ESG para distribuidoras de combustíveis: 10 compromissos do setor

Se, no passado, as empresas podiam atuar sem os cuidados necessários para o desenvolvimento sustentável, hoje, esta é uma das prioridades no mundo corporativo, uma vez que o produto afeta diretamente o consumidor. Por essas e outras, a prática de ESG para distribuidoras de combustíveis tem sido bastante relevante.

Exemplo no mercado, a BR Distribuidora foi destaque internacional de ESG em 2021, tornando-se referência no mercado sustentável.

Logo, a prática socioambiental e de governança também atinge os postos de combustíveis, observados não somente pelos órgãos de fiscalização, como também pelos clientes em geral.

Quer saber mais sobre o tema? No artigo de hoje, vamos explicar o conceito e o desenvolvimento de ESG para distribuidoras de combustíveis. Continue com a gente!

Boa leitura!

O que é ESG? 

ESG é a abreviação das palavras em inglês Environmental, Social e Governance, cuja tradução para o português é Ambiental, Social e Governança.

Por meio dessas diretrizes, é possível analisar o empenho das empresas em diminuir os impactos ambientais, fortalecer os direitos humanos e a diversidade, e incluir políticas e éticas no cerne da companhia.

Diretrizes ESG

Segundo a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), os principais critérios que definem as diretrizes ESG são:

Ambiental 

  • Uso sustentável de recursos naturais
  • Diminuição da emissão de carbono
  • Uso consciente da energia
  • Redução da poluição
  • Aplicação de tecnologias renováveis

Social 

  • Respeito aos direitos humanos
  • Preservação de dados
  • Cuidado com a privacidade
  • Adoção de políticas de diversidade e inclusão (D&I)
  • Consolidação de treinamentos da força de trabalho

Governança

  • Respeito à independência do conselho
  • Diversidade no conselho de administração
  • Trabalho com ética e transparência

Vale ressaltar que, no Brasil, quem escolhe se deve ou não receber o selo ESG é a Bolsa de Valores, a B3. A instituição avalia o desempenho das companhias por meio do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) e do Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3).

ESG para distribuidoras de combustíveis: como o setor tem se adaptado aos critérios?

O setor de combustíveis usa suas forças para alavancar práticas de ESG. A Petrobras, por exemplo, alinha o Programa Petrobras Socioambiental ao seu Plano de Negócios e Gestão e à sua Política de Responsabilidade Social. 

A companhia realiza investimentos em projetos voltados para as comunidades, visando colaborar com a preservação do meio ambiente e melhorar a vida da população que reside próximo às suas operações.

O programa se adequa às diretrizes estabelecidas pelo Pacto Global, à norma ISO 26000 de responsabilidade social e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

BR Distribuidora: líder no mercado

Em 2021, a BR Distribuidora foi listada pelo segundo ano consecutivo no FTSE4Good, índice internacional que avalia empresas com práticas socioambientais e de governança.

A listagem surgiu a partir de inúmeros critérios positivos da companhia, como: biodiversidade, recursos hídricos, direitos humanos, comunidades, práticas de trabalho e mudança climática. Em relação à cadeia de fornecedores e governança corporativa, a instituição recebeu nota máxima.

eBook
Programa de Diversidade de Fornecedores no Brasil
Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

10 compromissos de ESG para distribuidoras de combustíveis

As distribuidoras de combustíveis buscam primar seus compromissos com o desenvolvimento sustentável, levando em consideração 10 atitudes principais. Veja!

  1. Zelar pela segurança de seus times, procedimentos e operações.
  2. Estimular a eficiência energética, além de criar e atualizar inventários de emissões de gases de efeito estufa em todos os seus negócios.
  3. Promover a diversidade de gênero durante seus processos seletivos.
  4. Realizar processos de desenvolvimento profissional dos seus funcionários frequentemente.
  5. Difundir valores éticos entre todos do seu time.
  6. Buscar financiamentos atrelados aos critérios de sustentabilidade.
  7. Contribuir para o desenvolvimento sustentável, começando pelas residências do entorno de suas operações.
  8. Promover a transparência em relação à gestão de seus negócios e alinhada com aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG);
  9. Participar de fóruns e iniciativas voluntárias ligadas a temas de sustentabilidade e inovação.
  10. Diminuir a pegada de carbono do etanol, reduzindo o volume total de gases de efeito estufa gerado pelas atividades econômicas e cotidianas do ser humano.

Ouça nosso podcast, em que convidamos Renan Rosauro, Head de Procurement da BASF. Neste papo, ele compartilhou os desafios de sourcing, risco e sustentabilidade da cadeia de fornecedores diretos da empresa.

E quanto às diretrizes ESG em postos de combustíveis? 

Ao tratarmos de ESG para distribuidoras de combustíveis, também é importante abordarmos sobre o processo nos postos de combustíveis, uma vez que esse serviço é realizado em contato direto com o consumidor.

A legislação é rigorosa para aplicação de medidas de sustentabilidade. Isso inclui o uso correto de produtos inflamáveis, análise de equipamentos, entre outros cuidados inerentes.

Lembre-se de que os materiais comercializados em postos de gasolina são inflamáveis e tóxicos, gerando riscos não somente às pessoas, como também ao meio ambiente.

Além do mais, o uso inadequado de recursos naturais provoca, por exemplo, o desperdício de água, afetando todo o sistema.

Isto é, quanto mais as empresas rejeitam o uso consciente dos recursos, maiores serão os riscos para a população.

Leia também: Governança Corporativa: o que é e por que transforma uma empresa?

Maneiras para fortalecer a prática de ESG para distribuidoras de combustíveis 

Grande parte das iniciativas sustentáveis está relacionada ao fornecimento de produtos. Logo, fornecedores alinhados ao modelo sustentável estão mais disponíveis para transformar o hábito nas empresas.

No setor de distribuição de combustíveis não é diferente. Portanto, conte com a Linkana para agilizar esse processo!

Nossa plataforma certifica e classifica fornecedores de acordo com boas práticas internacionais em temas como: diversidade, inclusão, sustentabilidade, social e governança corporativa.

Quer um exemplo de sucesso?

A Mondelez Brasil recebeu uma missão de implementar o Programa de Diversidade de Fornecedores, e, com isso, o Gerente de Procurement da empresa, Gilson Alencar, se tornou o Líder de Diversidade & Inclusão de Fornecedores. 

Por meio do projeto Linkana Insights, nossa empresa foi aprovada pela auditoria global da Mondelez International como plataforma oficial de identificação e certificação de fornecedores diversos e de economia inclusiva no Brasil. 

Com isso, fornecedores diversos certificados contam oficialmente para a meta de spend diverso global da empresa, que pretende gastar 1 bilhão de dólares por ano com fornecedores diversos até 2024.

Quer saber como funciona? Preencha os dados do formulário abaixo e receba um primeiro diagnóstico ESG e D&I gratuito de sua base ativa de fornecedores:

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!