizando o RPA e o IA em conjunto.

Além do mais, as requisições encaminhadas para compradores, aprovadores e fornecedores podem acelerar os processos.

O RPA em compras também facilita os serviços burocráticos, como o armazenamento de enormes volumes de papel, melhorando o monitoramento de gastos, prevendo comportamentos suspeitos ou de necessidades futuras.

Portanto, o RPA provoca uma mudança brusca na forma como as empresas de compras se preparam para o futuro tecnológico.

Onde o RPA pode ser aplicado?

Além das funções e das vantagens que citamos até agora, o sistema RPA pode ser útil nas seguintes funções:

  • cobrança de fornecedores;

  • monitoramento de tarefas;

  • envio de notificações;

  • análise de riscos;

  • processamento de pedidos;

  • atualização de dados e documentos de perfis de fornecedores;

  • análise de informações e geração de insights de tomada de decisões;

Isso significa que o RPA pode ser aplicado em todos os segmentos de uma empresa, pois a tecnologia é democrática pronta para atender qualquer tamanho de uma companhia.

Qual a importância de ter um RPA em compras eficiente?

Como podemos perceber, o RPA é uma tecnologia importante para o processo de compras, prevendo uma conduta adequada para cada situação.

O aumento da produtividade é uma das grandes vantagens, uma vez que tarefas agora  consideradas demoradas são encarregadas por um robô. Isso se refere desde o preenchimento de planilhas ao atendimento de clientes.

A precisão também é um ponto eficaz, pois a qualidade e a pontualidade das entregas impactam na satisfação dos clientes.

Sem contar que o RPA diminui os custos de uma empresa. Se até então você pensava em contratar mais pessoas para realizar as tarefas, a tecnologia assume parte das responsabilidades, gerando menos custos operacionais.

Além do mais, com o Robotic Process Automation, você não se preocupa com a homologação de fornecedores. Sabe por quê?

A Linkana utiliza o RPA para entregar uma gestão de fornecedores inteligente e orientada a dados, essencial para a contratação de parceiros quanto para a cadeia de suprimentos, possibilitando menores custos, maior produtividade dos colaboradores e dinamismo ao seu negócio.

Otimize sua gestão de fornecedores agora.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement