Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores

Como encontrar fornecedores para a indústria tabagista? 4 sugestões

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

27 de janeiro de 2023

27 de janeiro de 2023

27 de janeiro de 2023

O consumo de cigarros gera um grande alvoroço na sociedade. Se, por um lado, há os que rejeitam, por outro, existem os que permanecem com alto consumo. Nesse sentido, saber como encontrar fornecedores para a indústria tabagista é um desafio para o setor que deseja permanecer ativo no mercado, porém, com um posicionamento mais consciente sobre os efeitos negativos do produto.

Não há como negar a alta demanda dos brasileiros, além da tradição na produção. Conforme o SindiTabaco, o país ocupa a segunda posição no ranking dos maiores produtores mundiais de tabaco. Aliás, somos o maior exportador do produto.

Esses dados só reforçam a ideia de que o mercado segue em atividade e, para isso, necessita de bons fornecedores ligados às mudanças do setor.

Mas quais são os requisitos indispensáveis de parceiros dessa área? Alguns dos principais são:

  • adotar práticas ESG (ambientais, sociais e de governança);

  • ter materiais e insumos de alta qualidade;

  • conhecer novas tecnologias.

Além disso, existem diversos aspectos que devem ser analisados antes de selecionar os distribuidores de tabaco. Para isso, ao longo deste artigo, vamos dar dicas realmente eficientes de onde encontrar fornecedores para a indústria tabagista.

Continue com a gente, e boa leitura!

Dica de leitura: Gestão de fornecedores para indústria tabagista: como fazer?

Afinal, como encontrar fornecedores para a indústria tabagista? 4 dicas

A seguir, veja dicas práticas para encontrar bons fornecedores para a indústria do tabaco.  

1. Contate diretamente o fabricante ou produtor

O contato direto com o fabricante ou produtor é indicado quando se pretende contratar uma marca específica de produto ou serviço. Essa abordagem direta ajuda a reduzir preços, já que não há intermediários na negociação.

Caso não seja possível comprar diretamente com o fabricante ou produtor, outro caminho é identificar quem são os distribuidores em questão e tentar, com eles, fechar uma negociação.

2. Participe de eventos relacionados ao setor 

Participar de feiras e eventos relacionados ao setor de atuação da companhia é uma ótima maneira de melhorar o seu networking e conhecer novos fornecedores. 

Uma característica desses eventos são os estandes montados pelas empresas para apresentar aos visitantes seus portfólios de soluções. Esse é um caminho para conhecer de perto o que está sendo oferecido, tirar dúvidas pessoalmente e minimizar o tempo de busca por bons fornecedores.

3. Identifique fornecedores atentos às inovações tecnológicas 

Empresas tabagistas que buscam transformar o modo de fornecer cigarros sem diminuir o consumo devem ser vistas com bons olhos.

A Philip Morris, responsável por marcas como Harmony, L&M, Marlboro e Shelton aguarda a aprovação da Anvisa para lançar um novo tabaco sem combustão, o que seria um dispositivo eletrônico que torna o tabaco menos nocivo.

Neste caso, é preciso qualificar fornecedores que disponibilizem insumos e tecnologias compatíveis para a geração de produtos menos prejudiciais ao organismo.

4. Procure fornecedores locais 

Quanto maior sua proximidade geográfica em relação aos fornecedores, mais rápido será o tempo de entrega. Isso deve ser considerado na hora de fechar uma parceria, já que seu negócio depende da chegada dos insumos para repor seu estoque e viabilizar as vendas.

Você pode começar pesquisando no Google, por exemplo: “produtores de tabaco em São Paulo”. Mas, para facilitar sua busca, você conhecerá no próximo tópico uma solução tecnológica que indica os fornecedores da sua região. Continue a leitura para conferir.

Como a Linkana pode ajudar a encontrar fornecedores?

A Linkana pode ser uma grande aliada para quem busca saber como encontrar fornecedores para a indústria tabagista.

Nós disponibilizamos a Consulta CNPJ Linkana — ferramenta que já tem mais de 500 mil acessos e milhares de procuras realizadas todos os dias! 

Por meio dela, é possível acessar diversos dados cadastrais do fornecedor em potencial e, com isso, analisar com precisão importantes questões que podem afetar a negociação e o nível de comprometimento com entrega e qualidade.

Você deve apenas digitar o nome da empresa ou o CNPJ no campo de pesquisa e, em segundos, terá em mãos as seguintes informações:

  • dados fiscais;

  • cidade e estado de atuação;

  • razão social;

  • nome fantasia;

  • situação cadastral;

  • porte;

  • data de abertura;

  • optante do MEI ou optante Simples;

  • natureza jurídica;

  • capital social;

  • quadro societário;

  • matriz e filiais;

  • endereço completo;

  • CNAE principal e secundárias.

Todos esses dados você recebe de forma rápida e gratuita. Em paralelo, o sistema traz outras funções relevantes, como a emissão de certidões de regularidade. 

Como avaliar seus fornecedores atuais e futuros?

Outra solução é a Linkana ESG Rating, que atribui pontuações aos pilares ESG de uma empresa, identificando, automaticamente, o risco ambiental, social e de governança para que você tome decisões assertivas ao fechar parcerias comerciais.

Assim, você tem uma visão macro do negócio com o qual pretende fechar parceria, abrangendo todas as vertentes que podem impactar sua conduta.

Veja abaixo como funciona a ferramenta:

Bônus: tenha mais de um fornecedor para a indústria tabagista

Vale lembrar que contar com apenas um fornecedor pode ser arriscado, mesmo que tenha encontrado um que atenda às suas expectativas. Por exemplo, caso ele tenha algum impedimento que prejudique a entrega, como você dará andamento na produção? 

Sabemos que existem situações inesperadas que podem complicar o fluxo do negócio, por isso, conte com, no mínimo, dois bons fornecedores competentes.

Modernize ainda hoje sua gestão de fornecedores

Preencha o formulário abaixo e descubra a plataforma de SRM mais completa e integrada do Brasil.

Critérios de avaliação de fornecedores pós-contratação

Depois de encontrar os fornecedores, atente-se aos seguintes aspectos:

1. Fornecedores ligados às práticas de ESG

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta os sérios problemas causados pela indústria tabagista à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Além do impacto no organismo, as substâncias químicas usadas na fabricação de cigarros e o descarte do material contribuem para a poluição das regiões. 

Porém, já existem fornecedores que se dedicam a reduzir o impacto social ambiental ligado à produção tabagista. Logo, investigue os que participam de campanhas de conscientização e que cuidem de toda a cadeia, desde o processo de plantação, cultivo, colheita, fabricação e entrega do cigarro ao consumidor final.

2. Observe a capacidade de fornecimento 

A comunicação com um possível parceiro deve ser honesta e transparente, por isso, não tenha medo de perguntar a ele a sua forma de trabalho e sua intenção a longo prazo.

Sendo assim, questione-o sobre a capacidade de suprir as demandas, se, em caso de urgência, será possível repor o estoque em tempo. Seja sincero quanto à sua necessidade, pois encontrar fornecedores que possuem bons produtos, mas que não entregam quando necessário, pode prejudicar as vendas e a reputação da marca.

3. Atente-se aos fornecedores falsificados

Você deve ter um cuidado redobrado para não receber cigarros falsificados em seu estabelecimento. Infelizmente, essa é uma prática muito comum no nosso país.

Em 2021, por exemplo, foram encontradas nove indústrias clandestinas de cigarros paraguaios falsos no Brasil, cuja produção ultrapassa a marca de 5 bilhões de produtos. Além da venda doméstica, o contrabando possibilita a anulação de impostos e de riscos de apreensões nas rodovias.

Portanto, tome cuidado com o fornecimento de cigarros com valores muito abaixo do mercado. Em muitos casos, vale a pena apostar em ter custos mais altos e de empresas de confiança em vez de optar por mercadorias baratas de fornecedores duvidosos.

Então, como a Linkana pode ajudá-lo a escolher bons fornecedores? 

Insights de profissionais criativos podem fazer a diferença no setor tabagista, principalmente quando se trata de produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente.

Sendo assim, nunca é tarde para buscar os melhores profissionais do mercado, e a Linkana entende como encontrar fornecedores para a indústria tabagista. 

Por ser o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, a Linkana tem em sua base de dados perfis compartilhados que permite aos compradores analisarem fornecedores ativos e com poucos cliques.

Além da Consulta CNPJ da Linkana e do ESG Rating, que servem para a pesquisa detalhada de dados dos fornecedores, nós disponibilizamos outros serviços que englobam tanto o monitoramento quanto a certificação dos possíveis parceiros. São eles:

Tenha a Linkana como sua parceira na busca pelos melhores fornecedores para a indústria tabagista.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo.

Quer ter a Linkana também na sua empresa? Então, preencha agora mesmo o formulário abaixo.

Otimize radicalmente sua gestão de fornecedores

Cadastre-se abaixo e descubra como diminuir em até 80% o tempo de cadastro e homologação de seus fornecedores.

OUTROS CONTEÚDOS

Descubra mais novidades e tendências do mercado de procurement