A responsabilidade social é um tema que vem crescendo muito dentro das empresas. Em 2020, segundo uma pesquisa Top Employers, 93% das organizações possuem programas definidos para toda corporação. Isso porque, as instituições possuem alto impacto tanto para a população quanto para o meio ambiente.
De acordo com definições, responsabilidade social corporativa é quando uma empresa contribui voluntariamente para o meio ambiente e a sociedade. E também, está relacionada com as expectativas de consumidores, órgãos públicos e investidores perante os possíveis impactos da organização sobre a comunidade como um todo.
Assim, surgiram leis, regulamentos, órgãos fiscais e normas que delimitam, apoiam e até supervisionam as consequências negativas das empresas com o intuito de reduzi-las. A ISO 26000 é uma norma regulamentadora que aponta diretrizes de responsabilidade social para instituições que desejam implementar programas efetivos.
E é sobre a ISO 26000 que entraremos em detalhes, acompanhe e descubra porque implementar na sua empresa é uma decisão que corrobora com a sustentabilidade empresarial.
ISO 26000: o que é?
A ISO 26000 é uma norma orientadora internacional, criada em 2010, pela International Organization for Standardization – ISO – ou em português, Organização Internacional para Padronização. Apresenta diretrizes e recomendações para programas e boas práticas de responsabilidade social empresarial.
Segundo a ISO 26000, ‘’ a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente.’’
Trata-se de uma norma não obrigatória indicada para todo tipo de empresa com foco em organizações que desejam implementar programas sustentáveis. É uma norma que, ao ser implementada, auxilia no indicador de sustentabilidade social empresarial, trazendo mais responsabilidade e visibilidade para a empresa.
Leia também: Sustentabilidade nas corporações: porque se preocupar com o assunto
Quais temas são abordados na ISO 26000?
Os temas centrais apresentados na norma ISO 26000 podem ser tomados como base para desenvolver planos, processos e estratégias de sustentabilidade empresarial. Os pilares principais de sustentabilidade são apontados para que as empresas priorizem a implementação de boas práticas.
Cada tema aborda assuntos diferentes perante a responsabilidade social da empresa, ou seja, é uma forma de direcionar as tomadas de ações perante aquele pilar específico.
- Governança organizacional: trata de processos e estruturas para tomada de decisão, delegação de poder e controle organizacional. Propõe diretrizes para que a empresa incorpore os princípios de responsabilidade social nas ações cotidianas.
- Direitos humanos: orienta sobre riscos aos direitos humanos, direitos civis, políticos, econômicos sociais e culturais. Aborda discriminação e grupos vulneráveis além de principios e direitos fundamentais do trabalho.
- Práticas do trabalhistas: refere-se a trabalho direto, terceirizado e autônomo. Inclui diretrizes sobre condições de trabalho, proteção social, saúde e segurança no trabalho e também treinamento trabalhista.
- Meio ambiente: direciona para prevenção da poluição, uso sustentável de recursos, proteção do meio ambiente e da biodiversidade. Além de auxiliar na prevenção de mudanças climáticas.
- Práticas leais de operação: apresenta políticas anticorrupção, envolvimento político responsável, práticas de concorrência leal além de promover a responsabilidade social na cadeia de valor e respeito aos direitos de propriedade.
- Questões de consumo: uso do marketing leal, informações verdadeiras e proteção do consumidor. Consumo sustentável, proteção de dados do consumidor e resolução de problemas envolvendo clientes.
- Envolvimento comunitário e desenvolvimento: faz referência ao envolvimento da comunidade, seja por educação e cultura ou até mesmo geração de empregos e capacitação.
A importância de aplicar ISO 26000 na sua empresa
A ISO 26000 não é de certificação, apenas de orientação, portanto sua importância pode ser mal compreendida. Um dos principais valores da norma é tratar de responsabilidade social e isso pode ser refletido na empresa para com os colaboradores, fornecedores, sócios, compradores, clientes, comunidade e meio ambiente.
Portanto, a partir das diretrizes para responsabilidade social toda e qualquer política ou prática da empresa pode ser elaborada, incluindo os aspectos de governança corporativa, tornando a corporação mais ética, transparente e responsável. Além disso, ainda é possível se apoiar nos 7 princípios da responsabilidade social, veja como se adequar a ISO 26000 a partir deles.
7 princípios da responsabilidade social
Conheça os 7 pilares da ISO 26000 e assim entenda como adequar sua empresa.
- Accountability
Ato empresarial de prestar contas e se responsabilizar pelas suas ações, a empresa deve responder sobre os impactos causados na sociedade, economia e meio ambiente.
- Transparência
Fornecer às partes interessadas todas as informações que podem afetá-las de forma clara, compreensível e acessível.
- Comportamento ético
Agir de forma correta de acordo com valores de honestidade, equidade e integridade perante as pessoas e natureza.
- Respeito pelos interesses das partes interessadas (Stakeholders)
Ouvir, considerar, respeitar e responder aos interesses das pessoas ou grupo de pessoas que têm direito na participação da empresa ou por ela pode ser afetado.
- Respeito pelo Estado de Direito
Cumprir integralmente as leis do local em que a organização está operando. Tem-se este como princípio principal.
- Respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento
Adotar preceitos de tratados e acordos internacionais no que diz respeito à responsabilidade social, mesmo que não haja obrigação legal.
- Direito aos humanos
Entender e reconhecer a importância dos direitos humanos e cuidar para que as atividades da empresa não os fira direta ou indiretamente.
Certamente que toda e qualquer organização que se dispõe a adequar-se perante aos pilares da responsabilidade social e torna os temas da ISO 26000 como princípio para a empresa torna sua imagem e práticas bem conceituadas perante a comunidade em geral. Mesmo que não obrigatória, a norma acrescenta pontos positivos para as instituições que se adaptam.