Gestão de riscos

Gestão de riscos

Gestão de riscos

Entenda o que é a gestão de riscos trabalhistas e quais são as vantagens de investir nesse processo

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

2 de março de 2021

2 de março de 2021

2 de março de 2021

A terceirização de serviços é uma realidade no Brasil, seja na otimização de recursos ou pela busca de expertise no serviço de outras empresas. 

Por causa dessas e outras vantagens, 22% dos trabalhadores formais eram terceirizados em 2018 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e esse número só cresce desde então. 

A terceirização, quando bem aplicada, pode trazer uma série de benefícios para a empresa. No entanto, essa é uma prática que também pode trazer riscos trabalhistas para a empresa. 

Para reduzir estes riscos é necessário que a empresa gerencie cuidadosamente os contratos através de um processo de gestão de riscos trabalhistas, que vamos olhar em mais detalhes ao longo do texto. Confira!

Quais são as vantagens da terceirização para as empresas?

Assim como afirmado no início do texto, a terceirização traz vários benefícios para as empresas, como:

  • Alcançar maior eficiência terceirizando pontos menos estratégicos;

  • Atingir outros clientes potenciais do mercado;

  • Facilitar a gestão empresarial, com a redução de diferentes atividades para organização da produção;

  • Flexibilidade para sobreviver às crises, pela facilidade de cancelamento de serviços terceirizados;

  • Diminuir gastos através de parcerias de desenvolvimento tecnológico;

  • Redução da quantidade de processos envolvidos na produção dentro da empresa;

  • Redução de custos e melhor controle de desempenho e qualidade.

Quais são os riscos trabalhistas que precisam ser geridos?

Apesar da terceirização trazer essa série de benefícios para as empresas, seu uso pede por uma gestão de riscos trabalhistas. 

Inclusive, executivos da KPMG consideram que a gestão de riscos trabalhistas deve ser prioridade estratégica nas empresas. Entretanto, esse olhar para os terceiros não está ocorrendo da melhor forma possível. 

72% dos entrevistados pela KPMG revelaram que as organizações precisam melhorar a forma como avaliam terceiros. Afinal, os riscos associados à contratação de terceiros não se restringem a riscos operacionais causados por uma eventual interrupção do serviço, por exemplo. 

Os riscos reputacionais também não podem ser esquecidos, uma vez que pode haver um vínculo da imagem das empresas parceiras. 

Nesse cenário, uma crise envolvendo a empresa contratada poderá ser associada à empresa contratante. Um trágico exemplo foi o caso do Carrefour em 2020, em que um homem negro morreu após ser espancado por um funcionário de segurança terceirizado.

Diante de uma grave falha na gestão de riscos trabalhistas, o Carrefour anunciou recentemente que irá deixar de usar funcionários terceirizados na segurança das lojas.

É necessário garantir que as políticas da empresa prestadora do serviço estejam de acordo com as melhores práticas do mercado. Além disso, o contratante assume riscos legais no contrato de terceiros, podendo ser responsabilizado por questões trabalhistas nos casos em que a contratada não cumprir com suas obrigações. 

Quais os benefícios da gestão de riscos trabalhistas?

Estar atento aos riscos trabalhistas envolvidos na gestão de terceiros é uma ação indispensável para que essa gestão seja de sucesso. Quando bem aplicada, ela consegue mitigar riscos como:

  • Responsabilização trabalhista em casos de inadimplência da prestadora de serviços;

  • Perda de bons prestadores de serviço por interrupção do contrato;

  • Tornar-se dependente da empresa terceirizadora de serviço;

  • Queda de qualidade no produto ou serviço;

  • Risco de decadência do clima organizacional.

Mas para que esses benefícios sejam colhidos pela empresa, a gestão de riscos trabalhistas deve ser vista como uma prevenção, ao invés de uma ação. 

Ou seja: a prevenção de riscos trabalhistas deve acontecer a partir da contratação, seguindo até o término dos serviços. 


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Gestão de riscos trabalhistas: como fazer?

A prevenção de riscos trabalhistas começa logo antes do contrato ser firmado, já que no início do projeto é preciso fazer uma análise prévia da empresa a ser contratada, analisando pontos como atividade fim, composição societária e o capital social da empresa. 

Também é importante analisar financeiramente, verificando a situação na previdência social, a estrutura da empresa, e se há alguma pendência com na justiça, principalmente na Justiça do Trabalho.

Durante o contrato, a gestão de riscos trabalhistas segue com um acompanhamento detalhado das informações a fim de garantir que a empresa está cumprindo com os compromissos trabalhistas, acompanhando recolhimento do INSS, FGTS, e recibos de pagamentos dos funcionários. 

Para fazer esse acompanhamento é necessário deixar claro em contrato a quantidade de funcionários envolvidos na prestação do serviço, além de vedar subcontratações ou deixar claro as condições em que isso será permitido.

Outra prática é o atrelamento do pagamento ao fornecedor às suas obrigações legais, causando até mesmo um eventual bloqueio desse pagamento em caso de não cumprimento. 

Importante se certificar que a empresa contratada está executando apenas tarefas permitidas pelo contrato social, e também que não haja desvio das funções acordadas em contrato. 

Já no término do contrato é necessário formalizar o fim do contrato com um termo de encerramento, com a assinatura de todos os envolvidos. Na figura abaixo nós listamos todo o ciclo da gestão de contratos de terceiros com o objetivo de mitigar os riscos trabalhistas.

Legenda: Etapas da gestão de terceiros adaptada a partir de LEITE, Renier Graziani Ferronatto; COUTINHO, Rhanica Evelise Toledo; NOVIKOFF, Cristina. Gestão de terceiros: uma decisão estratégica para controle e análise da terceirização.

Se você é empresário e terceiriza atividades, nossa sugestão é considerar a adoção de uma gestão de riscos trabalhistas. 

Apesar dos riscos envolvidos, muitas empresas ainda não fazem gestão de terceiros. Segundo pesquisa realizada pela Refinitiv, especialistas revelaram que 60% da base de terceiros das empresas não está sendo monitorada completamente sobre riscos contínuos. Um dos motivos para isso é o fato do processo poder ser muito burocrático, e requerer um grande esforço humano para a realização.

E se você se encaixa nesse grupo, se preocupando com a complexidade e quantidade de processos, uma das formas de garantir a realização dessa gestão de forma descomplicada é a automatização de processos por meio da Linkana.

Através do processo de monitoramento de certidões como certificado de regularidade do FGTS e certidão negativa de débitos trabalhistas (CNDs) você pode ter um indicativo de que algo pode estar errado com esse fornecedor, dar início a uma investigação para entender melhor o que está acontecendo com ele. 

Além disso, a Linkana funciona como um sistema de gestão de fornecedores, atuando em todo o ciclo, desde a homologação do fornecedor, até o monitoramento da base ativa. Preencha o formulário abaixo e confira o que a Linkana pode fazer pela sua empresa:

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement