Compras

Compras

Compras

O que é matriz estratégica de compras? Quais benefícios? 4 dicas para aplicar

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

5 de novembro de 2020

5 de novembro de 2020

5 de novembro de 2020

Você sabe o que é a matriz estratégica de compras? Podemos entender esse conceito como o conjunto de diretrizes que classifica as necessidades de suprimentos de uma empresa para guiar a estratégia de compra, priorizando o que é mais importante.

O conceito está diretamente ligado a Matriz de Kraljic, um modelo de estratégia de compras que agrupa os bens e serviços a serem adquiridos pelo seu impacto financeiro e risco de abastecimento.

Como sabemos, não existe uma receita pronta de estratégia de compras que garante o sucesso da sua empresa. Para chegar nela, é preciso criar uma base sólida de lançamento. Exatamente essa base que é a matriz estratégica de compras.

Nesse artigo, vamos aprofundar a definição conceitual da matriz estratégica de compras, mostrar como a Matriz de Kraljic, publicada em 1983, se mantém relevante até hoje e ainda apresentar 4 dicas para utilizar a técnica no setor de compras da sua empresa. Boa leitura.

O que é matriz estratégica de compras?

A matriz estratégica de compras é compreendida como um modelo de classificação para a compra de suprimentos, sejam eles bens ou serviços. Utilizando uma abordagem matricial e genérica, ela considera os fatores de risco e custo para definir o nível de importância de cada linha de suprimentos.

Seu objetivo é explanar e agilizar o processo de compras para que a gestão de procurement possa adquirir o produto ideal, na quantidade adequada, entregue no tempo certo e pelo valor mais vantajoso.

Uma gestão de compras eficiente sabe que esse cenário perfeito depende de encontrar fornecedores qualificados, mitigar riscos e dar mais ênfase aos itens mais importantes

É aí que entra a Matriz de Kraljic, que se tornou a resposta padrão quando se pergunta o que é matriz estratégica de compras. A Kraljic Matrix considera dois fatores principais, são eles:

  • Impacto financeiro: o impacto financeiro diz respeito ao custo direto de um produto, mas também envolve a oferta disponível no mercado. Ou seja, se determinado item é encontrado em abundância e em diferentes fornecedores. Isso se torna relevante, pois afeta diretamente a capacidade de negociação sobre cada compra;

  • Risco de abastecimento: o conceito de risco de abastecimento aborda como cada item adquirido interage com a operação da empresa. Nesse ponto, é preciso entender o grau de importância dos suprimentos e quais os riscos gerados por alterações no abastecimento.

A partir desses dois tópicos, Peter Kraljic elaborou sua tese de matriz estratégica de compras, a Matriz de Kraljic. Entre as vantagens do modelo, podemos citar:

  • Reduz a vulnerabilidade no fornecimento de itens essenciais;

  • Cria uma lista de prioridades;

  • Permite classificar e mitigar riscos potenciais;

  • Identifica decisões estratégicas de maior relevância;

  • Identifica melhores oportunidades de negociação.

Administradores e empreendedores mais experientes verão que essas vantagens e a própria classificação utilizada na Matriz de Kraljic tem forte inspiração nas 5 forças de Porter. Se você ainda não conhece esse conceito, confira o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Fkv-zYidnpg

Quadrante da Matriz de Kraljic

Para compreender o que é a matriz estratégica de compras precisamos conhecer o quadrante da Matriz de Kraljic. Trata-se de uma representação gráfica, que classifica os suprimentos que uma empresa necessita de acordo com os eixos de risco de abastecimento e impacto financeiro.

Os quadrantes recebem a classificação de baixo ou alto em cada eixo. Da menor a maior importância, são eles:

  • Itens não críticos;

  • Itens de gargalo;

  • Itens de alavancagem;

  • Itens estratégicos.


Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Itens não críticos

São aqueles que se encontram em abundância no mercado, não tem grande importância na operação da empresa e seu padrão de qualidade é mais flexível. Dessa forma a empresa tem mais liberdade para simplificar a aquisição por fatores mensuráveis, como menor custo, entrega mais rápida, entre outros.

Itens de gargalo

Itens de gargalo não têm forte impacto na lucratividade, mas garantir o abastecimento pode ser desafiador. Normalmente, isso ocorre por estarem ligados a novas tendências e tecnologias, dominadas por um número reduzido de fornecedores.

Itens de alavancagem

Com grande impacto financeiro e menor risco de abastecimento, itens de alavancagem necessitam de uma atenção pontual da gestão de compras para realizar propostas competitivas e manter uma cadeia de suprimentos sempre em movimento.

Itens estratégicos

Recebendo classificação alta nos eixos de risco de abastecimento e impacto financeiro, itens estratégicos são essenciais para a lucratividade do negócio e são fornecidos por poucas empresas no mercado, normalmente a um custo mais elevado.

4 dicas para criar a matriz estratégica de compras 

Agora que você já sabe o que é matriz estratégica de compras e como ela se baseia no modelo de Kraljic, veja como utilizar na prática com este guia simples de 4 dicas:

1. Automatize etapas do processo de compras

O avanço das tecnologias de e-procurement é um importante aliado na hora de desenhar a matriz estratégica de compras de uma empresa. Com essas ferramentas, é possível automatizar etapas importantes, mantendo a eficiência no combate de riscos e diminuindo exponencialmente o tempo empregado em cada tarefa.

Pode-se aplicar esse conceito no processo de qualificação de fornecedores, automatizando a análise de Compliance e governança corporativa, como faz a Linkana. Agilizando a consulta pública e combatendo a burocracia, o setor de compras ganha tempo para se concentrar na melhor estratégia.

A automatização também é indicada para a aquisição de itens não críticos. Com isso, a estratégia reduz o tempo e a complexidade da operação, impactando positivamente o setor de Compras. Junto disso, preferir fornecedores locais para esses itens é recomendado para facilitar o processo logístico.

2. Itens de gargalo não devem ter fronteiras

Itens de gargalo, caracterizados por sua produção escassa e normalmente compostos por tecnologias específicas, podem ser adquiridos com maior facilidade ao ampliar sua área de pesquisa.

Como sua demanda não é tão frequente, buscar fornecedores alternativos em uma área maior pode garantir o abastecimento necessário com menor esforço e risco.

3. Múltiplos fornecedores para itens de alavancagem

Os itens de alavancagem são muito importantes para o lucro da empresa e têm alta oferta no mercado. Nesse caso, a melhor estratégia é manter uma rede de múltiplos fornecedores, preferencialmente locais.

Além do custo, considere como cada entrega interage no fluxo de produção e acompanhe os fornecedores disponíveis periodicamente para encontrar a melhor oferta no momento de cada pedido.

4. Itens estratégicos demandam longas parcerias

Por se tratarem de itens essenciais e escassos, o modelo ideal de aquisição de suprimentos estratégicos é investir em parcerias de longo prazo

Ao dar aporte financeiro para que um fornecedor se concentre na produção desse item, o gestor de compras garante a sua disponibilidade a longo prazo, enquanto dilui o custo da aquisição.

Um exemplo disso são empresas farmacêuticas que investem no desenvolvimento e pesquisa de vacinas, injetando capital na descoberta de novos produtos e garantindo para si os resultados.

Por que colocar em prática?

Imagine que é um arquiteto e precisa projetar uma obra, mas não possui informações sobre o terreno e que tipo de edificação será construída nele. Esse é basicamente o desafio de criar uma estratégia de compras sem as diretrizes de uma matriz estratégica de compras, onde se tem uma folha em branco sem indicações de como ela deve ser utilizada.

Além disso, sabemos que uma cadeia de suprimentos eficiente conta com os melhores fornecedores e o uso inteligente dos recursos de uma empresa, sejam eles financeiros ou humanos.

Se colocarmos toda necessidade de suprimentos em um mesmo patamar, eventualmente teremos tarefas simples tomando muito tempo e dinheiro, enquanto não sobrará os recursos necessários para decisões de maior relevância.

Ao questionar o que é matriz estratégica de compras, podemos responder que se trata do modelo mais indicado de uso dos recursos de uma empresa.Viu só como a matriz de compras é relevante para seu sucesso? Para mais dicas e guias relacionadas a gestão de fornecedores, Compliance e cadeia de suprimentos, não deixe de acompanhar o blog da Linkana.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement