Como encontrar fornecedores para a indústria farmacêutica? Confira!

A tendência de crescimento do setor farmacêutico é de 12,86% em 2022 e 12,41% em 2023, como diz a pesquisa “Benchmarking de Expectativas da Indústria Farmacêutica”, do Sindusfarma. Diante desse cenário, saber como encontrar fornecedores para a indústria farmacêutica é fundamental para fazer boas negociações.

Por sinal, os fornecedores precisam ser cautelosos quanto aos insumos, a fim de preservar a qualidade e a segurança. Para exemplificar, podemos citar os termolábeis, que são sensíveis à temperatura, sobretudo nos momentos de transporte e do armazenamento.

Essa jornada pede atenção em diversos pontos, como o preço do fornecedor, o histórico, a qualidade e a reputação, entre outros que discutiremos a partir de agora.

Com este conteúdo, a proposta é que você descubra como encontrar fornecedores para a indústria farmacêutica para melhorar o fluxo de produção e entrega da sua empresa. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

Requisitos na hora de escolher fornecedores para indústria farmacêutica

Com o objetivo de preservar a qualidade dos produtos oferecidos por fornecedores de matéria-prima da indústria farmacêutica, a Anvisa é a entidade responsável por autorizar e fiscalizar o funcionamento das empresas.

Isso significa que, para manter a autenticidade dos produtos farmacêuticos, é importante buscar por fornecedores de matéria-prima que ofereçam produtos – seja do mais simples como o mentol ao mais complexo, como o dióxido de titânio 3100 – e que estejam dentro do regulamento da Anvisa.

Nesse contexto, os próprios fornecedores de matéria-prima passam por inspeções detalhadas e avaliações para assegurar a entrada de produtos confiáveis no país.

Portanto, para garantir o fluxo de importações de insumos de acordo com as normas e padrões exigidos, é fundamental que as empresas saibam onde encontrar fornecedores para a indústria farmacêutica, pois são esses profissionais os responsáveis pelo direcionamento dos processos e que irão auxiliar durante as negociações.

Como ocorre a intermediação entre compradores e fornecedores?  

O mercado farmacêutico conta com empresas especializadas na intermediação entre fornecedores de insumos e compradores durante o processo de importação dos produtos, preservando a emissão de documentos necessários e buscando condições comerciais e cumprimento de prazos.

Logo, a escolha dos fornecedores é realizada com base na programação de fornecimento, nos tipos de produtos e nas suas especificações, bem como na avaliação dos preços.

Os setores que mais necessitam dos produtos de bons fornecedores de insumos farmacêuticos são distribuidoras, laboratórios, farmácias de manipulação, veterinários e indústria farmacêutica, em geral.

A aquisição de matéria-prima de fornecedores inclui uma série de ações, por isso, contar com uma empresa confiável para fazer o intermédio com os fabricantes é fundamental para o bom andamento dos negócios.

Nesse aspecto, alguns procedimentos são fundamentais, como:

  • o envio de amostras e especificações;
  • o registro de fabricantes e produtos;
  • a emissão e a atualização de documentos.
eBook
Gestão de Fornecedores

Aprenda como fazer uma gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa.

Tipos de fornecedores na indústria farmacêutica

Conhecer os tipos de fornecedores vai ajudar a descobrir o mais útil para determinado processo de compra e venda de insumos. Veja as três classificações a seguir:

1. Monopolistas  

São aqueles que vendem produtos exclusivos com baixa concorrência, como soros, vacinas, hemoderivados e açúcares quimicamente puros, entre outros. Por essa razão, existe um controle maior de preço, o que define sua margem conforme as intenções de lucro.

2. Habituais 

Aqui, enquadram-se fornecedores que comercializam produtos e insumos de consumo básico, os quais atendem várias empresas, disponibilizando: curativos, medicamentos generalistas, kits e exames para diagnósticos, por exemplo.

Logo, é possível perceber que existe uma concorrência maior em relação aos monopolistas, já que estes têm diversas opções de produtos. Isso faz com que os compradores negociem preços e prazos com fornecedores de forma mais tranquila.

3. Especiais 

Estes fornecedores atendem pedidos pontuais, que precisam ser supridos em determinado período, como fórmulas alopáticas, homeopáticas e fitoterápicas. Ou seja, são insumos não encontrados facilmente no mercado, o que exige um empenho maior dos compradores para descobrir como encontrar fornecedores para a indústria farmacêutica.

Por que criar um bom relacionamento com fornecedores? 

O relacionamento com fornecedor é a base para preservar a qualidade e o fluxo de entrega de produtos dentro do período, reiterando a importância da indústria farmacêutica para a sociedade em geral.

Nessa perspectiva, tratar de forma estratégica a comunicação com seus parceiros evita a interrupção do fluxo de abastecimento, o que, no dia a dia de hospitais e clínicas, pode ser trágico.

Ao escolher fornecedores para o setor, considere os pontos listados abaixo.

  • Alinhe os processos adequadamente: o uso de softwares pode ser uma alternativa para diminuir custos e agilizar o atendimento. Ao emitir uma ordem de compra, os fornecedores saberão a necessidade da situação.
  • Tenha vários fornecedores: não direcione seus esforços em apenas um fornecedor. Saiba qual é o momento de entrar em contato com cada parceiro.
  • Estabeleça uma comunicação eficiente: crie um plano de comunicação com bons canais de diálogo para que não haja dúvidas do serviço contratado.

Afinal, como encontrar fornecedores para a indústria farmacêutica? 3 opções

A seguir, elencamos três maneiras para encontrar fornecedores em potencial para a indústria farmacêutica.

1. Pesquisas de fornecedores na internet

As pesquisas no Google e em outros buscadores podem indicar um amplo leque de opções. Além de usar palavras-chave como “fornecedores para indústria farmacêutica”, não deixe de pesquisar a reputação da empresa em jornais digitais e no Reclame Aqui, por exemplo. 

2. Indicação de outros players do mercado

Já ouviu falar de benchmarking, termo que está relacionado ao estudo da concorrência? Nesta pesquisa de mercado, você aprende com os erros e acertos dos concorrentes, inclusive no tocante aos fornecedores. 

3. Ferramentas tecnológicas

Se você quer ganhar tempo e assertividade na busca por fornecedores, a dica de ouro é optar por uma ferramenta tecnológica. Neste caso, a Consulta CNPJ da Linkana possibilita a verificação de informações-chave via CNPJ. Siga conosco para entender como funciona.

Como funciona a Consulta CNPJ da Linkana?

A Linkana é um software de gestão de fornecedores que auxilia na busca pelos melhores parceiros do mercado. Neste sentido, o Consulta CNPJ da Linkana é um recurso que facilita a busca por bons fornecedores, reduzindo os riscos na cadeia de suprimentos e evitando fraudes.

Se você quer saber como encontrar fornecedores para indústria farmacêutica, com a nossa ferramenta, você pode filtrar dados como:

  • ramo de atividade;
  • cidade e estado de atuação;
  • informações fiscais:
  • situação cadastral (ativa, inapta, baixada, nula…);
  • optante do MEI ou Simples;
  • capital social;
  • quadro societário;
  • natureza jurídica;
  • CNAE principal e secundárias;
  • regularidade do FGTS.

Por essa ferramenta você também consulta:

  • Cartão CNPJ;
  • CEIS – Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas;
  • CNEP – Cadastro Nacional de Empresas Punidas;
  • CEPIM – Cadastro de Entidades  Privadas Sem Fins  Lucrativos Impedidas;
  • Sintegra, Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. 

Percebeu a quantidade de recursos para a sua pesquisa? 

E tem mais!

Quando você encontrar todos esses resultados, poderá ainda explorar a Linkana ESG Rating. Esta é uma ferramenta que disponibiliza as pontuações dos fornecedores com base em aspectos ambientais, sociais e de governança, como:

  • conformidade ambiental, como no caso da gestão de resíduos;
  • regularidade trabalhista para mitigar riscos reputacionais, por exemplo;
  • iniciativas de combate à corrupção e checagem de sanções internacionais.

Gostou da proposta? Preencha agora mesmo o formulário abaixo e flexibilize a busca por fornecedores para a indústria farmacêutica.

Somos o #SRMDoFuturo, feito para o #CompradorDoFuturo

Leo Cavalcanti

Leo Cavalcanti

Advogado, especialista em Planejamento Tributário e Finanças, soma mais de 05 anos de experiência com rotinas de auditoria empresarial e tributária, além de conhecimento em controladoria e práticas de departamento jurídico corporativo. Atualmente é CEO e um dos co-fundadores da Linkana.

Ebook

Diversidade de Fornecedores

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores. Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Podcast

Procurement Hero

Líderes e referências do mercado de procurement batem um papo sobre tecnologia, dados e tendências.

Teste
Descubra se você é um comprador do futuro!

Tenha acesso a um guia completo de como estruturar o seu programa de diversidade de fornecedores.Veja erros, acertos, cases de sucesso e boas práticas do mercado!

logo linkana

Ferramenta

Consulta de CNPJ

Encontre o CNPJ e mais 10 outros dados de fornecedores em segundos.

logo linkana

Ebook

Gestão de Fornecedores

Descubra como fazer um gestão de fornecedores inteligente e guiada por dados na sua empresa!